O que significa Baruch Hashem? – Por Menachem Posner
Baruch Hashem (ברוך השם) é a palavra hebraica para “Bendito seja D’us” e é usada pelo povo judeu em conversas cotidianas como uma forma de expressar gratidão a D’us por tudo o que temos.
É comumente usada em gentilezas trocadas no encontro. Então, quando é perguntado “como vai você”, a resposta apropriada é “Baruch Hashem, tudo bem”.
Também surge mais tarde nas conversas. Os usos típicos seriam “ Baruch Hashem, encontramos uma vaga de estacionamento tão perto da pré-escola de Chaim esta manhã” ou “Deixei cair aquela caixa de ovos, mas baruch Hashem nenhum deles quebrou”.
Muitas vezes é colocado no topo de cartas pessoais (ou e-mails), às vezes abreviado como B”H ou ב”ה. (Leia mais sobre isso aqui ).
Equivalentes em iídiche são G-tt tzu danken (ג-ט צו דאנקן) e G-tt tzu loybn (ג-ט צו לויבן), que significam “agradecer a D’us” e “louvar a D’us” respectivamente.
Em ladino , era comum dizer gracias a Di-o (“graças a D’us”) e bendicho al Di-o (“bênção a D’us”).
na Bíblia
A frase baruch Hashem aparece várias vezes na Torá , curiosamente quase sempre proferida por não-judeus. Alguns exemplos:
Depois que Abraham foi vitorioso sobre Chedorlaomer e resgatou seu sobrinho Lot, Malchizedek, o rei de Salem, proclamou: “E bendito seja o Altíssimo D’us, que entregou seus adversários em suas mãos”. 1
Então, depois que o servo de Abraham, Eliezer, encontra um par adequado para Isaac , ele diz: “Bendito seja D’us ( baruch Hashem ), o D’us de meu mestre, Abraham, que não abandonou …” 2
Esta mesma frase é dita por Jethro , que louvou a D’us por salvar os israelitas da escravidão e do sofrimento egípcio. 3
Aparece repetidas vezes nos Profetas e Escritos, incluindo Samuel , 4 Reis, 5 Zacarias , 6 Salmos , 7 Rute , 8 Esdras 9 e Crônicas, 10 refletindo como a frase entrou na linguagem comum.
A Perspectiva Chassídica
Quando dizemos baruch Hashem, convidamos D’us para nossa conversa, tornando-O uma característica regular de nossas vidas e permanecendo conscientes de que tudo vem do Alto.
Diz-se que o Baal Shem Tov dava grande valor a essas respostas simples e procurava judeus iletrados e perguntava sobre seu bem-estar, em grande parte para obter seu sincero louvor a D’us.
Em uma aldeia, ele se aproximou de um pároco , um asceta que havia passado 50 anos em oração isolada e estudo da Torá , e perguntou como ele estava.
Desejando continuar suas devoções solitárias, o pároco o dispensou.
“Rabi”, perguntou o Baal Shem Tov, “por que você está negando a D’us Seu sustento?”
“O sustento de D’us?!” a paróquia fumegava. “O que você está dizendo? O que D’us, o criador de tudo, poderia possivelmente precisar?” ele exigiu. “Como você ousa me perturbar com tal tolice blasfema!”
Implacável, o Baal Shem Tov citou o versículo nos Salmos : “E Tu, o Santo, que habitas entre os louvores de Israel .” 11
“Nós subsistimos do sustento que D’us nos fornece em Sua grande bondade”, continuou o Baal Shem Tov. “Mas do que D’us ‘subsiste’? Dos louvores de Israel! Quando um judeu pergunta a outro como estão as coisas indo e seu companheiro responde louvando e agradecendo ao Todo-Poderoso, eles estão nutrindo D’us, aprofundando Seu envolvimento com Sua criação.” 12
NOTAS DE RODAPÉ
1.
2.
3.
4.
Por exemplo I Samuel 25:32 .
5.
Por exemplo , I Reis 1:48 .
6.
7.
Por exemplo , Salmos 68:20 . De fato, muitas pessoas citam este versículo Baruch Hashem yom, “Bendito seja D’us dia a dia” em vez de simplesmente dizer Baruch Hashem.
8.
9.
10.
11.
12.
Adaptado de G‑d’s Nourishment.
Rabino Menachem Posner
O rabino Menachem Posner atua como editor da equipe do Chabad.org, o maior site informativo judaico do mundo. Ele escreve, pesquisa e edita para Chabad.org desde 2006, quando recebeu seu diploma rabínico da Central Yeshiva Tomchei Temimim Lubavitch. Ele mora em Chicago, Illinois, com sua família. Mais de Menachem Posner | RSS
Fonte: https://www.chabad.org/library/article_cdo/aid/5694247/jewish/What-Does-Baruch-Hashem-Mean.htm