20/JANEIRO/1942: 80 ANOS DA INFAME CONFERÊNCIA DE WANNSEE – PROTOCOLO PARA ASSASSINAR 11 MILHÕES – POR ISRAEL BLAJBERG
Neste dia em Berlin foi definido macabro protocolo para deportação e assassinato de 11 milhões de judeus na Europa. Lamentavelmente perderam-se 6 milhões de vidas preciosas. Homens, mulheres, crianças, idosos, todos inocentes, mas culpados de serem judeus. Crime hediondo mas que hoje por absurdo encontra negacionistas. A humanidade não pode permitir que o Holocausto ocorra novamente. Nunca mais. Pereceram no Holocausto 1,5 milhão de crianças. Quantas poderiam ter dado ao mundo mais beleza, mais ciência, mais saúde?
A conferencia se realizou em um palácio (foto) adquirido pela SS para servir de hotel e centro de conferências dos nazistas às margens do lago Wannsee, região aprazível de chácaras e mansões a 20 km de Berlin. O lugar que simbolizou o espírito do mal hoje é um Memorial e Centro de Estudos, a Casa da Conferência de Wannsee – Haus der Wannsee-Konferenz – Gedenk- und Bildungsstätte.
Por convocação de Reinhard Heydrich, 15 representantes de alto escalão de diversos ministérios, partido nazista e da SS se reuniram para tratar da chamada Solução Final para a Questão Judaica, um eufemismo cunhado pelos nazistas para o assassinato puro e simples dos judeus na area dominada pela Alemanha.
Tão chocante quanto o texto do protocolo, que trata o assassinato de seres humanos como algo meramente burocrático, é o contraste do objeto da reunião com o entorno paradisiaco do local onde se realizou a conferencia, uma villa, cujos arredores se assemelham a Bariloche ou Campos do Jordão.
Dos criminosos participantes, autores de barbaros crimes contra a Humanidade, dois ficaram especialmente conhecidos pela opinião pública:
Adolf Eichmann (1906-1962), desempenhou papel central no processo de assassinato dos judeus europeus, coordenando transportes e deportações.
Reinhard Heydrich (1904 – 1942), chefe da SS – Tropa de Choque e da SD – Policia Secreta, figura chave no assassinato de judeus na Europa, e massacres de civis e membros do partido comunista nos territórios soviéticos ocupados durante a invasão da Russia – Operação Barbarossa. Governador nazista da Tcheco-Eslováquia, transformada em Protetorado da Boemia e Morávia, foi justiçado há 80 anos pela resistencia tcheca em 4 jun 1942. Em represália, Lídice foi literalmente varrida do mapa. Muitas cidades hoje levam o nome de Lídice, bem como mulheres.
Os mil anos do Reich maldito não passaram de 11 dolorosos anos para a Humanidade, até ser esmagado, em Stalingrado, Bir Hakim, Tobruk, no Levante do Gueto de Varsóvia, nas praias do Dia D, em Monte Casino e no Monte Castello. Mas o nazismo ainda vegeta em mentes doentias, tentando reviver seu legado de ódio. Que jamais sejam esquecidas as Lições que a História Ensina – há que combater duramente toda e qualquer manifestação de intolerância, como neo-nazismo, terrorismo, totalitarismo e falácias como a negação do Holocausto.
Israel Blajberg