Em evidência – gente que acontece e faz acontecer

Marcelo Kauffmann, David Pitel, Fernando Brites, Israel Ari Fischer, Patricia de Oliveira Gonçalves, Kelly Britto, Jack Terpins, Claudio Epelman, Grão Mestre Kobi Lichtenstein, Petrô Stival, Armando e Vera Orsi, Roberto Bitran, Isso Sarfatti. Marcos Knobel, Luiz Kignel, Ricardo Berkensztat, Marli Ben Moshe , Liron Kotler Becher, Renata Udlis, Nerya Meir, Mono Sommer e Juliana Katz, dentre outros.


Colégio Renascença homenageia Marcelo Kauffmann ao final de seu mandato

O Colégio Renascença homenageou Marcelo Kauffmann, que encerrou seu mandato como presidente da instituição nesta segunda-feira (31). “Agradecemos sua presença ativa, dedicação inigualável e governança de uma década frente ao Colégio. Suas reflexões sobre a parashá, o minian de pais e a nova sede simbolizam sua marca. Temos certeza de que seu legado continuará e as sementes plantadas ao longo de sua liderança florescerão sob a gestão de Daniel Lisak”, diz a mensagem da diretoria.

Kauffmann agradeceu as homenagens, afirmando que se despede com a certeza de dever cumprido, “não só pelo que ajudei a realizar, mas por ter tido o privilégio de continuar um legado de cem anos”.


ACIB participa de pré-lançamento do Projeto de Intercâmbio Cultural “Olhares de Israel”

David Pitel, o presidente da ACDF Fernando Brites e o adido de água e agricultura da Embaixada de Israel Ari Fischer

O vice-presidente da ACIB (Associação Cultural Israelita de Brasília), David Pitel, compareceu, no dia 22/8, ao pré-lançamento do Projeto de Intercâmbio Cultural “Olhares de Israel” de Exposição de Arte e Conexões de Negócios, promovido pela Associação Comercial do Distrito Federal, o Conselho da Mulher Empresária e o Estúdio Cida Carvalho no auditório da ACDF.


O valor da gentileza

Num mundo cada vez mais robotizado em que a pressa parece consumir as pessoas não deixando espaço para mais nada, onde a escassez de gentilezas se faz cada vez mais presente no nosso dia a dia, encontrar aquelas cuja atenção ultrapassa a obrigação do cargo é algo precioso que não passa desapercebido. Como o atendimento que é dado aos pacientes pelas técnicas de enfermagem Patricia de Oliveira Gonçalves e Kelly Britto, dentre outros profissionais do Pronto Atendimento Perdizes do Hospital Albert Einstein.


Conectando comunidades: Presidentes de comunidades latino-americanas e

Junta Diretiva do Congresso Judaico Latino-Americano se reúnem em Bogotá

Encontro promovido recentemente pelo CJL em Bogotá contou com a participação de 40 presidentes das comunidades judaicas da América Latina, membros da junta diretiva do Congresso e representantes judeus da Colômbia. Sob o lema “Conectando comunidades”, o encontro teve representantes da Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Paraguai, Perú, Uruguai e Venezuela.

Jack Terpins, presidente do CJL, destacou a importância do trabalho em equipe e essa tese foi reforçada pelo diretor executivo da organização Claudio Epelman: “Juntos somos mais fortes”. Por sua parte, George Levy, presidente da Confederación de Comunidades Judías de Colômbia, e anfitrião do evento, enfatizou o quão importante são oportunidades como essa para troca de ideias e sinergia entre os pares.

Ao largo de dois dias foram trabalhados temas como o vínculo entre Israel e a Diáspora, estratégias na abordagem do antissemitismo, promoção da liderança jovem, a importância do diálogo inter-religioso e o trabalho das comunidades para a promoção da equidade de gênero. Foram repassadas algumas das principais iniciativas do CJL sobre cada um desses assuntos, abrindo um espaço para a troca de ideias sobre isso entre os presentes.

Também, a agenda incluiu encontros com autoridades do governo colombiano, entre as quais a vice-chanceler Elizabeth Taylor Jay. Jay destacou o trabalho do atual governo nos distintos cenários multilaterais para “promover a paz entre os povos, através da cooperação e do intercâmbio entre culturas.


Grão Mestre Kobi, a maior autoridade do Krav Maga na América Latina recebe a Medalha do Pacificador do Exército Brasileiro

Introdutor do Krav Maga na América Latina, o israelense Grão Mestre Kobi Lichtenstein, que preside a Federação Sul Americana de Krav Maga, receberá a homenagem do Exército, em Brasília (DF), juntamente com o vice-presidente da federação, Mestre Fred Carneiro

Grão Mestre Kobi

No dia 25 de agosto, a maior autoridade em Krav Maga na América Latina, Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), recebeu a Medalha do Pacificador em solenidade realizada pelo Exército Brasileiro, em Brasília (DF).

Grão Mestre Kobi, que preside a Federação Sul Americana de Krav Maga, recebeu essa homenagem juntamente com o vice-presidente da Federação, Mestre Fred Carneiro (faixa-preta – 4º Dan).

A Medalha do Pacificador homenageia militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, que prestaram serviços ao Exército Brasileiro, elevando o prestígio da instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército e os de outras nações.

Grão Mestre Kobi foi aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld, e foi seu primeiro faixa-preta a sair de Israel para difundir a técnica de defesa pessoal, chegando à América Latina, mais especificamente no Brasil, em 1990, para apresentar a modalidade a civis e militares. Ex-combatente nas Forças de Defesa de Israel, conta com MBA em Segurança Nacional pela Israeli College of Security and Investigation em Hod Hasharon em Israel e Newport University, nos Estados Unidos.

Na cidade do Rio de Janeiro, fundou e dirige a Federação Sul Americana de Krav Maga, a precursora do Krav Maga na América Latina, hoje com representação no Brasil, México, Argentina, Portugal, Estados Unidos e Canadá, onde trabalha pela preservação da filosofia, didática e difusão da técnica do Krav Maga, tal como foi criado e ainda é aplicado em Israel.


Petro Stival, referência brasileira em alta costura, arma desfile com arte e design

em São José do Rio Preto, SP

Petrô Stival e Armando Orsi

Foto de Arnaldo Mussi

A loja Vera Orsi – em São José do Rio Preto SP- recebeu clientes, amigos e parceiros num desfile incrível, onde foram unificados o mundo da decoração e da moda. As marcas Petrô Stival e Mãos da Terra, apresentaram suas propostas e uma das obras desfiladas teve assinatura de Sig Bergamin.

Neste evento, a proposta da Petrô Stival, foi apresentar peças atemporais, elegantes, que conversam entre si. Práticas e versáteis. Pantalona alfaiataria em crepe, compondo uma camisa de shantung e acessórios.

A noite foi marcada pela transição de diretoria da loja, onde Vera Orsi entregou oficialmente a loja a seus sobrinhos Armando e Aline Orsi.

Sobre Petrô Stival

Petrô Stival foi assessora direta da célebre Madame Rosita, o templo da alta moda paulistana, e uma das mais requisitadas estilistas de São Paulo. Indo morar em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, deixou uma lacuna difícil de ser preenchida.

Assim, seu conhecimento minucioso em tecidos, costura e alfaiataria feminina já definem o perfil de suas criações: itens de extrema qualidade e acabamento preciso. Por alguns formadores de opinião da moda, Petrô Stival é conhecida como “A Chanel brasileira”, pelas utilizações de pérolas, camélias, acessórios e acabamentos de suas peças.

Dizem que o forte de PETRÔ STIVAL são os modelos de festa, para grandes ocasiões… Mas há também quem a defina como o grande nome da mulher moderna, versátil, contemporânea.


Homenagem a Roberto Bitran na Sinagoga Ohel Yaacov

Roberto Bitran e família

A Sinagoga Ohel Yaacov celebrou uma tocante homenagem a seu eterno presidente, Roberto Bitran, o qual se emocionou muito. O evento reuniu membros da entidade e convidados para uma noite memorável de reconhecimento e celebração, destacando a trajetória e contribuições significativas do homenageado.

A cerimônia teve início com uma calorosa saudação de boas-vindas, conduzida pelo presidente da entidade, Isso Sarfatti. Nesse contexto, foram destacadas as importantes presenças do atual e ex-presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo – Fisesp, respectivamente Marcos Knobel e Luiz Kignel (atual diretor da Confederação Israelita do Brasil – Conib), e do CEO da Fisesp, Ricardo Berkensztat.

Netas de Roberto Bitran, Nicole e Vicky compartilharam palavras inspiradoras sobre o homenageado, ressaltando seu entusiasmo em transmitir valores para a nova geração e seu compromisso com o fortalecimento da comunidade.

O evento, apresentado pelo jornalista Alberto Danon, também contou com a participação especial de um coral infantil, que trouxe alegria e encantamento à noite. Ao longo da cerimônia, discursos emocionantes foram proferidos por diversas personalidades, como: rabino Samy Pinto, Marcos Knobel, Luiz Kignel e Ricardo Berkiensztat, além de filho e netos do homenageado.

A música desempenhou papel importante na celebração, com a banda dos netos do homenageado – Melissa, Dudu e Mirella -, a qual contou com a participação de Eli Gamerman e Moshe Pinto, proporcionando uma atmosfera musical acolhedora e familiar.

O ponto alto da noite foi a entrega de uma placa de homenagem a Roberto Bitran, conduzida pelo rabino Samy Pinto, que ressaltou a trajetória notável e o compromisso de Roberto com a comunidade judaica. Na sequência, Bitran ganhou de cada criança uma rosa branca como símbolo de tudo que fez, principalmente para a juventude.

A história de vida de Roberto Bitran foi relembrada, desde sua imigração do Egito para o Brasil em 1956 até suas realizações pessoais e profissionais. Sua dedicação à Sinagoga Ohel Yaacov e à comunidade judaica foi amplamente destacada, assim como seu papel na promoção de valores e na participação ativa em iniciativas voluntárias.

O evento foi concluído com palavras de agradecimento a todos os presentes e convite para desfrutar de um jantar preparado pelo Buffet Menorá. A noite foi encerrada com votos de prosperidade e boas notícias para todos os presentes.


Parceria entre o Colégio Renascença e Organização Sionista Mundial

A diretora da área judaica do Colégio Renascença, um dos mais bem conceituados da capital paulista, Marli Ben Moshe, e as coordenadoras Liron Kotler Becher e Renata Udlis, receberam recentemente Nerya Meir, diretor do departamento de atividades sionistas para a diáspora, acompanhado por Mono Sommer e Juliana Katz, representantes da OSM na América Latina. A reunião marcou o início de um diálogo sobre futuras parcerias, visando fortalecer a conexão entre o Colégio e a Organização Sionista Mundial.