Em evidência: gente que acontece e faz acontecer
Ovadia Saadia, Vitor Colombo e sua mulher Neiva Miotto, Souto Maior, Valéria, Mariana, Betina e Fernando Blay, rabino Adrian Gottfried, Eliana Sussel, Sergio Napchan, Procurador-geral da República Augusto Brandão de Aras, Michel Gherman, André Weissheimer, Blima Lorder, Marcos Knobel, Norma e Sergio Grinberg e Edgar Lagus, dentre outros.
Dupla comemoração com grande jantar em Embu das Artes SP
O Espaço Cultural Souto Maior situado na terra das Artes, em São Paulo, foi palco do jantar de comemoração dos seus 43 anos reunindo empresários, a sociedade e políticos. Na ocasião foram homenageados com grandes placas esculpidas em jacarandá o jornalista e colunista Ovadia Saadia e o empresário na área de construção civil Vitor Colombo e sua mulher Neiva Miotto empresária na área Imobiliária.
Ovadia – presidente da Apacos (de Honra) e da Febracos (Federação Brasileira dos Colunistas Sociais)- também está comemorando 43 anos de colunismo, jornalismo e relações públicas, tendo célebres passagens pela Revista Veja SP, Folha de SP, Tribuna/Resenha Judaica, Maksoud Plaza, Tivoli Mofarrej, Caesar Park Hotels, Conrad, Clube dos 500, Bourbon, The Royal Palm Plaza, Gran Meliá WTC e Sheraton WTC.
Sobre o Espaço Cultural Souto Maior
Souto Maior é hoje o agitador cultural de Embu das Artes e um estilista de alta costura brasileira, vindo de tradicional família pernambucana que se destacou no início de carreira em Goiânia, Goiás (com incentivo da mítica e saudosa colunista Maria José) e em seguida em Fortaleza, Ceará, onde foi lançado pela colunista social Sonia Pinheiro e apoiado pelo Banco do Nordeste. Souto Maior fez muito sucesso na capital paulistana nos anos 1980 com desfiles memoráveis em eventos que marcaram a sociedade de São Paulo em locais como as Boates Regine’s, Gallery, Palladium, as top da época. Hoje radicado no Embu das Artes mantém este exuberante Centro Cultural com uma Galeria de Arte e o Museu de Arte Sacra. O Centro também referência gastronômica e de eventos.
O Bat-Mitzvá de Betina Blay em Israel
Filha de Valéria e Fernando Blay e irmã de Mariana, Betina fez a preparação para seu Bat-Mitzvá na Comunidade Shalom e a cerimônia em Israel, no Kotel Masorti, chamado de Kotel das famílias, comandada pelo rabino Adrian Gottfried.
B’nai B’rith São Paulo, forma o primeiro grupo de “Liderança e Ativismo de Mulheres Empreendedoras”
Foi formado, pela B’nai B’rith São Paulo, o primeiro grupo de “Liderança e Ativismo de Mulheres Empreendedoras da BBSP” com foco em ativismo social, beneficência, união, cooperação e fraternidade. Eliana Sussel é a coordenadora da comissão de ativismo e liderança feminina da entidade.
Como bem disse o presidente Henri Esses, “ é uma iniciativa poderosa e importante para promover o empoderamento e a representatividade feminina na nossa comunidade e no mundo”.
CONIB participa de evento do CNMP em Brasília em defesa dos direitos das vítimas
A CONIB participou nos dias 7 e 8 pp, em Brasília, do Evento Comemorativo do Primeiro Ano do Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas, promovido pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), em que foram discutidas as ações do MP em defesa das vítimas e temas como violência contra mulheres e crianças, tolerância e discurso de ódio. A CONIB, como parceira dessa iniciativa desde a sua concepção, esteve representada pelo seu diretor, Sergio Napchan.
A mesa de abertura esteve presidida pelo presidente do CNMP e Procurador-geral da República desde 2019, Augusto Brandão de Aras, que lembrou os 17 anos da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.
O professor Michel Gherman agradeceu à CONIB, por tê-lo indicado para participar do evento, e ao MP pela iniciativa. Gherman citou a pesquisa da antropóloga Adriana Dias sobre o crescimento de grupos neonazistas no Brasil e disse que o País serviu de plataforma para a disseminação do discurso de ódio.
O diretor da CONIB, Sergio Napchan, falou sobre o trabalho desenvolvido pela instituição em defesa da tolerância e contra o discurso de ódio e, em especial, a pesquisa, em parceria com a FGV-SP, para identificar, avaliar e sancionar manifestações consideradas como discurso de ódio.
Ex-aluno da UFSC, André Weissheimer se torna diretor clínico em Harvard
Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2002, André Weissheimer assumiu neste ano como diretor clínico do Programa de Pós-Graduação em Ortodontia da Universidade Harvard, em Boston, nos Estados Unidos. O professor também concluiu seu curso de especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial na UFSC.
Blima Lorder lança em São Paulo o livro “Brasileiros no Holocausto e na Resistência ao Nazifascismo”.
O livro de Blima Lorber, lançado em São Paulo na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, é sobre pesquisa inédita a respeito de brasileiros no Holocausto e na resistência contra o nazifascismo.
Disse a autora: “Essa pesquisa tem, pelo menos, acredito, uns 15 anos, quando eu pesquisava para escrever o livro sobre meu pai que é sobrevivente do Holocausto e em um dos arquivos achei o nome de uma mulher, uma adolescente de 17 anos, cujo nome eu nunca vou esquecer: Berte Carvalho, que nasceu no Rio de Janeiro. Aí eu fiquei admirada! Fui entrando em vários arquivos e localizei mais nomes. Essa lista hoje se transformou no livro “Brasileiros no Holocausto e na Resistência ao Nazifascismo”.
Grupo Ledaber da Fisesp celebra dois anos com evento especial e participação do presidente Marcos Knobel
Marcos Knobel com Norma e Sergio Grinberg e equipe da Fisesp
No domingo, 06 de agosto, o Grupo Ledaber, uma iniciativa do Projeto Idoso até os 120! da Fisesp (Federação Israelita do Estado de São Paulo), comemorou seus dois anos de existência em grande estilo. O encontro reuniu mais de oitenta pessoas na sede da Sinagoga Beth El e foi marcado por uma apresentação do presidente da Fisesp, Marcos Knobel.
Durante sua apresentação, Knobel ofereceu uma visão abrangente sobre a atuação da Federação Israelita do Estado de São Paulo, contextualizando a comunidade judaica no Estado.
O encontro foi conduzido por Sergio Grinberg, idealizador do grupo, que muito emocionado, deu detalhes de como surgiu essa iniciativa: “Durante a pandemia do Covid fui convidado para dar aulas de tecnologia para os voluntários das entidades. Nesse contexto, percebi a necessidade de criar uma atividade que fosse especialmente atrativa para o público masculino acima de 60 anos. Assim nasceu o Grupo Ledaber, com a proposta de debater tópicos atuais em encontros semanais realizados via plataforma Zoom. Hoje, com orgulho e emoção, celebramos o sucesso de dois anos dessa iniciativa”.
Mesa redonda sobre Antissemitismo, Racismo e Intolerância Religiosa
A B´nai B´rith, por meio de seu vice-presidente, Edgar Lagus, participou da mesa redonda sobre Antissemitismo, Racismo e Intolerância Religiosa promovida pelo Conselho de Fraternidade Cristão-Judaica de São Paulo, uma organização que busca promover o diálogo, a compreensão e a cooperação entre as comunidades cristã e judaica na cidade de São Paulo e arredores.
Seu objetivo é trabalhar para superar preconceitos e estereótipos históricos, promovendo o respeito mútuo e a convivência pacífica entre esses grupos religiosos.