VARIZES: MITOS E VERDADES – POR DR. PAULO KAUFFMAN

Na prática existem informações nem sempre confiáveis e sem comprovação científica tanto na imprensa leiga como na internet e nas mídias sociais, confundindo as pessoas, particularmente as de menor escolaridade. Vamos, então, esclarecer algumas dessas informações.

As varizes dos membros inferiores se caracterizam por veias dilatadas, alongadas e tortuosas que acometem predominantemente as mulheres, sendo altamente prevalente na população. Constitui um tributo que o homem paga por ter assumido a posição bípede na escala animal. Podem adquirir dimensões variáveis, desde veias mais calibrosas, passando pelas veias reticulares de menor calibre e chegando aos chamados vasinhos que, medicamente, são chamadas telangiectasias, pequenas veias avermelhadas ou azuladas dispostas como teias de aranha.

Na prática existem informações nem sempre confiáveis e sem comprovação científica tanto na imprensa leiga como na internet e nas mídias sociais, confundindo as pessoas, particularmente as de menor escolaridade. Vamos, então, esclarecer algumas dessas informações.

  1. Subir escadas causa varizes
    FALSO

A atividade física, incluindo subir escadas, é indicada para ativar e melhorar a circulação venosa nos membros inferiores. Ao contrário, o sedentarismo é que representa um fator agravante das varizes. A contração dos músculos da panturrilha é mecanismo fundamental para promover melhor fluxo nas veias das pernas. Por isso, essa musculatura faz parte do chamado coração venoso periférico.

2. Salto alto causa varizes
FALSO

Pelo contrário, pequenos saltos nos sapatos promovem melhora do fluxo venoso nas pernas. Saltos muito altos não têm nenhuma influência nesse sentido, provocando, quando muito, alterações posturais e estruturais no organismo da mulher.

3. Gestação causa varizes
FALSO

A gestação constitui fator desencadeante de varizes em mulheres com predisposição genética. O aumento do útero comprimindo as veias no abdômen e o aumento do fluxo sanguíneo nessas veias durante a gestação determinam aumento de pressão nas veias das pernas, favorecendo dilatação das mesmas. Surgirão varizes somente se houver o fator genético, condição primordial e causal para seu surgimento..

4. Dor nas pernas nem sempre é devida às varizes
VERDADEIRO

A dor nas pernas referida por muitos pacientes que apresentam varizes, muitas vezes, não estão relacionadas com elas. O que eles veem nas pernas são as veias, maiores ou menores, e, assim, atribuem as dores a essa veias; não veem músculos, nervos ou articulações que, em grande número de casos, apresentam patologias responsáveis pela manifestação dolorosa. A queixa mais típica do portador de varizes é a sensação de peso e cansaço nas pernas quando sentado ou em pé por tempo prolongado , de caráter vespertino e que cede ao caminhar e com o repouso com as pernas elevadas. No entanto, essas queixas são muito individuais: há pacientes que apresentam varizes calibrosas e nenhuma queixa e outros, com veias pequenas com queixas significativas (dificilmente atribuídas às veias visíveis). Sintomas menos frequentes, e que devem ser interpretados cuidadosamente, são sensação de ardor e formigamento, frequentemente sem relação com as varizes.

5. Vasinhos constituem somente problema estético
VERDADEIRO

Varizes de maior ou menor calibre representam, também, um problema estético notadamente nas pacientes. As pequenas veias, frequentemente observadas, em menor ou maior quantidade, nos membros inferiores incomodam visualmente aos pacientes, particularmente as mulheres. Costumo dizer que se trata de problema oftalmológico que um óculos de lentes escuras resolve. Brincadeiras à parte, esses pequenos vasos, em um país tropical, como o nosso, influem na qualidade de vida do paciente. Raramente esses vasos causam sintomas; somente quando em grande quantidade podem, eventualmente, provocar sensação de queimação local. È preciso considerar a importância que o paciente atribui a esses vasinhos, não somente do ponto de vista anatômico, mas também na esfera emocional, valorizando e maximizando queixas locais.

6. Varizes são comuns em atletas
FALSO

A atividade física constante provoca aumento do fluxo sanguíneo nas pernas, havendo, consequentemente, maior solicitação das veias que se mostram mais consistentes e visíveis nesses indivíduos, porém com aspecto retilíneo, sem nenhuma tortuosidade, não constituindo verdadeiras varizes. É preciso deixar bem claro que nem todas as veias visíveis nas pernas são consideradas varizes.

7. Varizes causam úlceras nas pernas
VERDADEIRO

Varizes calibrosas de longa duração podem promover alterações na pele da pernas devido ao aumento de pressão nas veias que causa inchaço, pigmentação marrom, endurecimento e finalmente úlcera que pode surgir espontaneamente ou como consequência de um trauma.

8. Tromboflebite pode complicar as varizes

VERDADEIRO

Varizes importantes(não vasinhos) estão sujeitas a complicar com formação de trombos(coágulos) no seu interior e inflamação da parede. O trajeto varicososo fica com aspecto de cordão avermelhado, doloroso e endurecido, caracterizando a tromboflebite, manifestação que deve ser tratada precocemente para evitar sua extensão para as veias profundas com risco de soltar coágulos para os pulmões: é a embolia pulmonar, complicação extremamente grave.

9. MEIAS ELÁSTICAS EVITAM O APARECIMENTO DE VARIZES
FALSO

A meia elástica é útil para combater o edema(inchaço) e as dores em peso e cansaço nas pernas decorrentes das varizes, evitando as complicações decorrentes dessas veias dilatadas. Em um país tropical, como o nosso, há muita resistência no seu uso, particularmente pelas mulheres. Não há indicação para usá-la como preventiva de varizes ou de vasinhos.

10. POMADAS E CREMES CURAM VARIZES
FALSO

Propaganda enganosa veiculada na imprensa leiga, na internet e nas mídias sociais pode ser observada com relativa frequência, sugerindo pomadas e cremes “milagrosos”, que eliminam as varizes e os vasinhos. Muitas pessoas desinformadas, fascinadas com a possibilidade de se livrar desses vasos, geralmente as de menor poder aquisitivo, os adquirem sem que obtenham resultados positivos. Não são drogas baratas que não sofrem qualquer tipo de fiscalização das autoridades competentes, sendo livremente propagandeadas. Lamentável!


DR. PAULO KAUFFMAN

Dr. Paulo Kauffman: trabalhou como Professor-Assistente Doutor da Disciplina de Cirurgia Vascular do Departamento de Cirurgia da FMUSP – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde permaneceu até 2010, quando foi aposentado compulsoriamente; ministrou aulas nos curso de graduação e pós-graduação da FMUSP e de outras faculdades, sendo, inclusive, orientador de alunos da pós-graduação.

Foi diretor da Cirurgia Vascular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo de São Paulo, organizando atividades da especialidade nos congressos patrocinados pela sociedade médica e Diretor do Departamento de Pronto Socorro da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo até sua extinção.

20
20