HÉLIO PAPLER ESTRÉIA NA LITERATURA COM O LIVRO “CRÔNICAS MUNDANAS”

Seus textos abordam nuances da vida cotidiana sempre com um olhar crítico, permeado de humor, iluminando acontecimentos e comportamentos da sociedade atual.

“O que faria se fosse com você?” Essa pergunta/questionamento parece guiar a trajetória do médico-escritor Hélio Plapler. Quando Professor Titular da Escola Paulista de Medicina, preocupava-se com a melhoria do ensino da cirurgia geral. Na primeira aula dizia: “Eu não vou falar nada que não possam encontrar no Google. Mas vou transmitir a minha experiência – e isso vocês não vão encontrar no Google”. Desfiava histórias, imprevistos, impasses e, antes de revelar o desfecho, perguntava: “O que vocês fariam?”

“Crônicas mundanas”, sua estreia na literatura, foi lançado em São Paulo em tarde das mais concorridas e mantém esse espírito. Seus textos abordam nuances da vida cotidiana sempre com um olhar crítico, permeado de humor, iluminando acontecimentos e comportamentos da sociedade atual. As delícias de viver em Marte, a curiosidade das crianças, como as regras de uma pelada de futebol se aplicam à convivência, considerações sobre a morte – esses e outros temas são tratados com leveza e a empatia é imediata com quem lê. “Minha intenção é despertar, lá no fundinho da consciência, aquela voz que perguntará: ‘o que faria se fosse você?’”

Helio Plapler participa desde 2014 do GENAM – Grupo de Pesquisa e Estudos em Literatura, Narrativa e Medicina da USP. Seu interesse é a Medicina Narrativa, abordagem da história dos pacientes em seu sentido mais amplo. Uma das formas dessa abordagem é a Literatura. Ele vem inscrevendo contos e poesias (haicais) em concursos literários e já ganhou alguns prêmios. Assim, segue com êxito a tradição de seus antecessores famosos: Pedro Bloch, Pedro Nava, Moacir Scliar – todos eles, grandes médicos-escritores da literatura nacional.

Hélio Plapler é médico cirurgião, escritor e leitor integrante do GENAM – Grupo de Pesquisa e Estudos em Literatura, Narrativa e Medicina da USP. Foi Professor Titular de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina e seu maior interesse sempre foi desenvolver as humanidades na formação dos médicos, publicou contos, escreveu e editou obras coletivas do GENAM, além de artigos sobre aspectos da literatura em relação à medicina e à educação médica. Finalista do Prêmio Off Flip (categoria crônica) 2023. 40 lugar no VI Concurso Internacional de Poesia de Joaquim Távora 2023. Premiado no 50 Prêmio Literário AFEIGRAF 2023.

Abaixo, flagrantes colhidos durante o lançamento.

Hélio Papler e Agnaldo Cedenho

Hélio Papler e Elieni Caputo

Hélio Papler e Ester Iricevolto

Jorge Roitman e Hélio Papler

Hélio Papler e Ladislene Del Giudice

Hélio Papler e Lucélia Paiva

Hélio Papler e Tatiana Picardi