Câncer de mama: o que é preciso saber

O Outubro Rosa, que alerta para a prevenção do câncer de mama, é um movimento mundial de grande sucesso, que existe há mais de três décadas. E nada mais propício neste momento do que conhecer mais sobre essa terrível doença e o fazemos através daquele que mais entende do assunto: o Grupo de mamografia da Eigier diagnósticos.

O que é:

A doença é resultado de uma proliferação desordenada das células mamárias, sendo os tipos mais comuns envolvendo os ductos (carcinomas ductais) ou os lóbulos (carcinomas lobulares). Podem ser ligados a fatores hereditários ou esporádicos, sendo que estes correspondem a mais de 90 %, ou seja, a maioria dos cânceres de mama não são ligados a histórico familiar.

Incidência:

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum na mulher. A probabilidade da mulher apresentar câncer de mama durante a vida é de 12,5 %, ou seja, uma em cada oito mulheres desenvolverá a doença ao longo de suas vidas. A incidência aumenta após os 50 anos, mas pode acometer qualquer faixa etária. Ele é raro em mulheres jovens, porém costuma ser mais agressivo e sua incidência vem aumentando.

Fatores de risco:

Alguns fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar, mutação genética, exposição prolongada aos hormônios femininos, sobrepeso, dieta, uso de contraceptivos e reposição hormonal.

Como diagnosticar:

Para um diagnóstico precoce, que seria ideal, a maneira mais eficiente é fazer os exames de rotina, ou seja, o rastreamento com mamografia.

Qualquer alteração na palpação da mama ou outras alterações como retração do mamilo, o médico deve ser consultado.

Evolução da doença:

Quando diagnosticado precocemente, a chances de cura são maiores que 90% e os tratamentos estão melhorando a cada ano. Quanto mais precocemente o diagnóstico for feito, maiores as chances de cura.

Quais exames fazer e quando:

Para a população geral (sem risco aumentado para câncer de mama), o ideal é fazer uma mamografia anualmente após os 40 anos. Outros exames como ultrassonografia e por vezes a Ressonância magnética também podem ser solicitadas pelo médico, de acordo com cada caso.

Como prevenir o câncer de mama:

Como prevenção primária da doença, podemos incluir atividade física, manter peso corporal adequado, alimentação saudável e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. Os hábitos e estilo de vida estão cada vez mais associados ao risco do desenvolvimento da doença.


A Eigier Diagnósticos é o braço clinico do Grupo Eigier

O Grupo está há mais de 37 anos no mercado e é responsável pelo controle de empresas especializadas que atuam em medicina diagnóstica por imagem.

Fundado pelo médico radiologista Dr. Alberto Eigier, o empreendimento iniciou-se na capital paulista em 1978, com a inauguração de sua clínica particular, percursora em ultrassonografia no Brasil.

O Grupo conta com uma equipe de mais de 500 profissionais entre médicos radiologistas especializados em diversas modalidades, enfermeiras, técnicos e pessoal administrativo.

Saiba mais: https://eigierdiagnosticos.com.br/