QUEM É MARLOVA JOVCHELOVITCH NOLETO, A HOMENAGEADA PELA WIZO NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER – POR GLORINHA COHEN
A comemoração do Dia Internacional da Mulher deste ano, a ser feita pela Wizo no próximo dia dia 14 de março, no mitzpe da Hebraica de São Paulo, terá como homenageada, merecidamente, diga-se, uma mulher muito especial: Marlova Jovchelovitch Noleto.
Nascida no dia 16 de junho de1961 em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, na fronteira com Argentina e Uruguai, Marlova tem ascendência russa e romena – é neta paterna de imigrantes judeus que foram forçados a fugir da Europa e neta materna de romenos.
Assistente social e autora de diversos livros sobre serviço social, direitos humanos e municipalização, desde 2018 ela é a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora e representante da Unesco no Brasil, que é a agência da ONU em nosso país. O trabalho de Marlova é tratar de políticas públicas com os governos municipais, estaduais e federal.
Evidente que sua longa e bem sucedida trajetória profissional prova que ela tem atributos de sobra para ocupar tão importante cargo: ingressou em 1997 na ONU no Brasil como oficial de programas de Políticas Públicas e Direitos da Criança do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), passando por diversos setores da instituição, o que lhe proporcionou ampliar ainda mais a sua já vasta experiência no campo do bem-estar social.
Mestre em Serviço Social pela PUC-RS e o de Professora Universitária de Teoria e Metodologia do Serviço Social na PUC-RS, ela também teve atuação de destaque, durante 4 anos, na antiga Febem de Porto Alegre – atual Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente – e trabalhou na Federação de Municípios do Rio Grande do Sul. Foi, ainda, presidente do Conselho Nacional de Assistência Social no Brasil e uma das mais ativas militantes em prol da aprovação da Lei Orgânica da Assistência Social, que ocorreu em 1993.
Ela é, segundo consta na Wikipedia, entusiasta da ciência e do humanismo e defende o estímulo à inserção de mulheres na pesquisa científica, sendo – na qualidade de representante da UNESCO – uma das responsáveis pela organização do Prêmio L’Oreal. .
Precisa dizer mais?
SOBRE A ONU
A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma entidade internacional com sede na cidade de Nova York e composta por 193 países-membros, dos quais 51 fizeram parte de sua fundação (entre eles, o Brasil). Essa entidade foi fundada em 24 de outubro de 1945, logo após o término da 2º Guerra Mundial (1939-1945) em substituição à antiga Liga das Nações e com a intenção de impedir outro conflito como aquele.
Seus objetivos incluem manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no progresso social e no desenvolvimento econômico, protege o meio ambiente e prover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.
A sede foi projetada por uma equipe de arquitetos de diversos países, liderada por Wallace Harrison, sendo o projeto final baseado nas propostas de Oscar Niemeyer e Le Corbusier. Foi construída entre 1949 e 1952 e está localizada no setor leste de Manhattan.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sede_da_Organiza%C3%A7%C3%A3o_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas