COM O CORAÇÃO COMPLETO – RABINO NISSIM KATRI

Na civilização ocidental, há uma confusão entre felicidade e prazer. Como a busca da felicidade é aceita como um direito humano inalienável, este erro resulta na visão da busca do prazer como um direto humano inalienável também. A falha em alcançar o máximo de prazer na vida é considerada uma injustiça.

Muitas pessoas, especialmente jovens, têm tentado corrigir essa injustiça com o uso de drogas que produzem euforia. Usuários de droga recebem uma condenação social severa, enquanto tudo o que eles estão fazendo é perseguir o prazer que eles acreditam ser do direto deles. Felicidade e prazer não são sinônimos. Devemos esclarecer o que é felicidade.

O Talmud diz, que a benção que recitamos quando coisas ruins nos ocorrem, deve ser recitada com “simchá”. O comentarista Rashi pontua que simchá neste contexto não significa alegria. É irreal esperar que uma pessoa esteja alegre quando coisas ruins acontecem. Mas simchá aqui significa “com o coração completo”, isto é, com fé e confiança em D’us. Este é o tipo de felicidade, “simchá”, que a pessoa pode ter mesmo quando ele é privado de prazer, e mesmo quando ele está sofrendo. A pessoa pode ser feliz mesmo na presença do sofrimento.


RABINO NISSIM KATRI

É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br

20
20