MARCOS L.SUSSKIN AUTOGRAFA O LIVRO “COMBATENDO O ANTISSEMITISMO”
Dia 10 de Abril, às 12h30, o ativista e escritor Marcos L. Susskind autografa, no hall social da A Hebraica de São Paulo (Rua Hungria, 1000 – Jardim Paulista), o livro “Combatendo o Antissemitismo”.
O antissemitismo é uma doença social presente na humanidade há milênios. Sofre mutações ao longo do tempo, mas parece não se extinguir. Passou por fases tais como o antissemitismo sócio-cultutal, o religioso, o racial, o político. O aparecimento de uma nova vertente não cancelava as anteriores. O grande Albert Einstein disse que “é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”.
A proposta do livro é a análise e o enfrentamento deste fenômeno. Einstein estava certo. O autor tampouco acredita que a educação seja o melhor caminho para convencer um antissemita a repensar suas opiniões; pelo contrário – ele está convencido que o preconceito é tão arraigado no antissemita que nada o fará mudar de pensamento. No entanto quem é exposto às ideias racistas e segregacionistas do antissemita, e ainda não tenha incorporado este vírus pode e deve ser informado. A informação ao indeciso pode evitar o caminho para o ódio. A prevenção é a vacina que o autor propõe.
Mas como ele faz isso? Primeiro traça um histórico da evolução do antissemitismo através da história – de forma leve mas abrangente. Na segunda parte do livro, reproduz cartas enviadas a pessoas que se manifestaram com claras ou veladas ideias antissemitas.
Uma característica interessante da obra é o fato do leitor poder ler os capítulos em qualquer ordem, pois cada capítulo independe do anterior. Assim o leitor pode ir diretamente a qualquer assunto ou carta que lhe interesse.
Em resumo: uma obra que dará ao leitor argumentos fortes e completos para enfrentar esta verdadeira erva daninha, difícil de ser controlada, chamada antissemitismo.