UNIÃO E FORÇA MARCAM DISCURSOS NA ABERTURA DA 54ª CONVENÇÃO DA CONIB

A noite de abertura da 54ª Convenção da CONIB foi marcada pelo espírito de união comunitária. O momento desafiador que a comunidade vive desde 7 de outubro, com o crescimento exponencial do antissemitismo exige posicionamento e força, como ficou claro nas palavras dos que discursaram. Como disse à uma plateia atenta o presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, “existem dois lados, o do bem e o do mal”. “O que começa com os judeus não acaba com os judeus e nós não vamos nos calar”.

Além de Lottenberg, também discursou o chairman da ADL (Anti-Defamation League), Ben Sax. A instituição norte-americana está à frente da luta contra o antissemitismo mundialmente. Ele deixou claro que a “ADL vai continuar a proteger judeus não só nos EUA mas no mundo todo”.

A noite contou ainda com os discursos do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas que prestou solidariedade à comunidade judaica e ao Estado de Israel. “Essa é a nossa missão. Prestar solidariedade ao Estado de Israel. Dizer que podem contar com o estado de São Paulo”. O governador condenou o ataque terrorista a Israel e agradeceu à comunidade judaica pela ajuda humanitária e pelas doações para a população durante as chuvas que atingiram o litoral norte de SP no início do ano. Disse que a melhor maneira de homenagear as vítimas do ataque terrorista de 7 de outubro é seguir em frente na luta contra o antissemitismo. “E vamos caminhar juntos”, destacou o governador, ao afirmar que Israel e a comunidade judaica “podem contar com o apoio de São Paulo”.

Também falaram à plateia, o embaixador de Israel, Daniel Zonshine, o presidente da Hebraica, Fernando Rosenthal, o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), Marcos Knobel, e o vice-presidente da CONIB, Daniel Bialski, que homenageou Claudio Lottenberg e também Anna Schvartzman. A presidente da Unibes, Denise Antão, foi quem entregou a placa de homenagem a Marcos Arbaitman. Anna e Marcos foram destacados pelos incontáveis trabalhos e dedicação em prol da comunidade judaica.

Destaque também para as presenças do cônsul-geral de Israel, Rafael Erdreich e sua esposa Maya, Avi Meizler, Sidney Klayner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Jacques Cohen, Betinha Arbaitman, Cléa Pilnik, jornalista Marc Tawil, Abraham Goldstein, presidente da B’nai B’rith Brasil, Lara e Marcos Knobel, presidente da Fisesp.

Fotos: Flavio Mello e Glorinha Cohen

Daniel Bialski e Fernando Rosenthal entregam placa em homenagem a Claudio Lottenberg

Daniel Bialski e Anna Schwartzman

Denise Antão e Marcos Arbaitman

Governador Tarcisio de Freitas recebe os cumprimentos de Claudio Lottenberg

Embaixador de Israel, Daniel Zonshine e a jornalista Glorinha Cohen

Luiz Kignel e esposa

Mia Stark, Maya Erdreich, Stav Dino, Jacques e Virginia Griffel

Ben Sax, da ADL, discursa durante o evento

Jacques Steinberg e Poliana Scarcella

20
20