Em evidência – Gente que acontece e faz acontecer
Luiz Kignel, Ministra Rosa Weber, Ministro Luís Roberto Barroso, Renato Ochman, Miriam Vasserman , Ricardo Berkiensztat, Michel Gordon, Sebastian Watenberg, Daniel Bialski, Márcio Chachamovich, Marcelo Lemos Dornelles, Ângela Salton Rotunno, Luciano de Faria Brasil, Israel Blajberg, Prof. Sebastião Amoêdo e Max Nahmias, dentre outros.
CONIB participa da posse de Rosa Weber e Luis Roberto Barroso na Presidência e na Vice Presidência do STF
Luiz Kignel, diretor da CONIB, representou a instituição na cerimônia de posse da Ministra Rosa Weber e do Ministro Luís Roberto Barroso na Presidência e na Vice Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (12).
“O discurso de posse da Ministra Rosa Weber na Presidência do STF deu o tom de seu mandato: o combate ao discurso de ódio, a proteção das minorias, a não aceitação de discriminação de qualquer espécie e a preservação da democracia. Ficamos felizes pelo honroso convite e satisfeitos pelo completo alinhamento da CONIB como representante de uma comunidade judaica plural que preza os mesmos valores da Presidente do STF”, disse Luiz Kignel.
Também presente na cerimônia de posse dos ministros, o presidente do Conselho Consultivo da CONIB e Comissário da OEA para o Monitoramento e o Combate ao Antissemitismo, Fernando Lottenberg, destacou que, no pronunciamento da Ministra Rosa Weber, foram mencionadas a necessidade de combater o discurso de ódio, da proteção das minorias e a não aceitação de discriminação de qualquer espécie, além da defesa da Constituição e da ordem democrática.
Rosa Weber e Luís Roberto Barroso integraram a Missão a Israel organizada pela CONIB, Fisesp e AJC, em junho de 2019, quando mantiveram encontros e troca de experiências com a Suprema Corte daquele país.
Intermediação da Câmara Brasil – Israel gera acordo de 33 bilhões de dólares entre a israelense My Size e a brasileira Santista Têxtil
Um contato intermediado pela Câmara Brasil- Israel (BRIL Chamber) há sete meses atrás entre a israelense My Size (plataforma de comercio e soluções de mediação orientadas por Inteligência Artificial) e a brasileira Santista Têxtil (que tem mais de 93 anos de experiência no mercado brasileiro) levou à concretização de uma Joint Venture de 33 bilhões de dólares criada para atender o mercado brasileiro de vestuário com tecnologia de dimensionamento e soluções de sustentabilidade para varejistas.
Por meio da joint venture, os produtos da MySize serão comercializados diretamente para a extensa base de clientes da Santista, que inclui marcas de renome nacional e internacional.
O acesso ao MySizeID pode reduzir as devoluções dessas marcas em até 50% e aumentar o tamanho médio do pedido. Além disso, o recém-lançado FirstLook Smart Mirror, uma tela de toque interativa semelhante a um espelho para lojas físicas que oferece ajuste personalizado e recomendações de produtos, estará disponível.
“Estamos radiantes em termos cumprido o nosso papel ao fazer esse importante “match” que levou à concretização desse negócio bilionário entre a My Size e a Santista Têxtil. Os diretores da My Size ficaram tão empolgados, que postaram diversas mensagens nas redes sociais destacando o papel da BRIL Chamber no impulsionamento deste negócio”, declarou o presidente da Câmara Brasil-Israel, Renato Ochman.
Veja a matéria na imprensa internacional em: https://finance.yahoo.com/news/mysize-santista-t-xtil-create-130000653.html?guccounter=1
Miriam Vasserman foi entrevistada pelo “Fisesp Debate Podcast”
No terceiro episódio do “Fisesp Debate Podcast”, que foi ao ar dia 08 de setembro, Ricardo Berkiensztat traz uma entrevista com a vice-presidente da Fisesp, Miriam Vasserman.
Considerada uma líder feminina Miriam fala sobre sua relação com o judaísmo e sua extensa atuação comunitária à frente da CIP, do WUPJ e da Fisesp, onde quebrou paradigmas ao lançar o Grupo de Empoderamento de Liderança Feminina (ELF- Fisesp) que tem como uma de suas principais bandeiras o combate à violência doméstica.
O “Fisesp Debate Podcast” apresenta semanalmente (todas as quintas-feiras) algum tema importante dentro da comunidade judaica, de Israel ou que tenha alguma relação com os valores judaicos. As entrevistas ficam a cargo do presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat, que é jornalista de formação.
Acompanhe este episódio em: https://youtu.be/uG94NRAQUIk ou no Spotify https://open.spotify.com/episode/6jRv9GBr7an7ffOSmSzWAj?si=VueTU2VzS_mp2x12sjF6Cg
Palestra sobre os judeus no Iraque com Michel Gordon
Michel Gordon movimentou a B’nai B’rith São Paulo para falar sobre os judeus no Iraque, assunto no qual ele é expert. O mediador foi Olívio Guedes.
Michel Gordon é formado em física na USP, mestrado em Oceanografia na USP e mestrado em Islamismo e Oriente Médio pela Universidade Hebraica de Jerusalém.
Desde 2001, realiza diversas viagens pelo Oriente Médio, norte da África e Asia Central, passando por países como Síria, Iraque e Irã, em busca das comunidades judaicas. Publicou o livro “Um Judeu no Isla” (Maayanot, 2009) sobre sinagogas no mundo e “My Tehran, Your Tehran”, pelo Iranian Artists Forum, em Teerã (2015). Atualmente é gestor de riscos no Banco Safra.
CONIB e FIRS assinam Termo de Cooperação Técnica com Ministério Público
A Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) assinaram Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público do RS (MP-RS), com o objetivo de implementar medidas e políticas institucionais para proteger e garantir os direitos de igualdade e da não discriminação, além de ações de prevenção e combate ao discurso de ódio e intolerância.
Estiveram presentes o presidente da FIRS e diretor da CONIB, Sebastian Watenberg, o vice-presidente da CONIB, Daniel Bialski, o vice-presidente jurídico da FIRS, Márcio Chachamovich, o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Marcelo Lemos Dornelles, a Subprocuradora Geral de Justiça para Assuntos jurídicos, Dra. Ângela Salton Rotunno e o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Dr. Luciano de Faria Brasil.
De acordo com Sebastian Watenberg, presidente da FIRS, o discurso do ódio fomenta a violência e ataca direitos fundamentais do ser humano, por isso, precisa ser combatido. “Esse acordo firma um importante capítulo para a história da nossa sociedade. Onde a ação conjunta da FIRS, CONIB e MP-RS favorece a adoção de medidas efetivas para o enfrentamento de todo o tipo de preconceito, seja ele religioso, racial ou discriminatório”, diz ele.
O vice-presidente da CONIB, Daniel Bialski afirmou que “o acordo com o MP-RS auxilia não somente a comunidade judaica, mas todas as comunidades que representam as minorias e que, infelizmente, são alvo de discurso de ódio”.
O acordo prevê a troca de informações e ações articuladas para combater todos os tipos de preconceito com as minorias, principalmente as manifestações de ódio e de intolerância de caráter antissemita ou racista.
Professor Israel Blajberg e o Museu Judaico do RJ recebem o Colar do Mérito Pedro, O Libertador
O Conselho de Minerva, ONG da Sociedade Civil que congrega Antigos Alunos da UFRJ, realizou no último dia 8 a Outorga do Colar do Mérito Pedro, O Libertador, ao Museu Judaico do Rio de Janeiro, e ao Prof. Israel Blajberg. A cerimônia foi conduzida na sede do Museu pelo Prof. Dr. Sebastião Amoêdo, Presidente do Conselho de Minerva e Chanceler da Congregação do Colar do Mérito Pedro, O Libertador.
O Prof. Amoedo fez um brilhante histórico da atuação de Dom Pedro I, da Casa de Bragança, que confrontou o Santo Oficio, terrível instrumento de perseguição e conversões forçadas. O Dr. Max NAhmias, presidente do Museu Judaico, destacou as raízes familiares na descendência da Casa de Bragança, que aproximariam em muito a família real portuguesa e consequentemente a brasileira à uma ancestralidade judaica.
Em sua alocução, o Prof. Blajberg lembrou também que antes de Tiradentes, alguém já havia se erguido contra o estado lusitano. Manoel Beckman, o Bequimão como os maranhenses o chamavam, nascido em Lisboa, herdou de seus antepassados as raízes ocultas de cristão-novo. Revoltando-se contra o colonizador português, seria pois o verdadeiro proto-martir de nossa independência, com todo o respeito até hoje devotado à memória de Joaquim José e demais Inconfidentes da Vila Rica.