WIZO SP homenageia Regina Pekelman Markus no Dia Internacional da Mulher

Mais de 200 pessoas lotaram o Espaço Mitzpé do clube A Hebraica na segunda-feira, 13 de março de 2023, para prestigiar o Dia Internacional da Mulher(DIM) organizado pela WIZO São Paulo. Evento tradicional do calendário da entidade e um “clássico”na comunidade paulistana, homenageia anualmente uma mulher de destaque em diferentes áreas de atuação. A escolhida deste ano foi a cientista Regina Pekelmam Markus, professora emérita do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, internacionalmente reconhecida por suas pesquisas.

Realizado pela WIZO SP, acontece há quase 25 anos e inclui em sua lista de homenageadas recentes a ex-secretária do Desenvolvimento e Bem-estar Social do Estado de São Paulo, Célia Parnes; a ativista Sulamita Tabacof; Marlova Jovchelovitch Noleto, primeira mulher a representar o Brasil, na Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, onde atua desde 2018.

Em sua apresentação ao abrir o evento, Olga Teperman Aizemberg, ressaltou o trabalho realizado pela WIZO em Israel e no Brasil, destacando seu papel no empoderamento e melhoria da qualidade de vida das mulheres, jovens e adolescentes desde sua criação há mais de cem anos. Em seguida, a chaverá e membro do atual Executivo Etejane Hepner Coin contou como surgiu a ideia de se realizar um evento para homenagear mulheres que, com seu trabalho, deixam sua marca na sociedade.

Como condutora do bate-papo com a homenageada, Pétria Chaves, conhecida e também premiada jornalista, âncora da Rádio CBN. Em uma conversa descontraída e informal, o evento deu aos presentes a possibilidade de conhecer as várias facetas de Regina Pekelman Marcus, uma mulher que encarou os desafios do mundo acadêmico sem receios, com a determinação e a convicção de que seria possível realizar seus sonhos. Nesta trajetória ela ressaltou várias vezes ao longo do bate-papo a importância do apoio recebido pela sua família, principalmente seu marido. Regina falou também de sua própria experiência com a WIZO em Israel, onde teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado pela entidade em prol das mulheres.

Perfil da homenageada

O interesse por ciências direcionou a formação de Regina Pekelman Markus. Após uma visita ao Prof. Leal Prado, em 1966, decidiu que prestaria vestibular para o Curso de Ciências Biomédicas da Escola Paulista de Medicina (EPM). Graduou-se em 1970 e obteve o doutorado em Farmacologia pela mesma instituição em 1974. Transferiu-se para o Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo em 1987. Com visão social moderna e pragmática, Regina esteve sempre envolvida em políticas de aperfeiçoamento e desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Sua carreira inspira novas gerações.

Cientista, professora Emérita do Instituto de Biociências da USP, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, é reconhecida internacionalmente por suas pesquisas baseadas no Eixo Imune-Pineal –melatonina pela pineal. Regina participa de diversas diretorias e comissões voltadas ao desenvolvimento e progresso da Ciência, produz editoriais para revistas científicas ­como o “Journal of Pineal Research”, “Brain”, “Behavior and Immunity” e o “Journal Pharmacology”, entre outras.

Ao longo de sua carreira recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, sendo o mais recente o “UN Women USA Rise and Raise Others”, outorgado pela ONU. Atualmente, desenvolve novas plataformas moleculares de ligantes seletivos de melatonina, focando terapias de câncer, excesso de peso e doenças neurodegenerativas fundamentadas no conceito do Eixo Imune-Pineal, proposto pelo grupo por ela liderado.

Ao lado da reconhecida competência profi­ssional na área da Ciência, publicação de livros e docência, Regina Pekelman Markus percorre muitos caminhos da comunidade judaica, que aliados à rica bagagem familiar lhe permitem uma compreensão maior sobre a importância de fortalecer os laços que a unem à causa WIZO.

Mais uma vez a WIZO São Paulo oferece à comunidade um evento de alto nível em todos os detalhes. O DIM 2023 é o primeiro evento do ano realizado por uma equipe engajada sob a coordenação de Olga Teperman Aizemberg, que assumiu a presidência da entidade no início de 2023.

Crédito das fotos: Abner Palma

Clea Pilnik, Clarisse Fajer, Telma Gamal, Pietra Chaves, Etejane Hepner Coin, Olga Teperman Aizemberg, Regina Pekelman Markus e Shila Hara

Regina Pekelman Markus

Débora Matalon, Olga Teperman Aizemberg e Flávia Matalon

Chaverot dos Grupos Sílvia Hodara e Simcha

Miriam Wasserman, vice-presidente da Fisesp, Olga Teperman Aizemberg e Vera Bobrow

Chaverot do Grupo Barak

Chaverot do Grupo Golda Meir

Chaverot do Grupo Tzehirot