O DEPENDENTE – POR SILVIA FERNANDA LIMONI DE CAMPOS FONSECA

Os indivíduos dependentes relutam em tomar as decisões mais simples do dia a dia, a menos que tenham uma quantidade excessiva de conselhos e reasseguramento e costumam fazer o que as pessoas sugerem.

Sentimentos de dependência e apego são considerados universais, e talvez definidores, do comportamento dos mamíferos. Está claro que é adaptativo para o indivíduo depender dos outros, em certa medida, mas uma dependência excessiva pode ser muito problemática, e o extremo da dependência foi definido no DSM-4 como transtorno da personalidade dependente (TPD). A característica essencial do TPD é uma necessidade global e excessiva de ser cuidado, que leva a um comportamento submisso e aderente e a temores de separação.

Os indivíduos dependentes relutam em tomar as decisões mais simples do dia a dia, a menos que tenham uma quantidade excessiva de conselhos e reasseguramento e costumam fazer o que as pessoas sugerem.

A depressão e a ansiedade são problemas comuns no TPD. Uma vez que os indivíduos dependentes contam com outras pessoas para a sua sobrevivência, eles são especialmente propensos à ansiedade de separação e temem ser abandonados e entregues à própria sorte.

Ataques de pânico podem ocorrer quando preveem novas responsabilidades e se apavoram com elas, pois não acreditam ser capazes de enfrentá-las. Fobias tendem a eliciar carinho e proteção nos outros, assim como permitem a evitação das responsabilidades, proporcionando ganhos secundários, que estão inteiramente de acordo com sua orientação dependente básica.


Silvia Fernanda Limoni de Campos Fonseca

Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental

Instrutora Internacional de Meditação Mindfulness

Faz parte do corpo clínico do SPA Sorocaba

CRP: 06/82017

silvia.limoni@gmail.com


SPA SOROCABA

O SPA Sorocaba é referência no segmento graças à sua infraestrutura e aos diferenciais oferecidos aos hóspedes, tanto para aqueles que buscam tratamentos para problemas de saúde, como obesidade, reeducação alimentar, sobrepeso, estresse e reabilitação cardiovascular, quanto para aqueles que buscam por momentos de lazer e tranquilidade.

Dirigido por médicos sobre a responsabilidade técnica do cardiologista Manoel Carlos Beldi Castanho, o SPA Sorocaba trabalha com uma equipe multidisciplinar, que conta com endocrinologista, cardiologista, psiquiatra, clínico geral e cirurgião plástico, nutricionista, psicóloga, educadores físicos, fisiologistas, fisioterapeuta e esteticistas, além de toda a estrutura para garantir a melhor estada aos visitantes.

Spa Sorocaba – Rod. Raposo Tavares km 104,5 Sorocaba SP 18052-775

0800558878 / 08007018878 15-21026700 www.spasorocaba.com.br

20
20