A mente domina as emoções – Rabino Nissim Katri
Nossa mente racional é muito mais poderosa do que imaginamos e devemos procurar meios de desenvolvê-la para que ela atue em sua capacidade plena.
Há duzentos anos, o Admor Hazaken em sua obra prima, o Tania, formulou o seu princípio fundamental: ”Nossas mentes podem controlar nossas emoções. Quando as pessoas não usam suas mentes em suas capacidades plenas, as emoções tomam conta de nosso ser”.
Ansiedade é o sintoma mais frequente que leva pessoas ao consultório de um psicólogo. Ela é definida como um sentimento de um medo intenso que ocorre na ausência completa de qualquer ameaça real. Ansiosos prontamente reconhecem que seus medos são totalmente infundados, mas emocionalmente eles não conseguem superá-los.
Um método de tratamento de ansiedade conhecido como “Saúde mental através de treinamento do desejo” foi desenvolvido pelo Dr. William Low. Seu sistema fortalece a capacidade racional da pessoa para ela comandar emoções furtivas. Enquanto alguns tipos de ansiedade vêm de causas bioquímicas, e, portanto requerem tratamento médico, seu método provou ser um enfoque efetivo para controlar ansiedade.
Muito frequentemente, pessoas se deixam desamparadas e se permitem envolvidas em emoções neuróticas. Devemos valorizar e confiar em nossos poderes racionais.
Nossa mente racional é muito mais poderosa do que imaginamos e devemos procurar meios de desenvolvê-la para que ela atue em sua capacidade plena.
RABINO NISSIM KATRI
RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.