ISRAEL BLAJBERG É DIPLOMADO COMO CONSELHEIRO EMÉRITO DO CONSELHO DE MINERVA

O Conselho de Minerva realizou no domingo, 27 de março, Sessão Solene no Forte de Copacabana, diplomando o Prof. Israel Blajberg. A Mesa foi composta pela Profa. Dra. Denise Carvalho, Reitora da UFRJ; Gen. Carlos Augusto Ramires Teixeira, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; Cel. Leandro Moraes, Comandante do Forte Copacabana; Embaixadora Maria Helena Pinheiro Penna, da Fundação Alexandre de Gusmão – MRE; Gen. Márcio Tadeu Bettega Bergo, Presidente do IGHMB; Dr. Márcio Girão, Presidente do Clube de Engenharia; Dr. Pedro Calmon Filho, da AHIMTB/RIO; e Prof. Dr. Sebastião Amoêdo de Barros, vice-presidente do Conselho de Minerva, entidade civil que congrega Antigos Alunos da UFRJ.

Israel Blajberg, antigo aluno da Turma Povo Brasileiro, de 1964-1968, e antigo professor da Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, hoje Escola Politécnica da UFRJ, situada na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão – RIO, foi diplomado como Conselheiro Emérito.

Em seu pronunciamento, a Reitora da UFRJ, Dra. Denise Pires de Carvalho, destacou o papel fundamental das universidades no momento atual, contribuindo para afirmação do Brasil como Nação Soberana. No que concerne à taxa de vacinação no mundo, o Brasil supera a Suiça, Reino Unido e Estados Unidos, situando-se próximo a taxa de Israel, com quem a universidade detem parcerias, destacando-se presença hoje nesta sessão de Rene Zaide, da Associação de Amigos da Universidade de Tel Aviv.

Israel Blajberg é brasileiro nato de 1ª geração, nascido em 31/5/1945 no Rio de Janeiro. Autor de livros, artigos e palestras sobre temas brasileiros e judaicos, história do Brasil, militar, judaica, 2ª. Guerra Mundial, Holocausto e Genealogia. atuou por 36 anos (1975-2011) no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social BNDES e foi professor de 1969 a 2015 na escola de engenharia da Universidade Federal Fluminense UFF. Atualmente é vice-presidente da Casa da FEB (Força Expedicionária Brasileira). Foi Diretor de Cidadania da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro – FIERJ de 2006 a 2018. É casado com a arquiteta Marlene Rubinsztajn Blajberg, tendo 4 filhos e 9 netos.

Sobre o Conselho de Minerva

dealizado a partir de 19 de março de 1999 pelos dirigentes da Associação de Antigos Alunos da Escola de Comunicação da UFRJ, Gilberto Lima, Raymundo Machado e Sebastião Amoêdo, antigos alunos da Universidade do Brasil e da UFRJ, o Conselho de Minerva foi oficialmente institucionalizado em 15 de dezembro daquele ano e realizou sua primeira Assembleia em 19 de março de 2000.

Com o propósito de agregar em rede Antigos Alunos, para defender a causa da educação, o nome e as tradições históricas dessa importante instituição de ensino superior, reúne as Associações e Antigos Alunos da Universidade e tem como Presidente de Honra o(a) Reitor(a) da UFRJ.

Fotos

Aleksandra Sliwovska, Israel Blajberg e Paulo Cabrita Babunia

Israel Blajberg, Gen. Ramires, Gen. Bergo e historiador Gomes

Prof. Fani Mercante e Israel Blajberg

Prof. Heloi Moreira e Israel Blajberg

Israel Blajberg e Cel. Moraes, comandante do Forte Copacabana

Reitora Denise Carvalho e Israel Blajberg

20
20