UM POVO QUE SOBREVIVE – Por Jack Terpins

Fomos surpreendidos com o que trouxeram os noticiários do dia 7 de outubro.

Era um shabat, dia de dedicado ao descanso, estudos e para curtir a vida, como os jovens presentes à uma rave faziam, quando foram brutalmente assassinados pelos terroristas do grupo Hamas que invadiu o território israelense. Do mesmo modo, os habitantes dos kibutzim fronteiriços à Gaza foram atingidos por eles.

Os militantes saíram, sadicamente, matando quem estivesse pela frente e, também, de uma forma estúpida e ferina, sequestrando crianças, rapazes e moças, idosos, qualquer pessoa…

Independente da nacionalidade, contabilizamos vidas, raptadas, mortas, desaparecidas, pelo simples fato de estarem visitando ou por viverem em Israel.

Desde então, o povo judeu chora. Chora pelas vidas ceifadas, pelas vidas subtraídas do convívio familiar e pelas vidas que sobrevivem em Gaza sob a mira de um grupo armado e altamente perigoso.

Os líderes em Israel deixaram de lado as suas diferenças políticas e pessoais para formar um governo de unidade de emergência. Assim, como o presidente Lincoln falava: “Uma casa dividida não pode subsistir”.

Uma corrente de fé e empatia percorreu o Globo, se traduziu em manifestações as mais distintas, como a carta que circula aqui, assinada por personalidades e pela sociedade, ou a organização de atos de apoio a Israel. Essas demonstrações são muito importantes, nos sentimos mais fortes, mais confiantes. Ao mesmo tempo, sob a tutela de conceitos retrógrados e revisionistas, o antissemitismo aparece em marchas, pichações…. O Holocausto deveria ensinado, sob todos os aspectos, humanidade à humanidade.

É imperioso que os reféns sejam libertados! Duas mulheres apenas, não bastam!

O presidente do Congresso Judaico Mundial, Ronald Lauder esteve, recentemente, visitando o Papa em busca de apoio. O Sumo Pontífice reafirmou sua mensagem de paz.

Não sabemos o que os próximos dias trarão, mas sabemos que todos os esforços para se salvarem vidas devem ser feitos, que devemos seguir o caminho da paz e que somos um povo, um povo unido e que sobrevive – Am Israel Chai.


 

Jack Terpins é engenheiro e presidente do Congresso Judaico Latino-Americano