EVENTO NA UNIBES CULTURAL E LANÇAMENTOS DE LIVROS MARCAM OS 80 ANOS SEM JANUSZ KORCZAK E SUAS 200 CRIANÇAS

O dia 07 de agosto marca o aniversário de morte de Janusz Korczak e as 200 crianças que com ele seguiram do orfanato para o campo de concentração e extermínio nazista, de Treblinka, na Polonia, todos assassinados em 1942.

Henryk Goldsmith, pseudónimo Janusz Korczak, médico, educador, escritor e poeta, dedicou toda a sua vida aos direitos das crianças, dirigiu dois orfanatos, transformados em verdadeiras repúblicas das crianças, com elas como protagonistas, de forma autogestionada, elaborando as suas próprias regras e resolvendo os seus problemas com os seus próprios tribunais, juntos seguiram até o fim e Korczak se tornou um dos maiores clássicos da História da Pedagogia pelo peso e pelo valor do legado de sua vida e obra.

Como forma de marcar a importância desta data, a AJKB, associação membra de uma rede internacional de Associações Janusz Korczak pelo mundo, presente em cerca de 25 países, com o apoio de organizações parceiras como a Unibes Cultural, do Instituto Brasil Israel e do Grupo Editorial Summus, convida a todas e todos para um encontro no dia 07 de agosto de 2022, no Teatro da Unibes Cultural, na Rua Oscar Freire, 2500, em São Paulo.

O evento começa às 15h, com a apresentação da pré-estreia da peça Laila, o segredo da noite, da atriz Andi Rubinstein. Após a apresentação da peça, diferentes educadores de experiências brasileiras de diferentes escolas e espaços de educação livre, ecológica e democrática, pessoas de referência que compõem um movimento por inovação na educação do país, foram convidadas para uma roda de conversa com o tema – Assembleia, o que somos capazes de construir de bom coletivamente?

Mônica Dallari, filha de Dalmo Abreu Dallari (um dos maiores juristas da história do Brasil, um dos redatores do ECA, ex-presidente da AJKB e coautor da obra publicada no Brasil, o Direito da criança ao respeito) fará uma leitura simbólica do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em homenagem e memória ao pai, falecido neste ano. O encontro se encerra com o ex-senador e atual vereador Eduardo Suplicy defendendo seu projeto de dignidade como um direito básico e universal para todas e todos.

O evento é aberto ao público e gratuito, devendo o ingresso ser retirado no dia, a partir de uma hora antes do início do encontro.

Lançamentos de livros

O evento conta também com o lançamento de novas edições das obras importantes e muito bonitas: O direito da criança ao respeito e Quando voltar a ser criança, do Grupo Editorial Summus – veja mais informações logo abaixo. Além disto, dia 11 de agosto, às 18h30, na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, a pesquisadora Sarita Mucinic Saruê estará autografando sua nova bibliografia sobre Janusz Korczak denominada Janusz Korczak, uma vida em defesa da infância, também da mesma editora – convite acima.

Local: Unibes Cultural

Rua Oscar Freire , 2500, Pinheiros

São Paulo, SP


EDIÇÃO REVISTA DO LIVRO “QUANDO EU VOLTAR A SER CRIANÇA”, DE JANUSZ KORCZAK

A Summus Editorial lançou a edição revista do livro “Quando eu voltar a ser criança”, de Janusz Korczak

A obra de 200 páginas conta a história de um professor que, cansado dos dissabores da vida, volta no tempo e passa a ver e a sentir o mundo com olhos e coração de criança, mas retendo suas memórias de adulto. Com sensibilidade, delicadeza e ternura, Janusz Korczak nos convida a acompanhar situações do cotidiano dessa criança de dez anos — em casa, na escola, na rua; como filho, irmão, aluno, amigo —, compartilhando conosco os sentimentos e as reflexões que as experiências vividas despertam no menino e no adulto que a habitam.

Na apresentação da edição brasileira, a escritora e tradutora Tatiana Belink destaca que “a vida inteira de Janusz Korczak foi uma luta em favor da criança, em defesa dos deus direitos humanos, do respeito que lhe é devido em casa, na escola, na rua, no orfanato”, que “exigiu dele estudos e pesquisas de cientista, criatividade de poeta, combatividade de jornalista e coragem de inovador. Mas que, principalmente, exigiu dele o que de mais ele tinha para dar: amor. – um amor sem limites por todas as crianças”.

Mais do que uma obra de ficção, este livro é um ensaio sobre como é ser criança num mundo feito por e para adultos, e uma comovente apologia do direito das crianças a uma vida livre e feliz. Publicado em 1926, continua atual e extremamente necessário.

Informações bibliográficas

Título     Quando eu voltar a ser criança – Edição revista

Autor            Janusz Korczak

Edição          18

Editora         Summus Editorial, 2022

ISBN            655549073X, 9786555490732

Num. págs.  200 páginas


“O DIREITO DA CRIANÇA AO RESPEITO” DE JANUSZ KORCZAK E DALMO DE ABREU DALLARI

Este livro da Summus Editorial, de 120 páginas, reúne dois ensaios em defesa dos direitos das crianças. O primeiro, “O direito da criança ao respeito”, foi escrito em 1929 pelo pediatra, pedagogo e jornalista polonês Janusz Korczak, de tradição judaica. O segundo, intitulado “Os direitos da criança”, foi escrito em 1986 por Dalmo de Abreu Dallari, jurista e educador brasileiro, de tradição católica. Os dois autores, distantes no tempo e no espaço, tiveram a vida marcada pela oposição a regimes opressores – o nazismo na Europa e a ditadura civil-militar no Brasil – e têm em comum um olhar de profundo respeito pela criança e pela infância.

O prefácio da obra é do reverendo Jaime Wright, que teve papel fundamental na defesa dos direitos humanos em nosso país.

O livro conta, ainda, com uma versão condensada dos dez princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança, de 1959. Obra essencial para iluminar as discussões sobre a proteção à infância em nossos dias.

Sobre os autores

Janusz Korczak, pseudônimo de Henryk Goldszmit, foi pediatra, pedagogo, jornalista, escritor e ativista polonês e dedicou a vida à causa das infâncias. Nasceu em Varsóvia, em 1878, no seio de uma próspera família judaica.

Formou‐se em Medicina pela Universidade de Varsóvia e se notabilizou por seu trabalho de atendimento a crianças carentes e órfãs. Fundou o orfanato Dom Sierot, onde colocou em prática sua visão revolucionária de uma educação baseada na democracia, na autogestão e no direito das crianças à liberdade e a uma vida digna.

Escreveu muitos livros, dentre os quais se destacam Quando eu voltar a ser criança, de 1926, e O direito da criança ao respeito, de 1929.

Durante a ocupação nazista na Polônia, seu orfanato funcionou dentro do gueto de Varsóvia e abrigou cerca de 200 crianças judias. Morreu em 1942, assassinado junto com elas, no campo de extermínio de Treblinka.

Dalmo de Abreu Dallari foi um professor universitário e jurista brasileiro. Professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, pela qual se formou e da qual foi diretor, foi um prolífico escritor na área do direito. Entre suas obras destaca-se Elementos de Teoria Geral do Estado.

Nasceu na cidade paulista de Serra Negra, em 1931. Seu pai era descendente de italianos e era dono de uma sapataria. A família se mudou para a capital paulista em 1947 para que os filhos homens pudessem estudar. Dalmo cresceu ouvindo o pai explicar as matérias de jornal para o povo humilde do campo, que era analfabeto. Sua liderança política entre a população da cidade influenciou muito a vida de Dalmo.

Foi secretário dos Negócios Jurídicos da prefeitura de São Paulo de 1990 a 1992, na gestão da prefeita Luiza Erundina.

Em 1996 tornou-se professor catedrático da UNESCO na cadeira de Educação para a Paz, Direitos Humanos e Democracia e Tolerância, criada na USP, tendo participado de seu primeiro Congresso em 1998.

Dalmo morreu em 8 de abril de 2022, aos 90 anos, na capital paulista, por insuficiência respiratória. Deixou esposa (Sueli Gandolfi Dallari, também jurista e professora na Faculdade de Saúde Pública), 7 filhos, 13 netos e 2 bisnetos. Do seu primeiro casamento, foi pai de Maria Paula Dallari Bucci e Pedro Dallari, também professores na USP.

Fonte: Wikipédia

Summus Editorial: www.gruposummus.com.br

Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890

20
20