Festa da Torá movimenta o Colégio Renascença – Por Glorinha Cohen

“A educação é a base de tudo o que aspiramos para os nossos filhos – que cresçam até a idade adulta com um caráter forte e uma aprendizagem profunda, que adotem as crenças e práticas judaicas e que demonstrem curiosidade, bondade e responsabilidade pelas necessidades dos outros”.

Manhã de domingo mesclada com muita alegria, história e sobretudo elevação dos preceitos judaicos tornaram inesquecível a Festa da Entrega da Torá realizada pelo Rena, como é carinhosamente conhecido o Colégio Renascença, lotando o Teatro Moise Safra com membros da diretoria, alunos e familiares. Ressalte-se a apresentação dos alunos dando show de talento e desembaraço em danças e peças teatrais, graças à atuação impecável da equipe de educadores do Renascença sob a coordenação de Liron Kotler Becher.

O evento foi aberto pelo novo presidente do Renascença, Daniel Lisak, que assim se apresentou:

“Sou Daniel Lisak e desde agosto tenho a honra e o prazer de presidir o Colégio Renascença, uma escola com um corpo docente extraordinário, um belo campus, famílias solidárias e alunos espetaculares. É com imensa gratidão que aceitei encarar o desafio de dar continuidade à gestão anterior a fim de alcançar nossas metas, que incluem: o fortalecimento da identidade judaica; a excelência em todas as áreas do conhecimento e o bilinguismo. Assim como a Torá, estamos envolvidos com a transmissão de um legado”. E continuou:

“A educação tem sido a base da vida judaica desde o Sinai. Lá ouvimos “uma grande voz que nunca cessou” e, é nossa tarefa, iniciar cada geração de judeus na experiência sagrada de compreender a sabedoria antiga e contribuir com as suas próprias percepções. A educação é a base de tudo o que aspiramos para os nossos filhos – que cresçam até a idade adulta com um caráter forte e uma aprendizagem profunda, que adotem as crenças e práticas judaicas e que demonstrem curiosidade, bondade e responsabilidade pelas necessidades dos outros. A Torá, um guia para todos os judeus, nos ensina como devemos agir nas relações sociais, familiares e religiosas. Nosso povo, o povo judeu, presente em muitas nações e diferentes culturas, mantém, há séculos, nossas tradições, pela continuidade. É uma responsabilidade coletiva oferecer uma educação judaica baseada nos ensinamentos da Torá e no comprometimento com nossas mitzvot”, finalizou Daniel.

Marli Ben Moshe, Diretora da Área Judaica, explicou o significado da festa:

“A entrega da Torá aconteceu há mais de 3.000 anos e até hoje é comemorada pelos judeus do mundo inteiro. D´us escolheu Moshé como intermediário para transmitir à b´nei Israel os ensinamentos e mandamentos que ela contém. A entrega da Torá é uma oportunidade para pensarmos sobre a importância do conhecimento e da educação, pois a Torá é um guia para a vida, oferecendo orientações sobre como viver de forma justa e ética. Que possamos renovar nosso compromisso com a Torá e percorrer nossa vida com sabedoria e integridade”.

Sobre o Colégio Renascença

Tendo como diferencial seguir as tradições judaicas sem deixar de lado a modernidade e com o compromisso de oferecer à comunidade uma educação de qualidade, pluralista, que atue com tolerância e respeito às diferenças, o Renascença foi fundado por imigrantes da Europa Oriental e começou a funcionar no bairro do Bom Retiro, no dia 22 de abril de 1922, em uma pequena casa alugada na esquina das ruas Amazonas e Três Rios, vindo após para Higienópolis acompanhando a mudança dos judeus que passaram a morar neste bairro. É o mais antigo colégio judaico da capital paulista e no final de 2022 comemorou 100 anos.

Com 18 mil m² de área construída e 4 mil m² de área verde, desde 2018 está localizado no bairro da Barra Funda e tem cursos de educação infantil, fundamental 1 e 2, ensino médio, cursos optativos e regime integral e na nova gestão Lisak, iniciada em agosto p. p., uma das metas é transformá-lo num colégio bilingue. Na estrutura feita com o que há de melhor e mais moderno foram investidos R$ 108 milhões e contém laboratórios, estúdio com impressoras 3D, robótica, videomaker, biblioteca, ginásio poliesportivo, quadras esportivas, refeitório e lanchonete com alimentação kasher e estacionamento para 200 veículos, além da sinagoga de 400 lugares, onde também funciona o Teatro Moise Safra.

Jaime Cimerman, conselheiro executivo de Sinagoga, Daniel Lisak, presidente do Conselho Executivo, Marli Ben Moshe, diretora da Área Judaica e Marcelo Colapietro Rodrigues, vice-presidente do Conselho Executivo

Tânia Camargo, gerente da área administrativo-financeira, Presidente Daniel Lisak e Marcelo Veraldi, diretor geral

Glorinha Cohen e o Presidente Daniel Lisak

Isadora recebe o carinho dos pais Claudia e David Jacques Cohen após brilhar no palco com seus amigos.

Denise Coin Kusminsky, Marcela K. Winter, Gilson Kusminsky, Benjamin Mancusi, Beni K. Winter e Etejane Hepner Coin

Lucia Glina, Claudia Glina Rubin, Sidney Glina e Michel Rubin

Jaime, Ruth, Gustavo, David e Giuliana Cimerman, Gabriela e Lolo Caramicolli

Luciana Fucs, Claudia P. Cohen, Lorie Bruni e Michelle Zylberstein

Sofia, Nicole e Júlia Bisker com as amigas Isadora e Betina Cohen

Rony Grabarz, David e Jacques Cohen, Marcio Pascal e Sidney Glina

Felipe e André com os pais Adriano Bisker e Lorie Bruni

Alunos dominam o palco e encantam a plateia

As vozes das crianças enchem o teatro

Interpretação de história judaica emociona os personagens

No aconchego do pijama o final de um encontro inolvidável

Foto: Glorinha Cohen