HABAIT HAYEHUDI – O NOVO SITE DE APRESENTAÇÃO ONLINE
Achar a pessoa certa para com ela formar um lar judaico é tarefa das mais difíceis e, muitas vezes, até impossível, levando-se em conta a constante agitação da vida e os desencontros que assolam nossos dias. Mas, encontrar a “cara-metade” agora se tornou mais fácil com a recente inauguração do Habit Hayehudi (Lar Judaico).
Trata-se de um site de apresentação com shadchanim treinados na técnica online de apresentação de Cláudia Moscovich (foto), feito por religiosos para observantes e não religiosos, sejam eles solteiros, viúvos ou divorciados, para todas as idades e para todos os níveis de judaísmo. Enfim, um site que vai além do casamento: aproxima do judaísmo para formar um lar judaico.
Para os observantes, a ideia é propiciar uma apresentação mais profissional e personalizada, respeitando suas schadchaniot, tudo de forma sigilosa, mas sem sair do modo tradicional de apresentação, porém online antes do presencial, incluindo todas as etapas de investigação com rabinos da forma tradicional como requer este processo.
Para os não observantes, a forma online de conhecer pessoas entre cidades e países se mostrou muito eficaz, tudo a seu tempo, após as conversas online e encontro presencial, respeitando a individualidade de cada casal e reapresentando em caso de incompatibilidade até cada um encontrar a sua outra metade.
O site conta com o Apoio do Rabino Shie Pasternak (foto), Diretor das Instituições Or Avrohom (ORAM) e tem como responsáveis técnicos Cláudia Moscovich (entrevistas, schadchanim e apresentações) e Rabino Mordechai Guertzenstein (Halachá)
O intuito é buscar, através dele, alcançar o maior número de judeus no mundo todo e conectá-los com um ambiente seguro e privativo, dando oportunidades para encontrar sua outra metade.
Sobre Cláudia Moscovich – Responsável pelas entrevistas, schadchanim e apresentações
- Mestra em Psicologia Cognitiva.
- Coach internacional pela ICC.
- Foi professora pesquisadora no pós graduação de psicologia da PUCRS onde criou uma técnica de monitoramento no atendimento ao cliente.
- Há 25 anos é Diretora da cCIMm Treinamentos Empresariais.
- Foi professora do projeto Kiruv ajudando o Rabino Simon Wolk, com mais de 70 jovens, além de ministrar palestras na sinagoga do Linat em Porto Alegre, junto aos alunos e frequentadores.
- Criou sua técnica de apresentação online, especializada em shiduchim, em seu trabalho junto ao site Zivug com excelentes resultados.
- Com mais de 300 casais apresentados online, vários namorando e vários em processo pra casar BH.
- Além dos casais que efetivamente ficaram noivos e se casaram nesta técnica de apresentação demonstrando resultados satisfatórios neste ambiente online.
- Também junto ao Projeto Zivug, auxiliou o Rabino Benzecry com os aos candidatos e implantou um processo de entrevistas, organizando o ingresso dos inscritos no site e entrevistando a todos, além de analisar perfil para apresentação.
- Entrevistou mais de 400 candidatos pra shiduch no site Zivug.
- Especialista em análise de perfil com certificação em seleção por competências.
- Coach de casais com ênfase na boa comunicação no relacionamento a dois no casamento.
- Escritora de artigos como Coach de Carreiras por 3 anos em Zero Hora (jornal local).
- É especialista e mestra em metacognição e monitoramento cognitivo (área específica da Psicologia Cognitiva do Processamento da Informação) com pesquisas publicadas em artigos científicos.
- A metacognição envolve os processos reflexivos do pensar sobre o pensar facilitando a uma melhor tomada de decisão a partir do domínio da razão sobre a emoção.
- Autora do Livro: Reflexões sobre Comportamentos no Ambiente Organizacional.
Sobre o Rabino Mordechai Guertzenstein – responsável pela Halachá
- 1963 – nascimento em São Paulo de Marco Guertzenstein (em hebraico Mordechai) numa família tradicional judaica, porém não religiosa.
- 1970 – a família muda para a Inglaterra para trabalho que é médico pesquisador na área da Fisiologia e os filhos estudam em escola judaica.
- 1973 – a família volta ao Brasil por motivos familiares e por dois anos estuda no colégio americano Graded no Morumbi.
- 1981- entra em 5º lugar na medicina da USP.
- 1982- larga a faculdade para se dedicar aos estudos religiosos que não teve quanto criança e foi para uma Yeshiva nos Estados Unidos
- 1983-1984 – estuda nos Estados Unidos e Canadá na Yeshiva.
- 1985-1991 – faz provas no rabinato chefe de Israel e se forma rabino, continuando seus estudos até ser juiz rabínico pelo rabinato chefe.
- 2000-2002 – foi responsável pelos estudos de juiz na instituição na qual se formou.
- 2002-2022 – no final de 2002 voltou ao Brasil e até hoje serve como professor rabínico em várias instituições e atua como juiz no tribunal de divórcios religiosos e questões de lei judaica pertinentes a casamentos.
Fonte: https://habaithayehudi.com.br/