EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Ovadia Saadia, Ilana e Elie Hamaoui e Isaac Guerchon, Miriam Vasserman, Claudia Sender, Denise Antão, Professor Ron Robin, Marcio Luftglas, Jacques Sarfati, Embaixador Gerson Menandro Garcia de Freitas, Renato Ochman, Doreen Barbie Leibowitz, Henri Esses, Senador José Aníbal; subprefeito de Campo Limpo, Thiago Dias da Silva e o ator e publicitário Tony Mastaler, dentre outros.


Ilana Hamaoui recebe com a galhardia de sempre

Ovadia Saadia, Ilana e Elie Hamaoui e Isaac Guerchon

Com cardápio tipicamente serafadi tendo como plat de résistence moroheiya e fool, não poderia ter sido melhor o almoço que Ilana Hamaoui ofereceu aos jornalistas Glorinha Cohen e Ovadia Saadia em seu cobertura paulistano, reunindo também seus irmãos Elie Hamaoui e Isaac Guerchon, numa das tardes mais agradáveis desde mês de abril. Em pauta, lembranças da saudosa Gamila Hamaoui Z’L, mãe da anfitriã, que foi uma das mais queridas damas da nossa comunidade.

Para quem ainda não sabe, moroheiya também é conhecida como mulukhiya ou folha de malva e tem sido cultivada no Egito desde os tempos antigos, sendo um dos pratos preferidos da culinária sefaradi. Suas fibras são transformadas em juta enquanto seus brotos e folhas são recolhidos como vegetais e usados ​​em pratos e ensopados tradicionais egípcios.

Já o fool é um ensopado consistente feito de grãos de fava temperados com pasta de gergelim e suco de limão, ou uma salada vinagrete. Uma delícia só.


Professor Ron Robin, Presidente da Universidade de Haifa, visita o Brasil

Pela primeira vez no Brasil, o Presidente da Universidade de Haifa, Prof. Ron Robin conhecerá o nosso mercado nos dias 27 e 28 de Abril, com visitas ao Clube Hebraica SP, USP e HIAE.

O Prof. Ron Robin assumiu seu cargo como 11º presidente da Universidade de Haifa em outubro de 2016. Ele é um acadêmico israelense cuja pesquisa se concentra na interface entre cultura e política externa. O Prof. Robin formou-se na Universidade Hebraica com diploma em História e Línguas, seguido por um Ph.D em História dos EUA pela Universidade da Califórnia em Berkeley (1986).

Prof. Robin foi membro do corpo docente da Universidade de Haifa por mais de 20 anos, período em que ocupou vários cargos de liderança, incluindo Reitor de Estudantes. Em 2006, o Prof. Robin ingressou na Universidade de Nova York onde, entre outras funções, atuou como Vice-Reitor Sênior e foi responsável pelo estabelecimento de dois campi internacionais da NYU em Abu Dhabi e Xangai.

Sob a liderança do Prof. Robin, a Universidade de Haifa tornou-se uma “MULTIVERSIDADE”, com foco na pesquisa interdisciplinar global. Nossa visão estratégica é derivada de nosso ecossistema único de Montanha-Cidade-Mar. Esses três laboratórios naturais e interligados fornecem uma plataforma para investigar a gama de desafios que ligam indivíduos, sociedade e meio ambiente em uma era de ruptura e instabilidade. Estamos comprometidos em enfrentar os desafios locais com impacto global, tudo em um ambiente de diversidade e tolerância.

O Prof. Robin nasceu em 1951 em Tel Aviv filho de Shani (Rozin), um descendente da família Shaltiel, nascido em Jerusalém, e de Eli, um cidadão sul-africano que serviu como voluntário na Guerra Árabe-Israelense de 1948. Ele cresceu na África do Sul e voltou com sua família para Israel quando tinha 13 anos. Ele se juntou à Força de Defesa de Israel em 1969. Serviu na comunidade de inteligência e foi dispensado com o posto de major.


Vamos alavancar a presença feminina a outro patamar, reforça Claudia Sender em encontro com o Grupo ELF da Fisesp

Miriam Vasserman, Claudia Sender e Denise Antão

O Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina (ELF) da Federação Israelita do Estado de São Paulo recebeu nesta terça-feira, 05 de abril, a conselheira e ex-executiva Claudia Sender, que coordenou uma dinâmica que marcou o reencontro de parte do grupo após dois anos de atividades online por conta da pandemia. O evento também contou com a presença de Denise Antão, presidente do Conselho da Fisesp e da Unibes.

Formada em engenharia química, Claudia, que foi a primeira presidente mulher de uma companhia aérea (Latam) e hoje integra o board de diversos Conselhos, usou toda sua expertise e simpatia e coordenou uma dinâmica motivacional com as voluntárias do ELF.

Ela também deu detalhes de sua trajetória pessoal e profissional, das vezes em que encontrou resistência por ser mulher e ressaltou a importância da liderança feminina e dos espaços que as mulheres podem e devem ocupar, bem como de envolver os homens nessa conversa.

Miriam Vasserman, vice-presidente da Fisesp, e idealizadora do ELF, explicou sobre as frentes de atuação do grupo: Acolhimento, Relacionamentos Saudáveis, Liderança e Networking e Advocacy e frisou o envolvimento, o entrosamento e a importância do trabalho de cada voluntária que integra o grupo.

As integrantes do ELF foram estimuladas a falar sobre as conquistas alcançadas e a refletirem sobre o que almejam para o grupo e até onde querem chegar. Palavras como união, motivação, sororidade e pertenciamento permearam a conversa.

“Este é o nosso primeiro encontro depois dessa temporada de pandemia e foi uma honra contarmos com a presença da Claudia, que tem esse poder da palavra e ressaltou a importância das mulheres estarem juntas e se ajudarem. Trabalhamos com muito amor à causa e queremos crescer muito, aumentar o volume de mulheres bem com suas vozes para dentro e fora da comunidade”, ressaltou Miriam.

As mulheres que trabalham dentro do ELF estão muito comprometidas em transformar a nossa comunidade e garantir que tenhamos um lugar mais inclusivo para todos e para todas. Saio desse encontro super energizada e com a clareza de que temos mulheres líderes incríveis e que vão nos ajudar a alavancar a presença feminina para um outro patamar.

Empresários que participam da Missão da BRIL Chamber e Banco BTG Pactual a Israel têm encontros com autoridades

Marcio Luftglas, Jacques Sarfati, Embaixador Gerson Menandro Garcia de Freitas e Renato Ochman

Renato Ochman e Jacques Sarfatti, presidente e vice -presidente da Câmara Brasil-Israel e Márcio Luftglas, MD Partner do BTG Pactual, foram recebidos em Tel Aviv pelo Embaixador Gerson Menandro Garcia de Freitas em encontro que marcou a abertura da “II Tech Trip Israel”, missão realizada pela BRIL Chamber em parceria com o Banco BTG Pactual, que levou 35 CEOs e empresários para conhecerem o ecossistema empreendedor israelense.

Ainda em Tel Aviv, o grupo também se reuniu com o Dr. Ami Appelbaum, cientista chefe e Chairman of the Board da Israel Innovation Authority. Em Jerusalém, os integrantes da iniciativa foram recebidos pelo Ministro das Comunicações, Yoaz Hendel.

Além do encontro com autoridades, os participantes da Missão tiveram a oportunidade de visitar diversos fundos de Venture Capital e startups inéditas, além do Muro das Lamentações e os tuneis subterrâneos.

“Estou acompanhando um grupo de 35 empresários brasileiros em visita a Israel, que possui um dos ecossistemas empreendedores mais maduros do mundo. A intensa programação reúne autoridades e importantes players da iniciativa privada, como startups inéditas e fundos de Venture Capital, buscando a geração de negócios entre os dois países” , declarou o presidente da BRIL Chamber, Renato Ochman.


Ex-aluna da Universidade de Haifa na Forbes 30 Under30 Tech

Doreen Barbie Leibowitz, 27, atual Diretora de Inovação da HealthIL, no Instituto de Inovação de Israel em parceria com o Ministério da Economia e Israel Digital, fez o seu mestrado na Universidade de Haifa, em Administração de Empresa, e iniciou sua jornada por ali. Aos 20 anos, começou a trabalhar no museu de ciências de Haifa, no Madatech, mais especificamente no laboratório de produção tecnológica do museu e, por isso, esse foi o momento de sua vida em que desenvolveu grandes habilidades em impressão 3D, o que começou sua caminhada até a Forbes 30 Under30 Tech.

Sua carreira deu um salto no momento em que ela ajudou o centro de inovação, do Hospital Rambam, a tratar um tumor com a criação de uma imagem espelhada 3D da testa para desenvolver um implante preciso para o paciente.

Aos 23 anos, Doreen foi trabalhar diretamente para o Hospital Rambam, com o intuito de ver problemas médicos como oportunidades de criar soluções. Justamente por esse papel, Doreen recebeu o apelido de “Garota das invenções”, pois não era médica e nem pesquisadora, só uma garota que resolvia grandes problemas. Assim também veio seu destaque na Forbes 30Under30 Tech.

Por fim, hoje, o seu papel é ser o elo das empresas de tecnologia criando soluções com empresas de saúde, com suas diferentes questões.

Doreen Barbie Leibowitz : uma mulher promissora e inovadora para o mundo.

Foto: Nir Salkman, Ohad Aridan


Programa Gente que Fala recebe importantes convidados

O presidente da B’nai B’rith São Paulo, Henri Esses, participou ontem do Programa Gente Que Fala com os seguintes convidados: senador suplente José Aníbal; subprefeito de Campo Limpo, Thiago Dias da Silva e o ator e publicitário Tony Mastaler, diretor e criador de estratégias de marketing político.

Assista na íntegram em: www.facebook.com/programagentequefala

20
20