COMUNIDADE PERDE BEIREL ZUCKERMAN Z’L E O CEL. SALIM NIGRI Z’L

Mais um pilar de nossa história – Beirel Zuckerman (Z’L)

Ontem, 27 de janeiro de 2022, 25 de Shevat de 5782, enquanto lembrávamos, com muita tristeza, da tragédia que a humanidade passou no período do domínio nazista na Europa, mais um pilar de nossa história judaica veio reforçar o nosso momento de dor.

Partiu o nosso querido irmão Beirel Zuckerman (Z’L).

Membro desde 1976, junto com a sua esposa Tani, de nossa entidade B’nai B’rith, fundador da Loja David Ben Gurion de São Paulo, ele se notabilizou pela habilidade de se expressar com a plenitude de uma pessoa esclarecida, informada e sensata.

É possível que esses dons que ele praticou em todas as entidades de nossa comunidade por onde contribuiu e gerenciou sejam os que D’us precisa neste momento para poder ter a paciência e a inteligência de lidar com a complexidade que, nós, simples mortais seres humanos, temos, nos últimos tempos demonstrado que nos falta. E muito!

A sua pessoa estará sempre em nossas memórias, os seus conselhos estarão sempre nos acompanhando e sua incansável participação nas entidades de nossa comunidade um exemplo para todas as gerações.

Agradecemos por tudo e compactuamos com a sua família desta perda de mais um PILAR da nossa história judaica,

Fraternalmente,
Abraham Goldstein
Presidente Nacional


A Presidência e a Diretoria Executiva do Clube “A Hebraica” de São Paulo, os Ex-Presidentes e a Mesa do Conselho, através desse Presidente, enlutados e entristecidos, comunicam o falecimento do sempre Presidente Beirel Zukerman Z’L, ocorrido nessa data.

A comunidade judaica está de luto. Beirel foi um ativista que desempenhou com denodo e extrema dedicação, o trabalho voluntário em diversas entidades, servindo de exemplo para gerações. Alguém que sempre recordaremos e que felizmente foi ainda homenageado em vida, já que uma das Alamedas do nosso clube leva seu nome, ali para sempre eternizado.

Seu nome e legado serão lembrados para sempre.

Baruch Dayan Haemet

Fernando Rosenthal – Presidente da Diretoria Executiva

Daniel Leon Bialski – Presidente do Conselho Deliberativo


Coronel de Cavalaria da Reserva Salim Nigri Z’L

Faleceu sexta-feira (21/01/2022), aos 80 anos, um bravo soldado da Nobre Arma Ligeira, Cel. Cav. Salim Nigri, ícone do hipismo brasileiro e internacional; uma sentida perda para o Exército, o hipismo e a comunidade judaica.

Personalidade destacada da Arma de Cavalaria, antigo aluno do Colégio Militar, era da Turma de 1962 da AMAN. O Cel. Nigri deixou um importante legado para o hipismo nacional. De 1988 a 1993 foi comandante da Escola de Equitação do Exército, oriunda da Missão Militar Francesa, comemorando o centenário em 2022. Participou de inúmeras provas internacionais de hipismo, como cavaleiro, treinador e juiz internacional. Desde 2009 era Diretor da Confederação Brasileira de Hipismo.

O filho seguiu os passos do pai, General de Brigada Ricardo José Nigri, atual Comandante da Aviação do Exército, da Turma de 1989 da Arma de Cavalaria da AMAN.

Texto: Israel Blajberg – iblaj@hotmail.com

Imagem – http://www.eseqex.eb.mil.br/ex-comandantes