140 ANOS DE GIBRAN KHALIL GIBRAN

A Associação Cultural Brasil-Líbano e o Comitê Nacional e Museu Gibran no Líbano promoveram vários eventos para comemorar os 140 anos de nascimento de um dos mais consagrados escritores e pintores do século XX, Gibran Khalil Gibran. Gibran foi um líder intelectual, filósofo, poeta, pintor, ensaísta e romancista.

Sua obra literária, marcada pelo misticismo oriental, alcançou popularidade em todo o mundo. Foi a publicação de seu best-sellerO Profeta”, em 1923 ( que completa 100 anos), que lhe assegurou a notoriedade no mundo ocidental. Considerada uma das cem obras mais importantes do mundo, “O Profeta” é o gigante da literatura universal e é considerado o livro mais lido do mundo, após a Bíblia. Foi traduzido para mais de 100 idiomas. Gibran nasceu em 6 de janeiro de 1883, na cidade de Becharre, ao norte do Líbano, próximo aos Cedros milenares e faleceu em 10 de abril de 1931, em Nova York.

A solenidade de abertura das comemorações ocorreu no Salão Cedros no Clube Atlético Monte Líbano de São Paulo, ocasião em que foram lançados oficialmente pelos Correios o selo postal e carimbo em homenagem aos 100 anos da obra literária e best seller “O Profeta”, bem como exibido um vídeo com as principais passagens da vida do artista.

Exposições de ampliações fotográficas de suas pinturas e imagens do vale sagrado de Kadisha, região onde Gibran nasceu, foram realizadas no Espaço Cultural do Conjunto Nacional e no Foyer do Teatro do Clube Monte Líbano.

O Brasil é o país que abriga o maior número de imigrantes libaneses do mundo, aproximadamente 8 milhões, incluindo os descendentes. O evento, além de estreitar os laços históricos e culturais entre os dois países, passará a fazer parte da agenda cultural de São Paulo.

Convidados dividem o flash com D. Edgard Madi, Arcebispo do Bispado Maronita do Brasil, Lody Brais, Presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano e Nouha Brais Nader

Nouha Nader, Lody Brais e equipe dos Correios

Lody Brais, professor José Álvaro e sra.

Renato Rosa e Lody Brais exibem o selo comemorativo

Selos dos Correios sobre Kalil Gibran

20
20