Rosh Hashaná 5783 – Por Bernardo Sorj
Qual é a medida da passagem do tempo coletivo? O quanto nos aproximamos dos tempos messiânicos.
E qual é a medida da passagem do tempo individual? O quanto contribuímos para nos aproximar aos tempos messiânicos.
E os tempos messiânicos não são difíceis de descrever.
Tempos em que todas as crianças receberão uma boa alimentação, assistência médica e educação de qualidade.
E os pais, além de transmitir afeto, agirão com prudência sempre ouvindo as razões de seus filhos, não se aproveitando de que são mais poderosos para impor medos e castigos, valorizando a curiosidade e a dúvida, não confundindo amor com possessão.
Tempos em que todos os adultos foram crianças felizes. Que não usarão a violência porque não a sofreram, que respeitarão as opiniões e escolhas dos outros porque as deles foram respeitadas, que serão justos porque viveram a justiça nos seus lares e nas suas sociedades.
Tempos em que o convívio com as crianças transformará os adultos em pessoas melhores, sendo, como elas, curiosos e disfrutando da convivência sem se perguntar sobre a raça, religião ou posição social do interlocutor.
Tempos em que não haverá espaço para falsos messias, pois para se sentir protegido ninguém deverá renunciar a encontrar seu caminho, suas verdades e seus afetos.
Porque construímos os tempos messiânicos em cada um de nossos atos, e a passagem do tempo nos permite aprender a amar, e a amar aprender, agradecemos:
Shehechyanu, ve´quimanu ve’higuianu lazman haze
Que vivemos, que existimos, que chegamos, a este momento.
BERNARDO SORJ
Bernardo Sorj, cursou o B.A. e M.A. em História e Sociologia na Universidade de Haifa, Israel, e obteve o título de Ph.D. em Sociologia na Universidade de Manchester, Inglaterra. Foi professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais, do Instituto de Relações Internacionais da PUC/RJ e professor titular de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor visitante em diversas universidades e centros de pesquisa na Europa, Israel e nos Estados Unidos. Autor de 30 livros publicados em várias lingas e mais de 100 artigos acadêmico. Atualmente é diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e de Plataforma Democrática.