LAG BAÔMER: A FOGUEIRA INTERNA – RABINO ILAN STIEFELMANN 

Da próxima vez você que você tiver a sensação de que o sol está descendo sobre si, que o mundo parece escuro e o deixa confuso, estude um pouco da luz profunda da Torá: ela acenderá uma verdadeira fogueira dentro do seu coração.

O dia estava acabando, o sol se pondo e a tensão nos céus aumentando.

O grande mestre, Rabi Shimon Bar Yochai, autor do Zohar, ainda não terminara de compartilhar o seu último ensinamento.

As ideias místicas que compartilhava naquele dia eram as mais profundas e revolucionárias que já havia revelado.

A sua alma devia partir antes do anoitecer, porém Rabi Shimon se recusava a devolvê-la antes de finalizar a sua preleção. A sua vida só poderia terminar quando a sua missão chegasse ao fim. Mas o tempo estava se esgotando.

E assim, o dia não acabou! O Sol poente desacelerou e a luz do dia foi estendida a fim de permitir que o mestre dissesse tudo o que precisava dizer. Somente depois que completou o seu ensinamento, a sua alma partiu e o sol finalmente se pôs.

A cada ano, nesta data, Lag Baômer, homenageamos aquele que trouxe luz ao mundo quando a escuridão imperava. E por esse motivo iluminamos essa noite com velas, tochas e fogueiras.

Há um poderoso simbolismo nisso. Os ensinamentos do Rabi Shimon trazem luz quando, de outra forma, estaria escuro.

Você pode ser uma boa pessoa sem estudar a parte mística da Torá. Mas somente a sabedoria de Rabi Shimon no Zohar, e as grandes obras dos místicos e mestres chassídicos que vieram depois dele, têm o poder de transformar as trevas morais do mundo ao nosso redor, e os recantos mais escuros de nosso próprio mundo interior, em uma luz ardente.

Então, da próxima vez você que você tiver a sensação de que o sol está descendo sobre si, que o mundo parece escuro e o deixa confuso, estude um pouco da luz profunda da Torá; ela acenderá uma verdadeira fogueira dentro do seu coração.


Rabino Ilan Stiefelmann – Lubavitch Copacabana

(21) 2543-0121 / Cel. 96479-8214

rabino@lubavitchcopacabana.org

www.lubavitchcopacabana.org

20
20