Luciana Brajterman é a nova diretora de Desenvolvimento da Brazil Foundation – Por Glorinha Cohen

“ Esta oportunidade significa a concretização da minha trajetória profissional somada ao meu fascínio e curiosidade de saber o que move uma pessoa a doar, qual o legado que o indivíduo quer deixar para o mundo, qual a causa que uma determinada empresa quer apoiar. Ou seja, como as pessoas, fundações e empresas querem impactar a transformação social ”.

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá, certificada em Marketing Communications pela University of California, Irvine e com MBA em Marketing pela FIA Business School com estudos na Columbia University, NY, Luciana Brajterman é descendente de imigrantes poloneses, nasceu e cresceu no Rio de Janeiro e é daquelas raras pessoas que facilmente ganham nossa admiração. E isto se deve não só ao seu jeito simpático e meigo de ser, como também ao fato de que ela enfrenta qualquer desafio com obstinação e guarra, o que inevitavelmente a conduz ao sucesso em todos seus empreendimentos.

São mais de duas décadas em que a inquietude que lhe é peculiar a incentiva a buscar coisas diferentes e a se superar, fazendo-a galgar cargos importantes como, por exemplo, aquele de gerente comercial na CesceBrasil, filial brasileira do grupo multinacional Cesce – especializado em seguro de crédito e seguro garantia -, onde criou a área de Marketing e Comunicação se tornando posteriormente sua superintendente, ou quando assumiu a responsabilidade pela estratégia de comunicação das filiais da Latam em sete países, apenas para citar dois exemplos.

Com tal currículo, não é de estranhar que Luciana agora suba mais um degrau em sua brilhante carreira ao ser nomeada Diretora de Desenvolvimento da BrazilFoundation, fundação que mobiliza recursos para ideias e ações que transformam o Brasil por meio da filantropia estratégica. Ela será responsável pelo planejamento, implementação e execução de uma estratégia de desenvolvimento para atrair doações individuais, corporativas e de fundações privadas no Brasil e em Nova York, onde deverá estar baseada a partir de abril do próximo ano.

“Tenho mais de vinte anos de experiência em empresas multinacionais nas áreas comercial, marketing e comunicação e mais de doze anos de experiência como voluntária em organizações como Na’amat São Paulo, Associação Cultural Jewish In, Exalt – NYC e sempre tive um interesse genuíno pela filantropia. Esta oportunidade significa a concretização da minha trajetória profissional somada ao meu fascínio e curiosidade de saber o que move uma pessoa a doar, qual o legado que o indivíduo quer deixar para o mundo, qual a causa que uma determinada empresa quer apoiar. Ou seja, como as pessoas, fundações e empresas querem impactar a transformação social”, diz Luciana, frente à responsabilidade do novo cargo. E finaliza:

“Tenho alguns projetos bem interessantes para 2023 e o mais desafiador é contribuir com a promoção da cultura de doação no Brasil e da conscientização da importância do investimento social”.