Instituição Israelense Iachad Brasil promove show com soldados israelenses em SP

Um show de talento e cores inundou o Teatro Arthur Rubinstein da A Hebraica de São Paulo na noite em que a Iachad Brasil, instituição israelense presidida por Sami Stokfisz, se apresentou encantando a plateia.

O Iachad Brasil é o braço brasileiro do Iachad Lemaan Hachaial, instituição que antes mesmo da criação do estado de Israel já trabalhava para o bem-estar de todos os soldados que lutavam para a criação do estado.

Leia abaixo o discurso proferido por Sami Stokfisz e se deleite com alguns flagrantes colhidos naquela noite memorável.

“Boa noite a todos! Bruchim Habaim! Sejam muito bem vindos a esta noite de música, dança, alegria e emoção! Aliás, emoção é um sentimento que define bem minha ligação com o Iachad Lemaan Hachaial.

Desde a minha infância e adolescência, estive ligado à vida e ao trabalho comunitário. Primeiro como chanich e madrich de movimento juvenil, depois como ativista ligado aos esportes em geral e ao futebol – paixão nacional – em particular. E lá se vão mais de 30 anos…

Quando em 2019 fui convidado para presidir o Iachad Lemaan Hachaial, confesso que hesitei. Já era suficiente para mim ser presidente do Círculo Macabi, Assessor da Presidência da CBM e assessor do VP de Esportes da Hebraica.

Estava de viagem marcada para Israel e fiquei de dar uma resposta definitiva quando voltasse. Fui recebido lá na terrinha, pelo Tenente Coronel da reserva e VP para Israel e América Latina Javier Rosenfeld.

Ele me levou para uma visita à base de Tel Nof da Força Aérea de Israel. Ele não tinha como saber que estava, na verdade, me levando para um encontro com meu passado afetivo. Meu tio, irmão da minha mãe, Moshe Kalinski serviu nessa base em 1982 onde eu o visitei algumas vezes.

O “feitiço do tempo” se completou quando fomos ao Museu do Palmach em Ramat Aviv. Me vi aos 19 anos quando em 1971 morei e trabalhei por um mês na base de Bir Garkafa da Força Aérea em pleno deserto do Sinai atrás da linha Barlev.

Jovens soldados nas imagens do museu e nas imagens da minha memória lutando e trabalhando pela nossa pátria ancestral.

Quando voltei dessa viagem, aceitei a presidência do Iachad Brasil.

Eu costumo dizer que sou o Presidente mais obediente do mundo. Isso porque a diretoria do Iachad Brasil é formada por pessoas comprometidas, que sabem trabalhar em equipe e que eu aprendi a conhecer e a gostar muito. Então, eles mandam!

E graças ao trabalho desse grupo fora de série, em pouco mais 3 anos, o Iachad Brasil se tornou mais conhecido pela comunidade judaica brasileira e levou a cabo campanhas importantes:

• A entrega de uma sala de lazer na base de Rantiss, no centro de Israel;

• A entrega de uma ambulância UTI para a unidade Golani, ao norte do país;

• A entrega de kits com itens de higiene para soldados em isolamento durante a pandemia, além de garantir sedarim de pessach para soldados sem família e cestas de produtos típicos de cada chag.

Estamos empenhados agora no Programa Bait Cham, que oferece moradia com toda a estrutura para esses soldados que não tem para onde ir quando estão liberados de suas unidades.

No começo deste ano estive mais uma vez em Israel. Mais uma vez, Javier me recebeu. Visitamos 4 bases diferentes, conversei com chaialim e chaialot e me coloquei atrás da hagalá do chadar haochel para servir o almoço para aquele mar de uniformes verde oliva.

O que seria de todos nós, judeus do mundo, se esses meninos e meninas não estivessem ali se entregando de corpo e alma à missão de proteger Israel?

Entendi que estava no lugar certo! Porque eles cuidam de nós e nós cuidamos deles”!

20
20