Você pode se fazer feliz? – Rabino Simon Jacobson

“Não é o que acontece com você. É como você lida com o que acontece com você.” -Victor Frankl

Quando você se sente desiludido ou deprimido, pode parecer impossível mudar seu humor. A felicidade pode parecer um prêmio que outras pessoas receberam e você foi enganado. Pode parecer que as circunstâncias de sua vida estão impedindo você de ser feliz, enquanto as circunstâncias de outra pessoa permitem que ela seja feliz. Você pode estar dizendo para si mesmo: “Se eu tivesse xyz (mais dinheiro, melhor aparência, um emprego melhor, uma família própria, uma família diferente, um corpo diferente…), eu seria feliz”.

Infelizmente, e é uma epidemia no mundo ocidental, muitos de nós fomos condicionados a pensar que a felicidade é algo que você recebe, ou que pode ser adquirido. Somos ensinados por nossas famílias ou pela cultura em geral que a felicidade é algo que você pode fazer ou adquirir. Sim, você pode se animar por um período de tempo saindo e fazendo algo agradável ou se distraindo, mas isso não produz um estado de felicidade a longo prazo. Por quê? Porque…

Felicidade é um substantivo, não um verbo

A felicidade não é algo que você pode fazer ou que você pode adquirir. Você não pode, por força de vontade ou por qualquer outro meio externo, “tornar-se feliz”. Nunca é um fim em si mesmo. Não há realidade na afirmação: “Se eu fizer isso ou tiver isso, serei feliz”. Em vez disso: a felicidade é um estado de ser e, portanto, um substantivo. Você não pode persegui-lo. Ele vem a você se você tiver a atitude certa e se você fizer uma coisa crucial.

Primeiro, mude sua atitude em relação à felicidade

Para mudar sua atitude, troque a palavra “conteúdo” por “feliz”. Você pode existir em um estado de contentamento sem que tudo ao seu redor seja perfeito. Quando você está contente, você pode enfrentar dificuldades com uma atitude positiva; você pode experimentar alegria e tristeza sem perder o equilíbrio. Quando você está contente, sente que tem tudo o que precisa dentro de si para prosperar, mesmo diante dos desafios.

Em segundo lugar, a única coisa crucial que você precisa fazer

O contentamento (também conhecido como “felicidade real e duradoura”) requer uma coisa: mudar o foco de si mesmo para os outros. Mude seu foco para longe de suas necessidades e suas mercadorias – porque não é sobre quanto você tem ou o que você quer – é sobre sua atitude. A felicidade é domínio de quem não se leva muito a sério, que percebe que existe uma causa maior do que si mesmo e se dedica a isso. O resultado final de uma vida de doação é a felicidade duradoura.

Exercício: Pense em uma coisa em sua vida que você não tem, e que você acha que seria feliz se tivesse. Faça uma lista minuciosa e destemida de todas as maneiras pelas quais você está abordando essa questão de forma egoísta. Compartilhe sua lista com um amigo, mentor ou professor de confiança. Em seguida, volte sua atenção para alguém que você pode ajudar.

RABINO SIMON JACOBSON

O rabino Simon Jacobson é um orador, educador e mentor de milhares. Ele é o autor do livro best-seller “Toward a Meaningful Life”, uma publicação de William Morrow que já vendeu mais de 400.000 exemplares e foi traduzido para hebraico, francês, espanhol, holandês, português, italiano, russo, alemão, húngaro, tcheco e georgiano. O rabino Jacobson dirige o The Meaningful Life Center, chamado de “Spiritual Starbucks” pelo New York Times, que conecta o secular e o espiritual por meio de uma ampla variedade de programação ao vivo e online, apresentando os ensinamentos universais da Torá como um plano de vida para as pessoas de todos os fundos.

Com sua visão aguçada da condição humana, ele tem a capacidade única de oferecer clareza e direção, especialmente em tempos difíceis. O rabino Jacobson e o MLC foram elogiados por criarem uma programação ininterrupta que nutre os corações e almas das pessoas.

20
20