Agenda GC – O que há de melhor

Paulo Rosenbaum lança dia 7 de julho o livro “Navalhas Pendentes” em Tel Aviv, CIP realiza dia 28 de agosto o Concerto Beneficente com a Orquestra Sinfônica de Jerusalém, Memorial do Holocausto traz até 31 de julho a exposição “Shoá, como foi humanamente possível?”, no MUJ a exposição “Botannica Tirannica” até o dia 18 de setembro e a Feira Virtual Aliá 2022 acontece dia 26 de junho.


Paulo Rosenbaum lança o livro “Navalhas Pendentes” em Tel Aviv

A Embaixada do Brasil e o CCB – Instituto de Cultura Guimarães Rosa-Tel Aviv têm o prazer de convidar para o lançamento do livro “Navalhas Pendentes”, de Paulo Rosenbaum. O evento será realizado em português, no dia 7 de julho, às 19:30, no Centro Cultural da Embaixada do Brasil em Tel Aviv (CCB Tel Aviv, Rua Sderot Hen 57, 1º andar, Tel Aviv). A conversa contará com a apresentação do autor, leitura de trechos de suas obras, palestra sobre o processo criativo e sobre a relação com o leitor, e debate.

Paulo Rosenbaum é escritor e médico, com doutorado e pós-doutorado em Medicina Preventiva (USP) e uma dezena de livros publicados nesta área. É também ensaísta, contista e cronista, com coluna regular no jornal O Estado de São Paulo. Além de Navalhas Pendentes (Caravana, 2021), publicou também A verdade lançada em solo (Record, 2010), Céu subterrâneo (Perspectiva, 2016), A pele que nos divide (Quixote, 2017).


CIP realiza Concerto Beneficente com a Orquestra Sinfônica de Jerusalém

Vendas para a apresentação na Sala São Paulo já estão abertas

A Congregação Israelita Paulista (CIP) realiza no dia 28 de agosto, na Sala São Paulo, Concerto Beneficente com a “Orquestra Sinfônica de Jerusalém”. Serão mais de 70 músicos no palco sob regência do consagrado Maestro Yeruham Scharovsky e solo de Danielle Akta, a prodígio violoncelista de 19 anos de idade nomeada pelo Daily Gazette como uma das 10 melhores artistas de música clássica em 2016.

Os ingressos que tem preços de R$ 50,00 a R$ 360,00 já estão disponíveis em https://cip.byinti.com/.

O Concerto Beneficente com a “Orquestra Sinfônica de Jerusalém em prol da CIP tem patrocínio da CSN, Itaú, Bemol, Banco Safra, Rosset, Banco Daycoval, com produção da Interarte e realização da Congregação Israelita Paulista do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo a Cultura.


Memorial do Holocausto traz exposição global itinerante “Shoá, como foi humanamente possível?”

Mostra destaca documentos, fotos e depoimentos de sobreviventes do Holocausto que expressam a perseguição ao povo judeu

O Memorial do Holocausto promove até o dia 31 de julho a Exposição Global Itinerante “Shoá: Como foi humanamente possível?”. Trata-se de uma coletânea com 19 painéis que trazem os principais aspectos do Holocausto (1933-1945) – processo de perseguição e assassinatos de judeus europeus pelo regime nazista alemão e seus aliados e colaboradores.

Produzida pelo Departamento de Exposições Itinerantes do Yad Vashem, Museu do Holocausto de Jerusalém, a exposição que viaja pelo mundo destaca textos explicativos em português, citações de vítimas e sobreviventes, fotografias, arte e documentos de época que retratam as mazelas daqueles anos de perseguição ao povo judeu e os horrores da guerra. Os painéis também trazem o tema para os dias de hoje, a fim de educar jovens e construir uma memória coletiva universal, que transmita e compartilhe valores como tolerância, respeito, diversidade, igualdade, resistência e resiliência.

“A exposição procura mostrar como o ser humano permitiu que se chegasse a uma situação tão terrível como foi o Holocausto”, afirma Ilana Rabinovici Iglicky, coordenadora educacional do Memorial do Holocausto de São Paulo. “É importante tornar essas memórias cada vez mais vivas, para que atos como esse não se repitam nunca mais.” Para acompanhar presencialmente a mostra gratuita, basta se inscrever no site memorialdoholocausto.org.br .

Memorial do Holocausto está localizado na Rua da Graça, 160, Bom Retiro. Informações: (11) 3331-4507


No MUJ a exposição Botannica Tirannica de Giselle Beiguelman

A exposição foi desenvolvida em colaboração e especialmente para o Museu Judaico de São Paulo, a partir da planta Tradescantia zebrina, corriqueiramente chamada de judeu errante. Beiguelman mapeou centenas de espécies de plantas submetidas à nomeação pejorativa, para então remixá-las de modo a produzir um verdadeiro jardim decolonial.

Com curadoria de Ilana Feldman, a mostra revela os preconceitos na nomenclatura botânica e propõe uma investigação a respeito do imaginário colonialista presente no processo de nomeação da natureza, cujas espécies ditas “daninhas” recebem nomes ofensivos e preconceituosos.

Até 18 de setembro de 2022.


Feira de Aliá 2022 – Domingo, 26 de junho de 2022

No dia 26 de junho teremos mais uma oportunidade de nos encontrar online. Cada um de sua cidade, sem sair do sofá, poderá receber informações sobre oportunidades em Israel e tirar suas dúvidas com profissionais qualificados.

Na terceira versão da nossa Feira Virtual de Aliá disponibilizamos uma plataforma digital, com as informações e orientações necessárias, que redirecionará para salas de palestras virtuais e fóruns de dúvidas sobre temas específicos relacionados a Aliá (imigração para Israel) e Klitá (Absorção e adaptação no país).

Para interessados em outros tipos de oportunidades em Israel também contaremos com representantes de universidades de Israel e do Masa Israel em nossos estandes virtuais e palestras.

Este ano ofereceremos ao final do evento um espaço para tirar dúvidas diretamente com os profissionais da Agência Judaica do Brasil e um sorteio especial para aqueles que responderem o quiz em nosso novo site que será apresentado durante a Feira.

Venha ouvir nossos profissionais e conhecer tudo que Israel pode lhe oferecer!

Se inscreva enviando mensagem para o Whatsapp +55 11 97174-8469, link do nosso whatsapp: https://contate.me/agênciajudaica

20
20