Sinagoga Chai Menachem ganha nova sede em Higienópolis

Inauguração contou com a presença de cerca de 500 pessoas

Em meados de 2018, algumas famílias e amigos do Rabino Belinow deram início a um projeto inovador junto à uma comunidade em formação e decidiram abrir um espaço para vivenciar o judaísmo entre amigos, de forma alegre, harmônica e acolhedora. Assim nasceu a Comunidade Chai Menachem, filiada ao Movimento Chabad Mundial. Em pouco tempo, o Rabino Belinow e sua esposa Chanie, ficaram conhecidos pela maneira acolhedora de receber cada frequentador e de transmitir ensinamentos judaicos e a Sinagoga começou a crescer e agregar novos membros.

No último dia 20 de novembro a Sinagoga Chai Menachem inaugurou sua nova Sede, localizada à Rua Conselheiro Brotero, 932, com um evento que contou com a colocação de mezuzá, o descerramento de uma placa em formato de árvore da vida com o nome de todos os doadores, além de discursos e coquetel.

“Sem uma Sede própria, nossos membros passaram por uma peregrinação muito grande, já nos reunimos em salão de festas, buffet, clube, padaria e até mesmo em uma lavanderia. Felizmente hoje estamos inaugurando a nossa Sede própria, graças ao esforço de pessoas especiais que estão nos ajudando”, disse o presidente da Sinagoga Chai Menachem, Marcelo Kauffman.

Com projeto de engenharia de Jacques Bachmann e arquitetônico de Renata Klinovsky, a nova Sede da Sinagoga Chai Menachem , possui dois pavimentos. O térreo conta com uma entrada impactante para o salão da reza que comporta 135 pessoas. Já o pavimento superior possui um salão multiuso para eventos sociais como brit milá, bar-mitzvá, opshernisht, aulas, etc. A sala do Rabino foi concebida para receber todos os frequentadores com muito conforto e privacidade. No subsolo , ainda serão construídos uma cozinha de apoio para eventos sociais, brinquedoteca com salão multiuso e um exuberante terraço com lounge a céu aberto.

“Hoje inauguramos um novo Centro Comunitário para toda a cidade de São Paulo, mas principalmente para atrair novos membros que ainda não tiveram o privilégio de saber o valor do judaísmo e a alegria que ele pode proporcionar. Estamos abrindo mais um ponto de luz, assim como os emissários do Rebe de Lubavitch vem fazendo em várias partes do mundo, para agregar e atrair esses judeus”, declarou o rabino Belinow.

“A primeira pergunta que as pessoas fazem quando falamos da inauguração de uma nova Sinagoga é: será que precisamos de mais uma Sinagoga em São Paulo? Porém, se levarmos em conta que temos cerca de 60 mil judeus em nossa cidade, e que na neilá de Yom Kipur, recebemos cerca de 40% deles na Sinagoga, podemos dizer que sim, precisamos de uma nova Sinagoga em São Paulo. É fundamental trabalharmos para temos o nosso povo reunido e precisamos do trabalho dos rabinos e dos ativistas comunitários”, concluiu o presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Ricardo Berkiensztat.

Crédito fotográfico: Macro Foto e Vídeo

Colocação da Mezuzá

Equipe e frequentadores da Sinagoga

Marcelo Kauffmann, presidente da Sinagoga, e o Rabino Belinow

Chani e o Rabino Belinow com seus filhos

Rabino Belinow fez o descerramento da placa com nome dos doadores

Vista geral da cerimônia

20
20