Campanha Fundo de Bolsas arrecada mais de R$ 31 milhões e beneficiará 723 estudantes
A meta é apoiar 759 crianças
A comunidade judaica é um exemplo inspirador de mobilização comunitária quando se trata de educação. E mais uma vez, a dedicação incansável e a solidariedade do ishuv paulista foram fundamentais para impulsionar mais uma edição deste notável projeto educacional que é a Campanha Fundo de Bolsas.
Desde sua criação em 2016, o Fundo de Bolsas conta com o apoio total e irrestrito da Federação Israelita do Estado de São Paulo. O programa visa atender a um número cada vez maior de famílias, melhorar sua situação socioeconômica e estabelecer parcerias mais próximas com as escolas, a fim de proporcionar uma educação de excelência para esses jovens que são o futuro da comunidade judaica. A concessão das bolsas é feita mediante uma análise criteriosa da situação socioeconômica das famílias, garantindo o anonimato da criança e de sua família.
Em apenas 48 horas, 3378 doadores se mobilizaram e contribuíram com R$ 31.045.469,00. Esse apoio será direcionado para 13 escolas da comunidade judaica, garantindo que um maior número de alunos tenha acesso a uma educação de qualidade. No entanto, a meta é atingir o valor de 32.6 milhões necessário para estender esse apoio 759 alunos.
A Campanha contou com diversas ações e grande envolvimento da comunidade
Um debate com convidados internacionais sobre Inteligência Artificial marcou a abertura da Semana Fundo de Bolsas, no dia 28 de agosto, no Teatro Anne Frank da A Hebraica. A ativação da Campanha continuou até 04 setembro, com diversas ações nas entidades e escolas judaicas.
Também aconteceram ações de engajamento com a participação dos doadores como o evento 12 horas nadando em prol da educação judaica, coordenado pela professora Adriana Silva e que movimentou a piscina olímpica da Hebraica durante todo o sábado, além de aulas de culinária e degustação de vinhos no Espaço Gourmet e sorteios de diversos prêmios.
Um QG foi montado na A Hebraica, parceira da Campanha, reunindo todas as escolas judaicas e fornecendo uma estrutura de call center para engajar ainda mais a comunidade. Graças aos generosos doadores multiplicadores (matchers), cada doação feita na plataforma Charidy foi multiplicada por quatro.
Na noite de 04 de setembro, após 48 horas da abertura oficial da plataforma, a Campanha Fundo de Bolsas foi encerrada no QG da Hebraica em clima de festa. A equipe do Fundo de Bolsas, os voluntários e as lideranças judaicas comemoraram a arrecadação com um caloroso le chaim.
Lideranças destacam a relevância da Campanha e da educação judaica
“O ensino judaico é uma fonte de riqueza espiritual e para combater a assimilação. A educação judaica é o melhor investimento que podemos fazer e é o que faz do Fundo de Bolsas o maior e mais importante projeto de continuidade da comunidade judaica. Não há como desenhar um futuro sem envolver as próximas gerações”, destacou o presidente da Fisesp, Marcos Knobel.
“O projeto Fundo de Bolsas é um dos mais importantes da nossa comunidade, e é nosso dever como Hebraica receber as escolas e entidades aqui no Clube e ajudar nesse trabalho de captação ”, frisou o presidente da Hebraica, Fernando Rosenthal.
“Com determinação e sucesso, a Campanha do Fundo de Bolsas 2023/24 já alcançou resultados significativos, aproximando-se do seu objetivo total. Estendemos nossa gratidão a todos os doadores, conselheiros, matchers e lideranças comunitárias que desempenharam um papel essencial nesse esforço de Tikun Olam e Tzedaká. O caminho continua, e a comunidade segue unida na missão de proporcionar Educação Judaica para todos”, concluiu a diretora do Fundo de Bolsas, Mônica D. Cohen.
Embora a Campanha tenha uma duração oficial de 24 horas, as doações para o Fundo de Bolsas continuam e podem ser feitas a qualquer momento. Pelo site www.fundodebolsas.com.br.
Equipe da Fisesp e do Fundo de Bolsas brindam o sucesso da Campanha
Jovens em ação no QG da Hebraica
Muitas famílias fizeram suas doações