Agenda GC – o que há de melhor

Espetáculo O Deus de Spinoza com texto assinado por Régis de Oliveira, evento do Projeto Zivug, a 10ª Mostra de Arte na Terceira Idade da Fisesp em parceria com o Residencial Albert Einstein, Recrearte 2023, as férias divertidas com o Centro Novo Horizonte, o Programa de Inverno do Ten Yad e a campanha “Vakinha Solidária da FIRS.


O Deus de Spinoza

Sucesso traz de volta aos palcos espetáculo que convida à reflexão e à liberdade de pensamento

Luiz Amorim, David Kullock e Roberto Borenstein. Os Rabinos.

O espetáculo O DEUS DE SPINOZA resgata o pensamento do reconhecido filósofo holandês Baruch de Spinoza, condenado no século XVII por sua reflexão sobre a relação do ser humano com Deus e com a Natureza, contestando dogmas religiosos da época. Renegado por séculos, seu pensamento foi resgatado e hoje é motivo de estudos no mundo inteiro.

Após temporada de sucesso em São Paulo, O DEUS DE SPINOZA reestreia no dia 1º de julho no Teatro Itália Bandeirantes. A direção é de Luiz Amorim, que também integra o elenco ao lado de Bruno Perillo, Juliano Dip, David Kullock (do setor artístico da Hebraica de São Paulo, que também é hazam, aquele que conduz o serviço das orações de forma cantada nas sinagogas) e Roberto Borenstein, com Lisi Andrade como stand-in. Os figurinos são de João Pimenta, a iluminação de Cesar Pivetti com cenários de Evas Carreteiro. A peça é pontuada por músicas sefarditas do século XVII, executadas ao vivo, com direção musical de Marcus Veríssimo.

O texto é assinado por Régis de Oliveira (foto), jurista e desembargador renomado que há anos se dedica ao estudo de filosofia. Em sua estreia como dramaturgo ele faz um recorte da vida de Spinoza, desde sua condenação – o Herem, em 1656 – até a sua morte, em 1677.

“Através do pensamento do filósofo, podemos reconhecer muitos comportamentos de nossa sociedade atual, com suas superstições, crenças ou mistérios. E podemos notar como os donos do poder sabem manipular as multidões através do medo e da imposição do sistema”, conta Régis.

Sinopse
Amsterdã, ano de 1677. O país fervilha intelectual e economicamente. Ali um livre pensador questiona as doutrinas e dogmas religiosos e políticos. Baruch de Spinoza é chamado a arrepender-se, mas não abre mão de seu pensamento. Assim passa pelo Herem, a condenação judaica, equivalente à excomunhão, e vai viver no exílio da sua comunidade. Tem o apoio de seu amigo Jan Rieuwertsz, com quem pode desabafar e contar de seus planos futuros. Um convite à reflexão e à liberdade de pensamento. O espetáculo é pontuado por músicas sefarditas do século XVII, em língua ladina, executadas ao vivo.

Serviço:
O DEUS DE SPINOZA
Texto: Régis de Oliveira

Direção e Adaptação: Luiz Amorim

Direção Musical: Marcus Veríssimo

Elenco: Bruno Perillo, Juliano Dip, David Kullock, Luiz Amorim e Roberto Borenstein

Musicistas: Marcus Veríssimo, Margot Lohn (especialista em música ladina e tradições sefarditas), Lucas Bisparo e Lisi Andrade (stand-in)

Desenho de Luz: Cesar Pivetti

Cenografia: Evas Carretero

Figurinos: João Pimenta

Estreia: 1º de julho, sábado

Temporada: de 1º de julho a 27 de agosto. Sextas e Sábados às 21h, e domingos, às 20h.

Duração: 80 minutos.
Classificação: 12 anos.

Ingressos: R$100 / R$ 50 (meia)

Vendas pelo site: https://bileto.sympla.com.br/event/83768/d/199708/s/1349819

Teatro Itália Bandeirantes – 292 lugares

Av. Ipiranga, 344 – República – São Paulo

Instagram: @odeusdespinoza


Projeto Zivug – parceria para a vida

Como ser feliz nos relacionamentos?

Imagine um Rabino que esbanja simpatia e bom humor e ainda é provido de muita lógica e conhecimento – este é o Rabino Shlomo Antebi que vai expor suas ideias no evento do Zivug no Centro Judaico BAIT.

O evento, que é aberto para toda a comunidade, inclusive para casados, contará também com a presença do Rabino Shmulik Moskowitz do BAIT, do Rabino Yossef Benzecry, coordenador do Projeto ZIVUG e terá comentários de três ‘matchmakers’ Lisette Sayeg, Belinda Goldberg e Marli Duobles.

A entrada é gratuita, mas faz-se necessário se inscrever antes através de email ou pelo whatsapp.

contato@zivug.com.br

11 97030-5111


10ª Mostra de Arte na Terceira Idade da Fisesp em parceria com o Residencial Albert Einstein

Exposição vai celebrar o talento e a criatividade dos artistas da Terceira Idade

A Federação Israelita do Estado de São Paulo, em parceria com o Residencial Israelita Albert Einstein, está realizando a 10ª Mostra de Arte na Terceira Idade, após três anos de interrupção devido à pandemia do Covid.

A Mostra de Arte da Terceira Idade tem como objetivo principal ampliar as oportunidades de inclusão dos idosos em todos os segmentos da nossa comunidade. Serão reunidos trabalhos de pintura, fotografia e escultura, elaborados por pessoas com mais de 60 anos de idade.

O coquetel de abertura acontecerá no dia 25 de junho (domingo), às 15h, no Residencial Israelita Albert Einstein, localizado à Rua Madre Cabrini, 462 e os trabalhos continuarão em exposição até o dia 30 de junho.


Recrearte 2023 – Férias divertidas com o Centro Novo Horizonte


Fazer o bem faz bem

Programa de inverno do Ten Yad

FIRS lança campanha “Vakinha Solidária”

FIRS lança campanha “Vakinha Solidária” – Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, está lançando a campanha “Vakinha Solidária do Iom Mitzvah” para arrecadar agasalhos e cobertores para quem mais necessita.

O valor arrecadado será utilizado para a compra de cobertores e itens apontados pela Prefeitura como os mais difíceis de arrecadar. Acesse o link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/iom-mitzvah-2023 ou faça a doação pelo PIX: iom@vakinha.com.br .

A FIRS realiza a campanha junto com a Prefeitura de Porto Alegre há 12 anos e o objetivo é alcançar neste ano a compra de mil cobertores.