Em evidência – Gente que acontece e faz acontecer
David Jacques e Claudia Cohen, Sergio e Andreia Brodsky, Doutoras Lea Tenenholz Grinberg e Daniela Ushizima, Arlene Zular, Beatriz Barasch, Jacqueline Naftal, Joyce Sasson, Marlene Chazin, Marcia Barbu, Monique Dayan, Suely Adissi, Thelma Nudelman, Rivka Rafea, Gilberto Natalini, Daniel Annenberg, Olga Teperman Aizemberg, Sulamita Tabacof, Clea Pilnik, Silvana Gluz, Claudio Lottenberg, Janio Alves, Elana Fridman, Flavio Mendes Bitelman, Sofia Debora Levy, Marcos Knobel, Daniel Bialski e Eduardo Gentil, dentre outros.
David Jacques e Claudia Cohen – anfitriões first class
Sergio e Andreia Brodsky, David Jacques e Claudia Cohen
Os médicos David Jacques e Claudia Cohen receberam para um churrasco regado a muito humor e lembranças, o amigo Serginho Brodsky, a esposa Andreia e os filhos Gabriela, Samy e Chiara. Eles vieram de Melbourne, na Austrália, onde moram, para visitar em São Paulo os pais dele, Ruth e Hector Brodsky, com direito à uma esticada até a Argentina.
Aliás, David, que é urologista, foi convidado para integrar o quadro científico da conceituada ABEMSS – Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual. Vai integrar o Departamento de Cirurgia Peniana na qualidade de Membro para o biênio de 2023 e 2024, conquistando, assim, mais um título em sua brilhante carreira.
Duas brasileiras recebem o Prêmio Pioneiro PMWC pela University of California San Francisco
Duas brasileiras receberam o Prêmio Pioneiro PMWC pela University of California San Francisco: Doutoras Lea Tenenholz Grinberg e Daniela Ushizima.
Elas desenvolveram uma técnica nova e confiável para diagnosticar a doença de Alzheimer e medir a eficácia de tratamentos experimentais.
Lea Tenenholz Grinberg é uma neuropatologista especializada em envelhecimento cerebral, principalmente em doenças de Alzheimer. Atualmente é professora-doutora do Departamento de Patologia da FMUSP e Professora Associada do departamento de Neurologia e Patologia da University of California, San Francisco. É orientadora plena da disciplina de Fisiopatologia Experimental da Faculdade de Medicina da USP . Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neuropatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropatologia, geriatria, autópsia, neurologia e demências.
Pesquisadora de CRD reconhecida por seu papel no desenvolvimento de algoritmos e software para análise automatizada de células, Daniela Ushizima é uma cientista que investiga abordagens computacionais baseadas em Machine Learning para interfacear modelos baseados em dados para caracterização de materiais.
Ela também é professora afiliada do Bakar Computational Health Sciences Institute (BCHSI) da University of California San Francisco, consultora em projetos de imagens biomédicas e cientista da equipe do Machine Learning and Analytics Group na Divisão de Pesquisa Computacional do Berkeley Lab, onde lidera a equipe de Processamento de Imagens/Visão de Máquina.
50 anos de amizade são comemorados em Campos de Jordão
Num mundo em que a comunicação presencial se torna cada vez mais rara, é gratificante constatar que ainda é possível encontrar aquelas que preservam a amizade há 50 anos – a maioria se conheceu na Hebraica de SP – e sempre estão juntas em seus aniversários.
E como tão importante data não poderia passar desapercebida, Campos de Jordão foi o lugar escolhido por Arlene Zular, Beatriz Barasch, Jacqueline Naftal, Joyce Sasson, Marlene Chazin, Marcia Barbu, Monique Dayan, Suely Adissi, Thelma Nudelman e Rivka Rafea para comemorá-la.
Gilberto Natalini foi homenageado com o Título de Cidadão Paulistano
Numa iniciativa do vereador Daniel Annenberg (PSDB), a Câmara Municipal de São Paulo homenageou em setembro do ano passado Gilberto Natalini outorgando-lhe o Título de Cidadão Paulistano por “atividades com significativo valor para a comunidade e para a cidade”.
O médico e ambientalista Natalini nasceu em 28 de março de 1952, na cidade do Rio de Janeiro. Cirurgião Geral formado pela Escola Paulista de Medicina em
1975, é especialista em gastrocirurgia e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e do Colégio Brasileiro de Cirurgia. É médico voluntário no Ambulatório Médico do Centro Social Bom Jesus do
Cangaiba, trabalho iniciado em 1976. Participa de movimentos populares desde 1975, fundando e presidindo a Associação Popular de Saúde, uma entidade que até hoje mantém um trabalho de atendimento médico voluntário, educação e reivindicação em saúde.
Natalini foi Secretário Municipal de Saúde do Município de Diadema (1997/2000) e de São Lourenço da Serra (2000), Secretário de Participação e Parceria da cidade de São Paulo (2005/2006) e Secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (2017) . Eleito vereador da cidade de São Paulo, pela primeira vez em 2000, esteve na Câmara Municipal de São Paulo por 5 mandatos.
Wizo São Paulo elege o Executivo e Conselho Fiscal para o triênio 2023-2026
A Wizo São Paulo está comunicando os nomes das dirigentes da entidade para o triênio 2023-2026. São elas:
Presidente Executiva: OLGA TEPERMAN AIZEMBERG
Presidente de Honra: SULAMITA TABACOF
Vice-Presidentes: CLEA PILNIK e SILVANA GLUZ
Finanças/ Tesouraria: RACHEL LEVY HARA (Shila)
Diretora de Organização: MIRTA ROITBURD
Diretora de Cultura: CLEA PILNIK
Diretora Aviv: CLARISSE FAJER
Diretora De Divulgação: DEBORAH MATALON
Diretora De Empreendimentos: OLGA TEPERMAN AIZEMBERG
Conselho Fiscal: NAVA SHALEV POLITI , JACQUELINE NAFTAL e HELENA MESTER
Assistente Executiva: MIRTA BEATRIZ LANDESMAN
Presidente da CONIB tem encontro com o Cônsul Geral dos Emirados Árabes Unidos
O presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, teve encontro com o Cônsul Geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo, Abdalla Shaheen. Na pauta, os Acordos de Abraão e a decisão inédita dos Emirados de incluir o ensino do Holocausto no currículo das escolas do país. A iniciativa foi anunciada no último dia 5 pela embaixada dos Emirados em Washington.
Colégio Israelita Brasileiro de Porto Alegre completa 100 anos
Foto: Nathália Cassola – CIB – Divulgação
Criado por imigrantes judeus do leste europeu que se instalaram no Rio Grande do Sul no século 19, o Colégio Israelita Brasileiro (ICB) de Porto Alegre completou cem anos no dia 23 de novembro do ano passado (2022). Atualmente, a escola é filantrópica e tem 40% dos cerca de mil alunos que não integram a comunidade judaica. A instituição iniciou as atividades no bairro Bom Fim, na região central de Porto Alegre, e hoje está localizada na Avenida Protásio Alves, no bairro Santa Cecília.
De acordo com o diretor da escola, Janio Alves, o colégio é uma das instituições judaicas de ensino mais antigas do Brasil, e é vista como um marco para a integração dos imigrantes à capital. Ele afirma que os princípios da instituição estão baseados num legado cultural milenar, transmitido de geração em geração e testado nas condições históricas mais adversas. São esses princípios que, segundo ele, fazem do Colégio Israelita uma escola que olha para o futuro, inovadora, aberta para o mundo e suas transformações.
As comemorações do centenário da escola tiveram início em dezembro de 2021. Entre as atividades festivas, na noite de 22 de novembro, a comunidade assistiu a um espetáculo de música e dança intitulado “Israelita 100 anos: vem que vou te contar”, do qual participaram pais, avós, alunos e profissionais da instituição. Cerca de 600 pessoas fizeram parte do corpo artístico do espetáculo, dirigido e roteirizado pela bailarina, coreógrafa e coordenadora de dança da instituição, Elana Fridman. A apresentação, dividida em 29 coreografias, ocorreu no Teatro do Sesi e reuniu um público de 1,6 mil pessoas.
“Moldova, Um Pequeno País com um grande Coração”
Sublime documentário humanitário enaltece a cooperação da Republica Moldova na fronteira ucraniana.
Cônsules da Suiça Pierre Hangmann, da Ucrânia Jorge Rybka, da Moldova Flavio Mendes Bitelman, vice- cônsul da Suécia Peter Johansonn e Cônsul Geral da Suécia Renato Pacheco, e Embaixador do Azerbaijão Rashad Novruz
O Cônsul da Moldova em São Paulo Flávio Bitelman recebeu 200 convidados no auditório da Unibes Cultural para exibição do sublime documentário humanitário que mostra de maneira sutil e delicada a cooperação da população fronteiriça Moldova, donos de pousadas de charme familiares e seculares com os vizinhos ucranianos que atravessavam a fronteira com suas crianças e famílias. O curta metragem enfoca os desafios e impactos dos refugiados ucranianos e a ajuda da vizinha Moldova.
“No Dia em Memória às Vítimas do Holocausto, não à barbárie que os extremismos provocam”
O jornal O Globo publicou artigo nesta sexta-feira (27), Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, em que a representante para a Memória do Holocausto do Congresso Judaico Latino-Americano e diretora do Memorial às Vítimas do Holocausto/RJ, Sofia Debora Levy, alerta para uma estratégia há muito conhecida na História, com maior ou menor êxito, e que continua aplicada à atualidade: dividir para dominar. A ideia, diz ela, é dividir um grupo, ou uma população, em partes menores de modo a promover antagonismos explícitos ou velados entre elas e, a partir dessas fagulhas, promover um incêndio sem proporções no trato social. Isso aconteceu, diz ela, no período hitlerista, com sua política de governo eugênica e a tática foi uma etapa importante para o êxito das ações de extermínio ao longo de 12 anos, cujo conjunto ficou conhecido como Holocausto.
São Paulo e Corinthians homenageiam vítimas do nazismo com estrela de Davi na camisa
No último domingo, 29 de janeiro, em partida válida pelo Campeonato Paulista, os jogadores de São Paulo e Corinthians entraram em campo com um Patch contendo a estrela de Davi estampada e a hashtag #WeRemember, em alusão ao Dia Internacional em memória das vítimas do Holocausto, celebrado em 27 de janeiro.
A ação resultou de uma iniciativa dos dois clubes junto com a Federação Israelita do Estado de São Paulo.
“Essa é uma ação muito importante, para lembrarmos a perda de mais de seis milhões de judeus mortos, mas também honrar e homenagear os sobreviventes de todo mundo que, com muita coragem e fé, reconstruíram suas vidas, constituíram famílias e relataram pessoalmente os momentos de resistência nos campos de concentração”, afirmou o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Marcos Knobel.
“Adversários no campo, Corinthians e São Paulo se uniram por algo muito maior, combater o ódio, justamente para que tragédias, intolerância e preconceitos não subsistam no nosso país”, complementou Daniel Bialski, vice-presidente da Conib e idealizador da iniciativa.
Desde 2017 a campanha #WeRemember busca aproveitar o poder da mídia digital para disseminar o conhecimento e a conscientização sobre o Holocausto, transmitindo suas lições às gerações mais jovens, a fim de evitar genocídios e atrocidades futuras.
Indivíduos e organizações de todo o mundo participam postando uma foto de si mesmos segurando uma placa com as palavras “Nós Lembramos” com a hashtag #WeRemember. Todas as fotos são projetadas por 72 horas no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau e, posteriormente, transmitidas ao vivo via Facebook LIVE, YouTube e Twitter.
Presidente de federada encerra gestão com uma série de conquistas em Santa Catarina
Eduardo Gentil encerrou suas atividades à frente da Associação Israelita Catarinense (AIC) com conquistas expressivas tanto dentro da comunidade judaica como no campo político, criando um comitê permanente de combate ao antissemitismo e ao discurso de ódio e mantendo contato constante com representantes do Ministério Público e da Polícia Civil para acompanhar o monitoramento de grupos neonazistas no estado de Santa Catarina, além de ter conseguido incluir Rosh Hashaná e Yom Kipur no calendário oficial do Estado de Santa Catarina. À CONIB, ele falou sobre as conquistas e desafios de sua gestão e deixou mensagem aos jovens aspirantes a lideranças comunitárias.