Fisesp realiza Drive Thru Solidário para arrecadar agasalhos em Higienópolis

Como já é tradicional no bairro, aconteceu neste domingo, 12 de junho, a 22ª edição da Mega-Campanha de Arrecadação de Agasalhos em Higienópolis. Dezenas de jovens acordaram cedo e colocaram em prática um dos preceitos do judaísmo: a tzedaká, justiça social.

Promovida pelo Departamento de Juventude da Federação Israelita do Estado de São Paulo, a Campanha deste ano teve como tema “Todos na luta contra o frio”.

“A população de rua está sofrendo demais com o frio e com a fome. Nosso papel é de minorar essa condição. A Federação tem a tradição de fazer a Campanha do Agasalho, que além de fazer parte de um dos pilares do judaísmo, que é o “Tikun Olam” (consertar o mundo) conta com o fundamental engajamento dos jovens”, destacou o presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat.

A arrecadação aconteceu das 10 às 16h no Drive Thru Solidário na Praça Vilaboim, já conhecido entre os moradores do bairro, que durante todo o Domingo “arremessaram” seus agasalhos nas caixas de coleta. Essas peças vão se somar ao que já foi recolhido nas 30 caixas que foram distribuídas pela Fisesp em entidades judaicas e estabelecimentos comerciais. Todos os agasalhos serão entregues para a UNIBES e prioritariamente repassados para a população em situação de vulnerabilidade social.

“ Nos últimos dois anos, por conta do Covid, concentramos a arrecadação no Drive-Thru. Este ano já conseguimos sair com o carro de som circulando pelo bairro, e se tudo der certo, no próximo faremos uma grande Festa como costumávamos fazer antes da pandemia”, explicou a diretora de Juventude da Fisesp, Elisa Nigri Griner.

“Estamos fazendo um esforço para engajar as dez tnuot que temos em São Paulo. Elas são muito diferentes e é muito importante que os jovens aprendam a conviver juntos e a trabalhar integrados”, complementou Paula Lottenberg, que também é diretora da Juventude da Fisesp.

“Estamos ensinando a próxima geração a ser solidária e a colocar em prática os princípios do judaísmo. Tudo o que estamos arrecadando não vai para a nossa comunidade, mas para a sociedade maior, mostrando que pensamos de maneira muito mais ampla, de forma a fazer o bem para quem não tem, seja em São Paulo ou no Brasil” concluiu o presidente da Fisesp, Marcos Knobel.

Para fechar o domingo com chave de ouro, a Campanha foi encerrada com uma confraternização entre os jovens no Espaço K.

A 22ª Campanha do Agasalho em Higienópolis foi realizada pela Área de Juventude da Federação Israelita do Estado de São Paulo e Conselho Juvenil Judaico Sionista com apoio da Unibes.

Crédito fotográfico: Liane G. Zaidler

Equipe da Fisesp, Conselho Judaico e Movimentos Juvenis na Campanha

Juventude judaica chegou cedo à Praça Vilaboim

Luiz Kignel, diretor da Conib, entrega suas doações

Chaverot da Na’amat Pioneiras participam

Presidente da Fisesp, Marcos Knobel deposita agasalhos na caixa de coleta

Equipe da Fisesp e Conselho Juvenil Sionista

20
20