USP homenageia Roseli Fischmann com o título de Professora Emérita
A professora Roseli Fischmann foi homenageada com o título de Professora Emérita concedido pela Faculdade de Educação da USP em cerimônia realizada no último dia 23 de maio no auditório da faculdade. Além de personalidades acadêmicas, participaram do evento o diretor da CONIB Sergio Napchan (na foto com Roseli) e, de forma online, o presidente do Conselho Consultivo da instituição, Fernando Lottenberg.
Roseli agradeceu a homenagem, destacando o seu trabalho ao longo dos anos na instituição: “Cheguei com 17 anos de idade, quando não poderia imaginar o quanto construiria e o quanto receberia, sendo docente, ali, desde 1975. Considero relevante, indispensável, afirmar que chego a esse tão honroso título com muita gente que me acompanha. Não estou só, embora seja minha voz a pronunciar as histórias e os agradecimentos. Sinto-me orgulhosa de toda a gente que chega comigo: pesquisadoras e pesquisadores que orientei para iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado, colegas de projetos de pesquisa, de comissões organizadoras, editores de revistas, colegas do CNPq, da CAPES e da FAPESP. Jornalistas parceiros na defesa da democracia, lideranças de movimentos sociais e entidades, dentre as quais destaco a CONIB, grande parceira, em especial na causa tão relevante da laicidade do Estado brasileiro e da escola pública laica no Brasil”.
Roseli Fischmann ingressou na USP em 1971, um ano depois de ser fundada a Faculdade de Educação. Formou-se em 1974 e, na mesma casa, obteve o mestrado em 1982, com o trabalho “Estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo”.
Entre seus livros mais recentes estão “Crianças e Adolescentes: Construindo uma Cultura da Tolerância” (Edusp, 2021) e “Estado Laico, Doutrinas Religiosas, Cidadania e Educação” (Metodista, 2017). O livro “Escritos e vividos: educação, pluralidade e laicidade do estado” reúne artigos acadêmicos, textos de jornal, entrevistas, conferências e outros escritos e vividos de Roseli Fischmann, além de um conjunto de testemunhos que a homenageiam por ocasião da outorga do título de Professora Emérita da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. O livro está disponível para download através do link: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1002
A distinção acadêmica, de acordo com o estatuto da USP, é concedida a professores aposentados (da instituição) que tenham se destacado por atividades didáticas e de pesquisa ou contribuído, de modo notável, para o progresso da universidade.
Assista ao evento: https://www.youtube.com/watch?v=yjM9_wFnuf0