Em evidência – Gente que acontece e faz acontecer
André Tal, Sergio e Ana Lucia Szachnowicz, Katia Cytryn-Silverman, cônsules de Israel Rafael Erdriech, dos Emirados Árabes Ibrahim Salem Alalawi e das Ilhas Marshal Paula Furfaro, Rafael Birmann, Juliana Kraiser, Renata Cohen, Fernando Lottenberg, Ricardo Berkiensztat, Abraham Goldstein, Szyja Lorber e Marco Antonio Kriger, dentre outros.
Record TV e ‘Domingo Espetacular’ participam do Emmy Awards
O jornalista André Tal, autor da matéria ‘Pesquisa sobre Parkinson’ que concorreu ao Emmy Awards pela Record TV e programa Domingo Espetacular, na categoria Notícias e Assuntos Atuais, esteve em Nova York no último dia 28 de setembro para receber o certificado pela sua participação na premiação, considerada o Oscar da televisão.
Na reportagem, André apresentou sua própria história e revelou que lutou durante anos em segredo contra a doença de Parkinson. Ele já ganhou dois prêmios Esso e um prêmio Embratel e foi indicado ao Emmy pela primeira vez.
“Acho que, mais do que ter o trabalho reconhecido, o que me deixa feliz é mostrar que, apesar de um diagnóstico como esse, eu continuo fazendo coisas grandes, a ponto de ser indicado para a final de um prêmio como o Emmy. Mesmo com Parkinson, a gente está ali disputando com as feras do jornalismo mundial. Então, o diagnóstico não foi um sinal de que tudo acabou, a vida continua. Isso que é o mais legal, isso é que me deixa mais orgulhoso”, disse ele ao ser entrevistado pelo R7.
A vencedora na categoria foi a produção alemã “Em Busca dos Monstros”, sobre Mohamedou Slahi, considerado um dos terroristas mais perigosos do mundo e que ficou preso em Guantánamo por 14 anos.
Conhecendo os encantos do Perú
Porque ninguém é de ferro, o cirurgião do aparelho digestivo Sergio Szachnowicz e sua esposa Ana Lucia usufruíram de merecidas férias no Peru. Na agenda, como não poderia deixar de ser, visita à montanha de Machu Picchu com sua misteriosa cidade dos Incas, aliás, um dos lugares mais visitados daquele país e que é considerado um dos monumentos arqueológicos e arquitetônicos mais importantes do mundo.
Cônsules de Israel e dos Emirados Árabes prestigiam aula sobre Arqueologia Islâmica
No dia 22 de setembro, na Universidade de São Paulo – USP, foi proferida uma aula sobre Arqueologia Islâmica pela professora carioca Katia Cytryn-Silverman. Ela fez aliá para Israel no final dos nos 80 e dá aula de arqueologia na Universidade Hebraica de Jerusalém. Katia palestrou sobre Arqueologia Islâmica para alunos, professores e foi prestigiada pelo Cônsul de Israel Rafael Erdriech, Cônsul dos Emirados Árabes – Ibrahim Salem Alalawi e Cônsul das Ilhas Marshal – Paula Furfaro.
“Uma professora da Universidade de Jerusalem, ministrando uma aula sobre Arqueologia Islâmica no Oriente Médio é muito bom. Estamos numa era moderna onde os cônsules dos Emirados e o de Israel estão um ao lado do outro simbolizando uma grande e bonita mudança no Oriente Médio. Agora estamos alcançando um futuro melhor”, disse o Cônsul de Israel, Rafael Erdriech.
O Cônsul dos Emirados Arabes respondeu: “Agradeço muito pelo convite feito. Temos que mostrar ao mundo que podemos conviver em paz um com o outro e que podemos aceitar um ao outro do jeito que ele, pensando no futuro. E ter estado nessa aula mostra que é possível”.
Birmann 32 – Um Edifício sublime na Avenida Faria Lima em São Paulo
Dois bilhões de reais. Esse é o valor avaliado do Edificio Birmann 32: um empreendimento pensado para ser um marco urbanístico e arquitetônico em São Paulo. Vale destacar alguns detalhes do B32: com 125 metros de altura, o prédio conta com lajes comerciais de mais de dois mil metros com core central, colunas somente na periferia, fachada de vidros insulados completamente transparentes. Também possui um teatro Multi Purpose com capacidade para 500 pessoas, que é uma ótima opção para eventos em geral, além de uma praça toda aberta com ativações e programações especiais, promovendo a integração urbana em um dos melhores endereços da cidade.
O projeto inclui ainda o fabuloso ambiente do restaurante Dasian e cafés. A escultura da Baleia que fica defronte à entrada do prédio é de metal e possui 20 metros de largura por 6m de altura.
Localizado no número 3732 da Faria Lima, no Itaim Bibi, o edifício foi idealizado por Rafael Birmann, empresário que se tornou referência no segmento e já esteve à frente de mais de 20 empreendimentos corporativos.
…
…
…
Câmara Brasil- Israel apresenta empresas israelenses no evento Think Food By RG
Juliana Kraiser e Renata Cohen
Israel vem se destacando mundialmente no mercado de Food Tech (tecnologia de alimentos) com inovações como alimentos a base de plantas e refeições desidratadas. Por lá já são mais de 400 empresas de Foodtech, sendo que cerca de metade delas foram fundadas nos últimos cinco anos O investimento em startups ligadas a inovação com alimentos duplicou no último ano, chegando a USD2,3bi, sendo que o setor que mais recebeu investimento foi o de proteínas alternativas.
A Câmara Brasil- Israel (BRIL Chamber) participou no dia 29 de setembro, do evento “Think Food By RG”, que apresentou novas tecnologias que prometem mudar o mercado de food.
A BRIL tem uma parceria com a RG Nutri, (que traz soluções desde a cadeia de alimentos até o posicionamento de mercado e a estratégia de marketing), para apresentar tecnologias, produtos, inovações e serviços israelenses que possam ser atrativos e absorvidos pelo mercado brasileiro, como é o caso das israelenses Anina Culinary Art e a Duox Matok, que participaram do evento após aproximação realizada pela Câmara entre a RG Nutri e as empresas israelenses.
O “Think Food By RG” discutiu temas como investimento estratégico e novas formas de validação com Inteligência Artifical e Tecnologia para o mundo dos alimentos, entre outros. Além da Anina e da DouxMatok, as empresas Super Opa, Food to Save, Muda meu Mundo e Beleaf apresentaram propostas comerciais para fomentar negócios.
Juliana Kraiser, diretora da BRIL fez uma apresentação sobre Israel e sobre a BRIL Chamber e destacou a importância das parcerias entre Brasil e Israel: “Estamos aqui hoje para apresentar o que há de melhor em Israel com o objetivo de fazer “matchmaking” com o que há de melhor no Brasil. Queremos unir as pessoas, as culturas e as empresas para que se conheçam e gerem novos negócios”, frisou Juliana.
Fernando Lottenberg é o entrevistado do “Fisesp Debate Podcast”
Fernando Lottenberg é o entrevistado do “Fisesp Debate Podcast”, que já está no ar. Com extensa vida comunitária, Fernando, que ocupou a presidência da Conib por duas gestões, ocupa hoje o cargo de Comissário da OEA para o monitoramento e combate ao antissemitismo.
Em entrevista ao presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat, ele fala, entre outros temas, sobre o crescimento e o combate ao antissemitismo, a relação entre Brasil e Israel e a polarização nas eleições.
O “Fisesp Debate Podcast” apresenta semanalmente (todas as quintas-feiras) algum tema importante dentro da comunidade judaica, de Israel ou que tenha alguma relação com os valores judaicos. As entrevistas ficam a cargo do presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat, que é jornalista de formação.
Acompanhe este episódio no You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=EPw-XfID4ic
ou no Spotify https://open.spotify.com/episode/1ecm3WRz2yU5TVCEl53hgS?si=i6RHKwZiTZOKnRlzRqpvQA .
Curitiba presta homenagem a memória de Ester Proveller dando seu nome a projeto beneficente
“Ester Proveller foi uma presidente brilhante e muito ativa da Kehilá de Curitiba, foi presidente de sua Loja Chaim Weizmann, sempre presente e colaboradora”, declarou o presidente da B’nai B’rith Brasil, Abraham Goldstein em seu discurso durante o cabalat shabat na Sinagoga Beit Yaacov, de Curitiba, na noite de 16 de setembro.
Na ocasião, deu-se o nome de Ester Proveller ao Projeto Infantil da comunidade israelita, ao qual se integrou a B’nai B’rith para beneficiar o Instituto Ama – Associação Mantenedora de Apoio à Criança de Risco e com Câncer, que funciona no bairro Capão da Imbuia, atendendo 63 crianças na sua sede e outras 60 em suas casas.
O evento contou com a presença de autoridades, dirigentes das instituições judaicas de Curitiba, membros da B’nai B’rith, familiares e amigas de Ester Proveller Z”L, além de ativistas, coordenadores, voluntários do projeto e da diretora do Instituto Ama, Mirele Macedo Fonseca.
Na ocasião, falou ainda o presidente da Loja Chaim Weizmann da B’nai B’rith de Curitiba, Szyja Lorber, que destacou “o notável espírito comunitário” de Ester Proveller em sua atuação dentro e forma da comunidade israelita, atuando durante anos como incentivadora e presidente da UNIART – Universidade Livre do Artesanato e Cultura Popular do Paraná, bem como sua dedicação ao projeto Tikun Olam que lançou pela B’nai B’rith em 2015 para as crianças internas do Hospital Pequeno Príncipe.
O cientista Marco Antonio Kriger, filho de Ester Proveller, também agradeceu as homenagens prestadas à sua mãe.