90 ÓRFÃOS DA UCRÂNIA SÃO RECEBIDOS EM ISRAEL – POR GLORINHA COHEN

“Agora estamos, mais do que nunca, precisando de ajuda. Com ela podemos juntos mudar a vida dessas crianças, suprir suas necessidades e contribuir com programas educacionais e ajudar o KKL a dar-lhes abrigo, devolvendo-lhes o sorriso e a infância que tanto merecem. Todos , cada qual em sua medida, pode participar deste momento tão especial”.

O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, e o rabino Shlomo Wilhelm, de Zhitomir, na Ucrânia, com duas das 90 crianças que foram evacuadas do orfanato Alumim, administrado por Chabad, em Zhitomir, em 24 de fevereiro. (Crédito: Hadas Porush / Foto Pool)

 

Dentre as muitas organizações israelenses que estão se movimentando para ajudar os refugiados da Ucrânia está o Keren Kayemet LeIsrael. Em parceria com as autoridades do país e numa ação humanitária das mais importantes, está angariando ajuda para os 140 refugiados do orfanato Alumim, situado em Zhitomir, que era administrado pelo Chabad. Dentre eles estão 90 crianças com idades entre 2 e 12 anos, tiradas de lá em 24 de fevereiro quando as sirenes começaram a soar e mísseis explodiram perto dali. O grupo rumou então, para as montanhas dos Cárpatos, onde encontrou refúgio na Romênia e foi auxiliado por Chabad de Cluj-Napoca (Klausenburg) enquanto aguardava a ida para Israel, o que ocorreu dia 6 de março.

Já em Israel, foi recebido no Aeroporto Ben-Gurion pelo primeiro-ministro israelense Naftali Bennett e outras autoridades, encerrando uma exaustiva viagem através de uma zona de guerra.

“Há uma semana e meia, elas estão se movendo nas estradas, fugindo de batalhas e bombardeios, sem pais, mas com os maravilhosos e dedicados emissários de Chabad que os acompanham aqui”, disse o primeiro- ministro.

Aqui em São Paulo, o Presidente do KKL Brasil, Eduardo El Kobbi, que, aliás, voou para o México no último dia 21 e lá ficará até o dia primeiro de abril participando do Congresso Latino Americano do KKL – cancelado por duas vezes por causa da pandemia -, já arregaçou as mangas em busca da imprescindível ajuda para sua organização e emocionado assim se pronunciou:

“Todos nós estamos sendo testemunhos de momentos que jamais pensamos ver ou rever. A humanidade realmente não aprendeu a lição com a história. A guerra na Ucrânia é inimaginável e atualmente milhões de pessoas estão procurando uma maneira de deixar seu país em guerra e fugir do caos como estamos vendo todos os dias”.

E acrescentou: “O Keren Kayemet LeIsrael acolheu nesta última semana (6 de março), em Israel, 90 crianças do orfanato Beit Chabad da Ucrânia, para lhes proporcionar um lugar seguro para viver nos próximos meses. Ou sabe-se lá quanto tempo. Realmente foi muita emoção para todos os envolvidos e muitas são as organizações empenhadas em ajudar os refugiados numa das mais importantes ações que Israel, como um todo, está fazendo. E isto me deixa muito orgulhoso do KKL e de Israel ao mostrar ao mundo que, quando precisa, está sempre disponível para ajudar e só quer o bem das pessoas, só quer a paz”.

“Agora estamos, mais do que nunca, precisando de ajuda. Com ela podemos juntos mudar a vida dessas crianças, suprir suas necessidades e contribuir com programas educacionais e ajudar o KKL a dar-lhes abrigo, devolvendo-lhes o sorriso e a infância que tanto merecem. Todos , cada qual em sua medida, pode participar deste momento tão especial. Você pode contribuir com a quantia que quiser, será sempre muito bem-vinda”, finalizou Eduardo.

Veja abaixo como você pode contribuir.

Faça um PIX: PIX: Depósito bancário: Banco DAYCOVAL 707 – Agência : 0001-9

Conta : 7043106 – CNPJ: 33.981.895/0001-41