REJUVENESCIMENTO FACIAL SEM CIRURGIA: ENTREVISTA COM O DR. DELMO SAKABE, CIRURGIÃO PLÁSTICO – POR GLORINHA COHEN

O tratamento com o Ulthera ou Ultherapy é uma plataforma de ultrassom microfocado que permite um potente estímulo de colágeno, melhorando a pele e a flacidez sem ser um procedimento invasivo.

Quem é que não sonha em rejuvenescer o rosto, mas sem ter que passar por aqueles diversos inconvenientes que sempre acompanham uma cirurgia plástica?

Métodos sem corte não faltam para atrair um público cada vez mais crescente e interessado em se livrar dos sinais que o tempo inexoravelmente deixa em nossa pele. Mas, você saberia escolher qual o melhor deles?

Nesta entrevista exclusiva que nos foi concedida pelo Dr. Delmo Sakabe, você vai ficar por dentro de um desses métodos e saber porque ele é atualmente o preferido pela maioria das pessoas: o tratamento com o Ulthera ou Ultherapy. Trata-se de uma plataforma de ultrassom microfocado que permite um potente estímulo de colágeno, melhorando a pele e a flacidez sem ser um procedimento invasivo.

De quebra, conheça um pouco da trajetória profissional do Dr. Delmo Sakabe, um dos mais bem conceituados cirurgiões plásticos do interior paulista, reconhecido que é pela excelência do seu trabalho.


GC – Fale-me um pouco sobre sua trajetória profissional.

DS – Meu pai é médico e sempre tive uma admiração por esta profissão. Me formei em medicina pela PUC/SP em 2004 e no ano seguinte entrei para a residência de cirurgia geral na mesma instituição. Após cumprir os 2 anos desta residência médica, ingressei na residência de cirurgia plástica no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital e Maternidade São Cristóvão, em São Paulo, concluindo em 2011. De lá pra cá foram anos de estudos e aprendizados em cursos e congressos nacionais e internacionais. Ainda sobrou um tempinho para concluir o mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba.

GC – O que o levou a fazer Medicina e a escolher a área de cirurgia plástica?

DS – Sempre tive admiração e prazer em poder ajudar quem realmente precisa. Durante a faculdade, me vi muito feliz durante as aulas práticas de anatomia e me interessava demais pela área cirúrgica. Acompanhei muitas cirurgias de várias especialidades e acabei me encontrando na cirurgia plástica pois nessa especialidade temos uma infinidade de cirurgias e procedimentos. Desta forma, consigo unir algo que eu gosto de fazer e ainda ajudar quem precisa.

GC – Teve influência de alguém?

DS – Sim. Meu pai é médico e sempre me incentivou e me levava para acompanhar o trabalho dele no hospital. Isso certamente despertou em mim o interesse pela medicina.

GC – O senhor atua em quais cidades?

DS – Atuo em Sorocaba, Porto Feliz e Itapeva. Cada cidade tem suas peculiaridades e seus pacientes com suas devidas necessidades e adoro meus pacientes das 3 cidades que atuo.

GC – O senhor é especialista em qual área da cirurgia plástica?

DS – Atuo principalmente no contorno corporal. Ou seja, cirurgias de mama, abdome e lipoaspiração incluindo as novas técnicas e recursos de LipoHD

GC – Qual o procedimento que atualmente é mais indicado para rejuvenescimento facial?

DS – Temos várias opções, dependendo de cada paciente. Desde estimuladores de colágeno, ultrassom microfocado, preenchedores, toxina botulínica e tratamentos para melhora da pele como peelings e laser.

GC – Qual deles é o mais procurado atualmente?

DS – O mais procurado e o que tem mais se falado na mídia é o ultrassom microfocado, ou seja, o tratamento com o Ulthera, também conhecido como Ultherapy.

GC – O que vem a ser este tratamento?

DS – O Ulthera é a plataforma de ultrassom microfocado que permite um potente estímulo de colágeno, melhorando a pele e a flacidez sem ser um procedimento invasivo. Ele emite ondas sonoras através da pele que “cauterizam” a musculatura e a camada de gordura abaixo da pele, permitindo essa maior retração e melhora da flacidez.

GC – Como é feita a aplicação do Ulthera?

DS – É realizada em consultório com anestesia em creme e dura em média 40 minutos para ser aplicada em toda a face.

GC – É indicada também para flacidez no pescoço?

DS – Perfeitamente. Tem boa indicação na face e pescoço por conseguir a retração e melhora da flacidez.

GC – Pode ser feita no consultório e quanto tempo dura a aplicação?

DS – Sim. É realizado no consultório e dura em média 40 minutos.

GC – Quantas sessões serão necessárias?

DS – Depende da resposta de cada paciente mas geralmente com 1 sessão já é possível observarmos uma boa melhora da pele e da flacidez.

GC – Tem contraindicações?

DS – Não tem. Pode ser feita em qualquer pessoa.

GC – Posso fazer Ulthera se uso toxina botulínica ou ácido hialurônico?

DS – Pode sim. Mas se fez aplicação de toxina botulínica e/ou preenchimento com ácido hialurônico, o ideal é aguardar 30 dias para a realização do Ulthera.

GC – O tratamento é doloroso?

DS – É feito com anestesia local e no geral o paciente sente apenas um desconforto.

GC – Qual é o tempo de recuperação?

DS – Como ele não atua na parte externa da pele, não existe tempo de recuperação. A pele não fica vermelha ou dolorida como em procedimentos de laser e peeling por exemplo.

GC – Os resultados são imediatos? Quanto tempo duram?

DS – O resultado leva em média de 2 a 3 meses para aparecer e tem efeito duradouro dependendo da qualidade da pele e dos hábitos do paciente.

GC – Qual é a porcentagem de melhora?

DS – Por se tratar de um equipamento de estimulação de colágeno, a resposta varia de acordo com cada paciente pois a alimentação, exposição ao sol, atividade física, ganho ou perda de peso, tudo isso pode influenciar no resultado final.

GC- Qual o melhor candidato a fazer o Ulthera?

DS – Pacientes que querem uma melhora na aparência mas não querem se submeter a procedimentos cirúrgicos e nem a procedimentos agressivos que necessitam de maior tempo de recuperação.

GC – Quem procura mais procura a cirurgia plástica, homem ou mulher?

DS – Certamente as mulheres mas nos últimos anos vejo um aumento na procura por parte dos homens também, principalmente para melhora da face e contorno corporal.

GC – Quais os fatores que devem ser observados na escolha de um cirurgião plástico?

DS – Primeiramente observar no site do CRM ou da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e conferir se o médico realmente é habilitado para exercer essa área. Outro ponto decisivo é a confiança no profissional. Não faça uma cirurgia ou qualquer outro procedimento somente pelo preço e sem conhecer o seu médico. Procure indicações e se for o caso, procure mais de um cirurgião para que consiga comparar e definir aquele que tem o pensamento mais alinhado com o seu. A confiança no seu cirurgião plástico é o primeiro passo pra o sucesso de qualquer cirurgia ou procedimento.