Alexandru Solomon lança o livro “Bodas de Mármore”
Em noite das mais concorridas, Alexandru Solomon lançou em São Paulo, no Iate Clube de Santos, o livro Bodas de Mármore, o 15° livro de sua autoria, ou como ele prefere dizer, de responsabilidade de Alexandru Solomon. Este é um livro de contos que mereceu o honroso prefácio de Ignácio de Loyola Brandão.
Alexandru nasceu em Bucareste, na Romênia, em 1943 e veio para o Brasil em 1960. Antes de entrar no ITA, estudou no Colégio Rio Branco, em São Paulo, e depois de formado em Eletrônica, fez mestrado em Finanças na Fundação Getúlio Vargas.
Após uma carreira técnica bem sucedida, sucumbiu ao vírus da escrita, com diversas premiações nacionais e internacionais. Aos poucos está se tornando “o empresário que virou escritor”, mesmo que, para tanto, tenha deixado de ser empresário. Como todo maratonista, acredita nos resultados da persistência.
Autor de vários obras, em setembro de 2019 teve seu livro de poesias, A Mega, premiado na Itália como a terceira melhor obra na categoria Livro editado – autores estrangeiros do prêmio Poesia, prosa e artes figurativas Il Convívio 2019. A premiação aconteceu em Giardini Naxos, na província de Messina no dia 27 de outubro de 2019.
Em 2020 repetiu o feito tendo sua obra Bodas de mármore recebido o primeiro prêmio no mesmo concurso. A cerimônia de premiação foi cancelada em virtude da pandemia de CoViD-19.
Alexandru participou das Macabiadas Panamericana e Mundial, sendo medalhista no México e Israel.
Sobre o livro “Bodas de Mármore”
São 25 contos com diversos temas, nos quais se revezam alguns de conteúdo fantástico, outros retratam o cotidiano examinado por um olhar que mistura ironia com ternura e, finalmente, a “nau capitânia” que dá o título à coletânea.
Ao lado de Ababurtinogamerontes, o gigante sábio cuja biografia e peripécias são marcadas por anacronismos a desafiarem, sem estressar, a erudição do leitor, figuram aventuras do cotidiano, uma leitura da alma feminina e até uma imersão no mundo do Bridge – modalidade na qual o Brasil foi campeão mundial e olímpico.
A realidade do mundo do escritório com o trauma do desemprego está presente, ensejando uma oportuna reflexão e possivelmente um sorriso solidário.
É tão comum afirmar; “ no meu tempo, o ensino era tão melhor”. Num breve retorno ao seu colégio – fictício, naturalmente, ou seria o Colégio Rio Branco? – o personagem central revê, muitos anos depois da formatura, o ambiente de tantas emoções passadas, reencontrando um dos seus antigos mestres. Seria um conto autobiográfico?
Em Você nunca soube, estão presentes os sonhos de um adolescente almejando uma conquista improvável. Os sonhos raramente transformam-se em realidade, se isso fosse possível, o que seria da psicologia Junguiana?
No conto Bodas de Mármore – comemoração dos 39 anos – o casal revê o que foi aquele período, sem pretensão de discutir a relação, mas durante uma noite surgem questionamentos do que foram as carreiras, qual o resultado da educação que os filhos receberam para que finalmente… obviamente o final não será revelado aqui.
Confira abaixo alguns flagrantes colhidos durante a noite de autógrafos.
David Solomon prestigia a noite de autógrafos do seu avô Alexandru
Milton Matsumoto e Alexandru Solomon
Ovadia Saadia também estava na fila de autógrafos
Alexandru Solomon, Ralph Chen e Ida Cohen
Jorge Kalman e Alexandru Solomon
Geraldo Dinu Reiss e Alexandru Solomon