AMOR FRATERNAL – Rabino Arieh Raichman

O abraço foi real e autêntico. Não foi um espetáculo para o público, mas um sinal de amor fraternal. No banquete diante de milhares de pessoas, os dois irmãos Pizem de Sderot se abraçaram. Eles são shluchim como milhares de outros, mas únicos por duas razões:

1) A idade deles – ambos com menos de 10 anos
2) A cidade deles foi atacada por terroristas em 7 de outubro e eles sobreviveram.

Um destes jovens falou com inspiração sobre a sua missão e como, apesar de todos os desafios, devemos continuar a fazer mais. O irmão mais novo não ficou com ciúmes por seu irmão estar no centro das atenções. Ele estava feliz pelos holofotes de seu irmão. Foi inspirador ver os dois se abraçando. Nas últimas semanas, vimos nossos irmãos em Israel se unirem. Mas, e longe do campo de batalha, ainda estamos unidos?

Muitos de vocês sabem que viver na Amazônia traz grandes desafios. Porém, quem mais sente são as crianças. Ter amigos que pensam como você, escola judaica e todas as comodidades que uma grande comunidade judaica tem, falta atualmente em Manaus.

É por isso que, graças ao seu apoio, duas de nossas crianças viajaram para Nova York para participar da conferência de emissários de Chabad e conhecer pessoalmente colegas de classe e amigos.

Após a incrível conferência, eu e meus dois filhos fomos a um restaurante kasher. Um presente especial pela incrível dedicação em Manaus. Pedimos 3 hambúrgueres sem batatas fritas ou bebidas. Quando começamos a comer, um homem de outra mesa se aproximou e colocou um prato cheio de batatas fritas e disse: “Isto é para você, você e você”. Fiquei em choque, pois ninguém nunca tinha feito isso antes.

Sim, as pessoas são generosas e apoiam o Beit Chabad e as atividades, mas muito poucos perguntam sobre o nosso bem-estar pessoal, muito menos fornecem o básico como comida.

Agradecemos ao homem e tivemos o prazer de ver o amor fraternal mesmo longe do campo de batalha. Que possamos continuar a mostrar amor e bondade uns para com os outros e acelerar a vitória nesta batalha atual e na maior batalha do exílio. Que Mashiach venha agora!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com