Orquestra Sinfônica de Jerusalém se apresenta em São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto
Concertos beneficentes acontecem em prol da Congregação Israelita Paulista (CIP)
A Congregação Israelita Paulista (CIP) realiza no dia 28 de agosto, na Sala São Paulo, Concerto Beneficente com a “Orquestra Sinfônica de Jerusalém” sob regência do consagrado Maestro Yeruham Scharovsky (foto) e solo de Danielle Akta, a violoncelista prodígio de 19 anos de idade nomeada pelo Daily Gazette como uma das 10 melhores artistas de música clássica em 2016.
O programa vai apresentar: Abertura da Ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes; “Concerto para Violoncelo e Orquestra de Elgar e a Sinfonia N° 4, em fá menor, de Tchaikovsky.
O mesmo programa também será apresentado dia no dia 27 de agosto, às 20h, no Teatro Castro Mendes, em Campinas e no dia 30 de agosto, às 20h, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
No dia 29 de agosto, das 9h30 às 11h30, o Maestro Sharovsky e a solista Danielle Akta acompanhados de alguns músicos da Orquestra Sinfônica de Jerusalém farão uma masterclass inédita com integrantes da Orquestra Sinfônica Heliópolis, a primeira do mundo em uma favela e do Instituto Bacarelli, em São Paulo.
Os ingressos tem preços de R$ 50,00 a R$ 360,00 e estão disponíveis através dos seguintes links:
Apresentação em São Paulo: https://cip.byinti.com/
Campinas: https://bileto.sympla.com.br/event/74436/d/145203
Ribeirão Preto: https://bit.ly/cip_ribeirao
Orquestra Sinfônica de Jerusalém
A Orquestra Sinfônica de Jerusalém (OSJ) foi fundada em 1930 com o nome de Orquestra do Serviço de Radiodifusão Palestino, e tornou-se Orquestra da Rádio de Israel a partir de 1948, data da independência do Estado Judeu. Adotou seu nome atual nos anos 1970.
A OSJ faz turnês pela Europa e EUA, apresentando-se em salas de concertos como a Musikverein de Viena, a Philharmonie em Colônia e teatros em Düsseldorf, Frankfurt e Lucerna, o Carnegie Hall de Nova York e o Colón de Buenos Aires.
O maestro Yeruham Scharovsky
O maestro Yeruham Scharovsky iniciou sua formação musical em seu país natal, Argentina. Na década de 1970, mudou-se para Israel após ter ganho uma bolsa de estudos da “Academia Superior de Música Rubin” de Jerusalém.
Em 1990 foi escolhido por Zubin Mehta para receber o prêmio de “Jovem Artista do Ano”, e consequentemente regeu o concerto de Gala da Orquestra Filarmônica de Israel. Em 1991, foi o primeiro maestro israelense a ser convidado para reger a Orquestra Filarmônica de Moscou em uma turnê de concertos da antiga União Soviética.
Entre 1991 e 1995 foi Diretor Artístico e Maestro Principal da Sinfonieta Ra’anana de Israel e, entre 1998 e 2004, da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), no Rio de Janeiro, onde foi idealizador e fundador da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, em 1999, recebendo em 2003 o título de “Cidadão Honorário do Rio de Janeiro” por sua contribuição artística, social e cultural.
Ao longo de sua carreira, Scharovsky regeu mais de 50 orquestras de destaque em mais de 20 países, além de ter desenvolvido vasta atividade social e no campo da Educação Musical.
A solista Danielle Akta
Elogiada por críticos musicais ao redor do mundo e considerada como uma das principais jovens violoncelistas prodígios, a israelense Danielle Akta foi nomeada pelo Daily Gazette como uma das 10 melhores artistas de música clássica em 2016, e ganhou o “Critic’s Choice” em música clássica pelo Times Union no mesmo ano.
Bolsista da Fundação Internacional Vladimir Spivakov, da Russia, ela também recebeu o Prêmio ‘Oleg Yankovsky’ de Descoberta Artística de 2016, o Prêmio “Jovem Artista”, além da bolsa da Fundação Cultural América-Israel com distinção desde 2013 e a Bolsa Wolfgang Laufer Memorial Cello para Mérito Excepcional. Nascida em 2002 em uma família de músicos, Danielle toca um violoncelo Enrico Orselli graciosamente colocado à sua disposição pelo Dr. Moshe Kantor através da Fundação Internacional Vladimir Spivakov.
A Congregação Israelita Paulista (CIP)
Fundada por judeus alemães que fugiram da Europa durante a Segunda Guerra Mundial, a Congregação Israelita Paulista (CIP), é considerada a maior comunidade judaica liberal da América Latina. Desde a sua fundação em 1936 vem unindo a tradição à inovação, promovendo um judaísmo inclusivo que contribui para o aprimoramento do indivíduo, da comunidade e da sociedade. Considerada a maior comunidade judaica liberal da América Latina, a CIP oferece inúmeros serviços e programas relevantes para seus membros, é reconhecida como modelo de acolhimento, inserção social e de educação abrangente.