Agenda GC – O que há de melhor

Lançamento do livro “Entre as sombras e os sóis” de Carlos Reiss, III Prêmio Isaías Golgher, um concurso de ensaios de Estudos Judaicos, exposição “A Fronteira da Poesia” de Leo Laniado, II Congresso Internacional de Estudos Sefarditas (CIES) no RJ e Curso de Hebraico na Wizo SP.


Coordenador do Museu do Holocausto conta em livro a história da avó

que sobreviveu ao nazismo e veio morar no Brasil

O livro terá lançamento em Curitiba em 20 de novembro e em Belo Horizonte em 4 e 5 de dezembro.

Carlos Reiss, coordenador do primeiro Museu do Holocausto do País, localizado em Curitiba, está lançando o livro “Entre as sombras e os sóis”, em que resgata a história da avó Sara, que sobreviveu ao nazismo. “Como coordenador do Museu do Holocausto, diariamente, contamos histórias de vítimas desse genocídio e transmitimos suas lições éticas. Este é um dos princípios pedagógicos: personificar a Shoá. Dar os nomes, mostrar os rostos, humanizar, criar empatia, desenvolver a alteridade. Fugir de números, de estatísticas, de datas aleatórias e de informações enciclopédicas“, diz ele. E continua: “A tarefa de contar a jornada de minha avó paterna Sara e de traçar nossas raízes não foi das mais fáceis. O trabalho de imortalizá-la por meio da escrita englobaria uma imersão consciente em capítulos obscuros não apenas dela, mas da história do povo judeu – que já não vive, em grande parte, nos locais onde viviam nossos recentes antepassados”.

Reiss conta que a avó veio para o Brasil ainda jovem, depois de passar pelo gueto de Lodz e por campos de concentração e extermínio, incluindo o complexo de Auschwitz. Ele destaca a força interior e a capacidade de resiliência da avó para construir uma nova família e criar seus três sóis (filhos), após perder tudo e todos em meio às sombras e à escuridão do genocídio.

A obra (cujo título é inspirado na canção “Minha Casa”, do compositor Zeca Baleiro), é a segunda publicação de Reiss.

O livro terá lançamento em Curitiba em 20 de novembro e em Belo Horizonte em 4 e 5 de dezembro. “Entre as sombras e os sóis” pode ser adquirido no site da editora: www.editorafolhasderelva.com.br .


III Prêmio Isaías Golgher, um concurso de ensaios de Estudos Judaicos

A inscrição vai até o dia 01 de dezembro de 2022 e somente pela Internet.

Promovido pela professora Lyslei Nascimento, da Universidade Federal de Minas Gerais, a terceira edição do Prêmio Isaías Golgher é um concurso de ensaios de Estudos Judaicos,

O Prêmio Isaías Golgher foi criado pelo Instituto Cidades Criativas e o Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG para homenagear o historiador Isaías Golgher, distinguindo escritores, pesquisadores e ensaístas brasileiros, residentes ou não no Brasil, que desenvolvam ensaios, em língua portuguesa, na área dos Estudos Judaicos.

Não haverá taxa de inscrição e o manuscrito deverá ser inscrito exclusivamente pelo autor da obra, com o preenchimento do Formulário de Inscrição disponível nos sites:

Instituto Cidades Criativas: http://www.cidadescriativas.org.br e

Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG: http://www.letras.ufmg.br/nucleos/nej/ .

Informe-se mais: cejudaic@usp.br – Tel.: +55 11 2648-6120


Exposição “A Fronteira da Poesia” de Leo Laniado

Com curadoria de Carlos Zibel, a exposição “A Fronteira da Poesia” de Leo Laniado foi aberta no último dia 29 de outubro na Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, litoral paulista, onde poderá ser vista até o dia 4 de dezembro. O endereço é Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão.


II Congresso Internacional de Estudos Sefarditas (CIES) no Rio de Janeiro

De 16 a 20 de agosto de 2023 ocorrerá a segunda edição do Congresso Internacional de Estudos Sefarditas (CIES), organizado por iniciativa do Centro de Estudos Judaicos da Amazônia (CEJA).

A chamada para comunicações estará aberta até o dia 31 de janeiro de 2023.

São convidados estudantes, professores e estudiosos do Sefardismo em geral a participarem do Congresso. O tema pode ser estudado a partir de qualquer um dos seguintes contextos e eixos temáticos: histórico, geográfico, literário, linguístico, social, religioso, musical, teatral, científico, gastronômico, espiritual e monográfico.

O evento ocorrerá na modalidade presencial, no Rio de Janeiro, e haverá emissão de Certificado de Participação.

Mais informações: www.amazoniajudaica.com.brcies.ceja@gmail.com


Curso de Hebraico na Wizo SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.