Henri Haim Esses, Presidente da B’nai B’rith São Paulo – Por Glorinha Cohen
Pragmático, determinado e perseverante como um digno representante do signo de Touro nascido no dia 20 de maio, o advogado e empresário Henri Haim Esses está, desde fevereiro do ano passado, na presidência da B’nai B’rith São Paulo, uma das mais fortes entidades da comunidade judaica voltada à defesa dos direitos humanos, beneficência e cultura.
E é com a elegância da simplicidade e pronto para aceitar qualquer desafio em prol das lides comunitárias que o trabalho deste libanês não tem passado desapercebido. Haja vista as excelentes palestras que estão sendo feitas com pessoas de destaque das mais variadas áreas da sociedade e os voluntários que tem atraído com seu carisma incontestável para movimentar a B’nai B’rith, como o Grupo de Liderança e Ativismo Feminino com 150 mulheres criativas e empoderadas, além dos projetos importantes voltados à comemoração dos 90 anos da instituição. Ativista e participante de grupos de lideranças empresariais e institucionais, Henri Esses comanda uma equipe com 15 diretorias e comissões ativas e comprometidas.
Nesta entrevista exclusiva você pode saber mais sobre seus planos, seus desafios e en passant conhecer um pouquinho da sua vida pessoal.
“Os desafios são contínuos para criar um mundo melhor, mais justo e humano.
São a base com coragem de se obter as conquistas sempre com muito comprometimento,
foco e dedicação”.
GC – Você nasceu no Líbano dia 20 de maio de 1960 e está no Brasil desde quando?
HHE – Saí do Líbano em 1967 e desde então resido no Brasil.
GC – Conte um pouco de sua vida profissional.
HHE – Sou empresário, advogado e atuo nas áreas financeira, imobiliária e comércio internacional.
GC – Estado civil e filhos.
HHE – Casado, quatro filhos e 6 netos.
GC – Qual a sua característica de personalidade mais marcante e como você se descreveria?
HHE – Sou determinado, focado e muito pragmático.
GC – O que o Judaísmo significa para você?
HHE – O Judaísmo é base de apoio às nossas vidas e onde podemos viver com todas as nossas diferenças, buscando harmonia, tzedek e tikun olam.
GC – Quais os fatores de vida que lhe são mais importantes?
HHE – Respeito a todos com liberdade das escolhas e caminhos. Somos todos responsáveis pelos demais e não podemos silenciar às injustiças.
GC – Você é Presidente da B’nai B’rith São Paulo desde fevereiro de 2022. O que o levou a aceitar o cargo?
HHE – O desafio le dor vador de continuidade de tão relevante instituição na vida judaica brasileira e mundial.
GC- Quando começou no voluntariado e qual foi seu primeiro trabalho?
HHE – Desde a juventude, por volta dos 15/16 anos, presidindo na B’nai os grupos “Capítulos juvenis Universitários” e em atividades acadêmicas na Faculdade de Direito da PUC-SP.
“A vida é uma jornada magnífica e todos os dias temos o poder de reescrever com
mais experiência e tolerância a nossa vida com tikun olam, tzedaká, melhorando sempre”.
GC – Quais cargos já exerceu e onde?
HHE – Sempre fui ativista. Participei da Hebraica SP, maçonaria, Partido Verde e Centro Acadêmico da PUC-SP, dentre tantas outras instituições. E além da B’nai faço parte de grupos de lideranças empresariais e institucionais.
GC – Quais tem sido seus maiores desafios e conquistas?
HHE – Os desafios são contínuos para criar um mundo melhor, mais justo e humano. São a base com coragem de se obter as conquistas sempre com muito comprometimento, foco e dedicação.
GC – Quais são os projetos que a B’nai realiza atualmente?
HHE – Temos projetos institucionais importantes na comemoração dos nossos 90 anos, ações com 15 comissões sendo a de direitos humanos, beneficência e cultural entre todas muito importantes.
GC – Dentre esses projetos, os que estão chamando bastante a atenção são o do Grupo de Liderança e Ativismo Feminino e aquele para atrair novos integrantes para a instituição. Quais têm sido os resultados e como fazer parte deles?
HHE – Temos 15 comissões e diretorias muito comprometidas e atuantes como a de ativismo e liderança feminina com 150 mulheres criativas e empoderadas. E para participar e apoiar os eventos e atividades da B’nai B’rith basta entrar em contato com nossas mídias sociais.
GC – Planos futuros?
HHE – Família, atividades empresariais, ativismo social e institucional. E seguir na B’nai sempre na busca de novos desafios.
GC – Se você pudesse voltar ao passado o que faria diferente?
HHE – A vida é uma jornada magnífica e todos os dias temos o poder de reescrever com mais experiência e tolerância a nossa vida com tikun olam, tzedaká, melhorando sempre.