ATID, ENTIDADE QUE OFERECE CRÉDITO SEM JUROS A PESSOAS DA COMUNIDADE COMPLETA UM ANO

A ATID, que surgiu com a proposta de promover acesso a crédito sem juros a pessoas que vivem momentos de vulnerabilidade financeira temporária, está completando um ano de vida com o desafio de chegar a mais pessoas, principalmente aquelas que estão afastadas da vida judaica.

A entidade foi criada por iniciativa da diretora da Fisesp, Ruth Goldberg, juntamente com um grupo de voluntários e com apoio da Federação Israelita de São Paulo – FISESP, ao identificar que a vulnerabilidade financeira era um dos fatores determinantes para o afastamento de membros da comunidade da vida judaica.

A ATID oferta crédito (empréstimos no valor médio de R$ 20.000,00), sem cobrança de juros e para devolução no prazo médio de 24 meses. São critérios de elegibilidade ter vínculo com entidade judaica, ter um fiador e estar em situação temporária de dificuldade financeira, o que significa demonstrar capacidade de devolver o valor emprestado.

Em um ano de operação a ATID já ofereceu crédito a mais de 20 pessoas e está em processo de análise de outros 20 casos que chegaram até o momento e preenchem os requisitos. Vale destacar que todo o processo é tratado com total sigilo.

“Neste primeiro ano de vida, aprendemos muitas coisas, fomos aperfeiçoando e ajustando nossos processos, mas o que mais nos chama a atenção e nos desafia é como chegar na invisibilidade da nossa comunidade. Como oferecer a ajuda da ATID para as pessoas que não frequentam as escolas judaicas, o clube, as entidades e as sinagogas. Estas pessoas também são o nosso alvo”, destacou Ruth Goldberg.

“É importante destacar que não trabalhamos sozinhos. Somos participantes da rede de apoio que a comunidade judaica oferece a quem dela precisa. Atuamos em parceria e em colaboração com diversas outras entidades que atuam no campo do desenvolvimento social comunitário e recebemos apoio de doadores, filantropos e voluntários que se dedicam com comprometimento e responsabilidade à esta causa. Aproveito para agradecer aos doadores, aos membros da governança (conselho e diretoria voluntária) e aos fiadores (pessoas que estão por trás de cada pedido)”, complementou Ruth.

Para conhecer mais sobre essa iniciativa acesse: https://www.projetoatid.org.br/