Agenda GC – o que há de melhor

Chocolates da Sweet Point, VII Rikuday – Festival de Dança e Arte da CIP, Projeto “Judeus na Amazônia” no MUJ , Cteens a caminho do RJ com o Centro Novo Horizonte, Semana da Chalá by Pessy Gansburg, Bazar da Cidade na Casa Museu Ema Klabin e o I Congresso Internacional de Pesquisadores em Estudos Judaicos.


Chocolates da Sweet Point – para um Rosh Hashaná mais doce


VII Rikuday – Festival de Dança e Arte da CIP acontece no domingo, 27 de agosto no Memorial da América Latina

O Memorial da América Latina (Auditório Simon Bolivar) será palco do VII Rikuday – Festival Diálogos de Dança e Arte da Congregação Israelita Paulista (CIP), programado para o Domingo, 27 de agosto, das 11 às 20h, com entrada gratuita.

Com uma programação para adultos e crianças, o VII Rikuday contará com a participação de mais de 30 grupos de dança, Harkadot (dança de roda judaica), além de apresentações musicais, oficina de circo e artes, feira comunitária e food trucks.

Confira a programação:

11:00 – Show infanto-juvenil

12:00 – Apresentação do Circo Vox

13:00 – Lounge Rikuday, Feira comunitária e Food trucks

13:30 – Workshop dança sênior com Luciana Neves + Workshop de Jazz lyrical com Erica Rossatti

14:00 – Harkadá (danças circulares)

16:00 – Apresentação da Banda Mazal Tov com a cantora Sabrina Shalom

17:00 – Show de dança

O VII Rikuday – Festival de Dança e Arte é uma realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) e do Ministério da Cultura.


Projeto “Judeus na Amazônia” no MUJ

Termina amanhã, dia 27 de agosto e ainda dá tempo de você participar do projeto “Judeus na Amazônia” desenvolvido pelo MUJ – Museu Judaico de São Paulo desde 2022. Partindo de uma pesquisa na região norte do país, Judeus na Amazônia agora aterrissa no espaço do MUJ para uma intensa programação.

Fruto de uma história que costura as águas salgadas do Atlântico e a dos múltiplos rios que entrecortam a floresta Amazônica, a comunidade judaica se faz presente na região há mais de dois séculos, estabelecendo uma teia de transmissões e tradições culturais.

Advinda especialmente da costa do Marrocos, mas também de lugares como Cabo Verde e Açores, essa migração teve seu ápice durante o ciclo da borracha (1880-1910), mas seus ecos se desdobram no presente através de práticas culturais, gastronômicas e linguísticas.

Domingo, 27 de agosto

11H | MÚSICA: CANTOS LITÚRGICOS JUDAICO-MARROQUINOS
com Isaac Dahan

14H | MESA 5: EXPRESSÕES LITERÁRIAS
com Alessandra Conde e Moacir Amâncio
mediação de Gabriela Longman

16H | MESA 6: JUDAÍSMO NA AMAZÔNIA HOJE
com Felipe Goifman, Isaac Dahan e Rabino Moysés Elmescany
mediação de Marilia Neustein

18H30 | MÚSICA: HERANÇA & IDENTIDADE
com Anne Jezini

MUSEU JUDAICO DE SÃO PAULO
3ª, 4ª, 6ª, sábado e domingo, das 10 às 19h., 5ª, das 12h às 21h
Rua Martinho Prado, 128 – Centro – SP
55 11 3258 1396
Cteens a caminho do RJ com o Centro Novo Horizonte


Semana da Chalá by Pessy Gansburg


Bazar da Cidade incentiva o design artesanal brasileiro na Casa Museu Ema Klabin

Considerada uma das principais feiras paulistanas de design artesanal, o Bazar da Cidade comemora 7 anos e inaugura o Projeto Estações que traz designers de outros estados do Brasil

Fruteira em bambu do artista mineiro Paulo Bustamante. Foto: divulgação

Até o dia 27 de agosto, a Casa Museu Ema Klabin recebe uma edição comemorativa do Bazar da Cidade, que completa 7 anos. Com produtos autorais, garimpados em diversas regiões do país, o evento tem uma curadoria apurada e privilegia pequenos produtores e peças exclusivas feitas em menor escala.

O Bazar conta com cerca de 60 artesãos e pequenos produtores que trazem uma diversidade de produtos em design, moda, bem-estar e gastronomia dispostos no jardim da casa museu, assinado por Roberto Burle Marx.

“Pretendemos estreitar laços e ampliar a visibilidade de tantos artistas, artesãos e pequenos produtores espalhados pelas diversas regiões do país, gerando novos negócios e divulgando a rica cultura brasileira”, salientam as curadoras Bel Pereira, idealizadora do Bazar, e Miriam Lerner, ex-diretora do Museu da Casa Brasileira.

Bazar da Cidade

26 e 27 de agosto, das 11h às 19h

gratuito*

valet no local

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP


Chamada para o I Congresso Internacional de Pesquisadores em Estudos Judaicos

Estão abertas as inscrições para o I Congresso Internacional de Pesquisadores em Estudos Judaicos 2023, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro de 2023, em modalidade híbrida, reunindo estudantes, professores e estudiosos de diversas linhas de pesquisa do saber judaico.

Para inscrever-se ou obter mais informações, leia o QR Code no cartaz acima ou acesse o site do evento: https://www.even3.com.br/coniej2023/

Inscrições e resumos de comunicações serão aceitos até o dia 10 de setembro de 2023.