A ESCADA DE JACÓ – A ASCENSÃO E QUEDA DAS NAÇÕES – Por Simon Jacobson

Como se fortalecer antes de enfrentar o desconhecido

Tudo o que aconteceu aos patriarcas é uma indicação para seus filhos
– Midrash Tanchuma Lech Lecho 9. Bereishis Rabba 40:6.

Todos os acontecimentos que aconteceram com os Patriarcas [Abraão, Isaque e Jacó] vieram para nos ensinar sobre o futuro…foi-lhes mostrado o que aconteceria aos seus descendentes
– Ramban Lech Lecho 12:6. Bechayei na porção desta semana 28:12.

Jacó sonhou e viu uma escada no chão e seu topo alcançava o céu. Os anjos de D’us estavam subindo e descendo sobre ele ( porção desta semana, Gênesis 28:12) – Ele foi mostrado os futuros impérios que governariam o mundo
– Midrash Tanchuma no início da porção desta semana. Pirkei D’rebbi Eliezer cap. 35 (citado em Bechaya e Ramban ibid). Veja Rambam Hilchot Yesodei HaTorá 7:3).

Desde 7 de outubro venho compartilhando comentários sobre os acontecimentos históricos de nossos tempos. Tendo sido treinado no estudo da Torá durante toda a minha vida, eu naturalmente gravito em torno da Bíblia e de seus comentários para dar sentido a esse caos e incerteza.

Pode-se sentir que há algo acontecendo que é incompreensivelmente maior do que qualquer homem – ou mesmo todos nós juntos – pode compreender. Quando os acontecimentos atingem e afetam uma massa crítica, como aconteceu desde 7 de Outubro, é simplesmente impossível prever ou mesmo projetar o que irá acontecer. Especialmente quando o inimigo está tão ofuscado – envolto nas sombras de crenças religiosas profundamente enraizadas; ideologias que são estranhas para muitos de nós; expressa nas armas retorcidas do terrorismo; uma guerra que está a ser travada em colinas desconhecidas do Médio Oriente – ninguém pode imaginar o que virá a seguir, se é que alguma coisa acontecerá.

Quando os paradigmas convencionais não funcionam, não temos outra escolha senão recuar e procurar uma nova perspectiva, e sempre ajuda olhar para a história e ligar os pontos. Para mim isto significa mergulhar na Torá, um documento que nos acompanha há milhares de anos.

E nele encontramos todas as sementes para os personagens e jogadores de hoje. Abraão, Sara, Hagar, Ismael, Isaque, Esaú, Jacó.

Para minha própria surpresa, a cada semana, quando me sento para estudar a porção semanal da Torá, todas as histórias bíblicas ganham vida no contexto dos eventos de hoje.

Mas, à medida que a complacência começou a voltar às nossas vidas, e todos nós desejamos retornar a alguma aparência de normalidade (seja lá o que isso signifique), ao mundo do “6 de outubro”, devo confessar que minha própria negação começou a sussurrar pensamentos intrigantes no meu ouvido, seduzindo-me para a calmaria de “o que mais há para dizer? Você já descreveu os principais atores: Abraão, pai das nações; Ismael, pai dos árabes/muçulmanos; Isaque, pai dos judeus; Esaú, pai do Ocidente – e as suas interações que predizem os acontecimentos dos nossos tempos. O que mais pode ser dito?!”

No entanto, tenho uma necessidade autoimposta de examinar a porção da Torá todas as semanas, e aí está a ruína da minha complacência: quando você lê a saga contínua, você simplesmente não pode ignorar sua profunda relevância.

E assim, meu comentário continua.

Após o notório casamento de Esaú com a filha de Ismael (no final da porção da semana passada), a Torá volta à jornada de Jacó para Charan, que como você deve se lembrar foi por dois motivos: 1) Para escapar da ira de seu irmão Esaú após o roubo de Jacó de suas bênçãos 2) Para encontrar uma esposa para si.

“ Vayeitzei Yaakov m’Beer Sheva vayelech Charono ”, Jacob deixa Beersheba e viaja em direção a Charan. Nesta jornada Jacó tem seu famoso sonho onde ele tem a visão de uma “ escada apoiada no chão e seu topo (cabeça) elevado em direção ao céu. Os anjos de D’us estavam subindo e descendo sobre ela .”

D’us então promete a Jacó: “Eu sou o D’us de Abraão, seu pai, e o D’us de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra onde vocês estão. Seus descendentes serão [abundantes] como o pó da terra. Você se espalhará para o oeste, para o leste, para o norte e para o sul. Todas as famílias da terra serão abençoadas através de você e de seus descendentes”.

D’us continua: “Eu estou com você. Eu protegerei você onde quer que você vá e o trarei de volta a este solo. Não me afastarei de você até que tenha cumprido totalmente esta promessa que lhe fiz”.

A parashá continua com Jacó seguindo seu caminho, chegando em Charan, casando-se e ali construindo sua família – onze das doze tribos. Jacó passou vinte anos em Charã, trabalhando para seu sogro Labão como pastor, cuidando de seus grandes rebanhos. O capítulo desta semana termina com Jacó e sua família deixando Charan e retornando à terra de seus pais, Canaã, apenas para confrontar Esaú na porção da Torá da próxima semana.

Jacó e Esaú representam “duas nações” numa luta perpétua. Em termos cósmicos, eles incorporam a batalha entre a matéria e o espírito, entre o corpo e a alma, entre o Divino e o mundano. Em termos históricos – a batalha entre a religião e a ciência, entre a fé e a cultura moderna (ocidental), entre o religioso e o secular. Em termos pessoais – a batalha entre o egoísmo e a dedicação a uma vocação superior.

A batalha entre Esaú e Jacó prepara o terreno para todas as batalhas que virão nas gerações futuras. Ao compreender este conflito e como ele é tratado, podemos aprender como devemos agir quando enfrentamos os nossos próprios desafios, a nossa própria versão do confronto Jacó/Esaú.

As linhas de batalha entre Esaú e Jacó são traçadas na porção da semana passada, quando Jacó ‘compra’ o direito de primogenitura de Esaú e depois passa a ‘roubar’ suas bênçãos (nas palavras de Esaú: “primeiro ele tomou meu direito de primogenitura e agora ele tomou minha bênção” ). Esaú fica furioso e quer matar seu irmão.

Mas antes que ocorra um confronto, Jacob é mandado por seus pais para Charan para se casar. Durante os vinte anos em que Jacó está ausente, ele está essencialmente se preparando para o confronto final e inevitável com Esaú.

Espírito e matéria são diametralmente opostos um ao outro. Antes de estar pronto para enfrentar o duro mundo material, você deve fortalecer-se e fortalecer-se construindo um lar e uma família, um oásis acolhedor – uma plataforma de lançamento segura, por assim dizer, que o imbua de confiança para alcançar todos os seus objetivos. Um pássaro voador deve ter um ninho seguro. Uma verdadeira casa é um lugar onde você se sente completamente confortável. Uma infância saudável é o momento da sua vida em que você é nutrido e protegido. Isto permite que você construa forças e desenvolva recursos, ferramentas defensivas e ofensivas para então sair para um mundo adulto difícil e não apenas não se machucar, mas com o poder e a confiança para transformar o mundo material em um lar Divino.

Antes que Jacó pudesse enfrentar Esaú, ele construiu sua casa em Charan. Não é pouca coisa, veja bem. Charan é um lugar corrupto. “Charan” na verdade significa “ira de D’us”, significando a impiedade de Charan. Labão é um artista do engano e do engano. Jacob não tem uma vida fácil. No entanto, ele prevalece e constrói um lar, um domínio poderoso e estimulante.

O misticismo judaico ensina que existem etapas no refinamento de si mesmo e do mundo. Primeiro Jacó começa com a tarefa relativamente mais fácil com Labão em Charã, e só então ele pode abordar o desafio mais difícil de Esaú. O trabalho de Jacó cuidando dos rebanhos de ovelhas de Labão representa a construção da ordem cósmica espiritual, a estrutura e os blocos de construção que nos dão as ferramentas para então entrar e transformar o universo material e confrontar os “Esaú” de nossas vidas. [1]

Assim, a jornada de Jacobs para Charan na porção desta semana da Torá significa o início de cada uma de nossas viagens ao mundo real. Após a tentativa de Esaú de unir forças com Ismael contra Isaque e Jacó, casando-se com a filha de Ismael, Jacó foge para construir uma casa e se fortalecer para poder enfrentar as batalhas de Esaú que virão.

Enquanto Jacó deixa Israel (Canaã) para viajar para Charan, D’us mostra-lhe uma visão de anjos subindo e descendo uma escada. Ele lhe mostra a ascensão e queda das nações futuras, como elas subiriam e dominariam o mundo, e então cairiam – uma visão semelhante àquela que D’us mostrou ao seu avô Abraão [2 ] . E D’us lhe diz para não ter medo.

” Eu estou contigo. Eu protegerei você onde quer que você vá e o trarei de volta a este solo. Não me afastarei de você até que tenha cumprido totalmente esta promessa que lhe fiz “.

Ao mostrar esta visão a Jacob, D’us está a prepará-lo – tal como preparou Abraão – para o que está por vir, e está a dar-lhe, e a todos nós, as ferramentas para enfrentar estes desafios e vencer.

A mensagem para cada um de nós hoje é clara:

Para enfrentar as batalhas da vida você deve primeiro fortalecer sua vida interior. Você deve construir um núcleo interno forte – um lar e uma família que lhe proporcione segurança e confiança para lidar com qualquer força ou inimigo externo.

À medida que enfrentamos inimigos – conhecidos ou desconhecidos, e especialmente o pior inimigo de todos, o inimigo do medo e da incerteza – devemos construir segurança interior, um lar seguro.

Um verdadeiro lar começa em sua alma. Você deve ter um lugar dentro de você onde se sinta completamente confortável. Paz no centro – um lugar onde você se sente em casa com sua vocação e seu propósito. Você deve fazer as pazes com D’us, paz com a sua alma – paz com a missão para a qual você foi escolhido exclusivamente e enviado à Terra.

Quando você permite que D’us entre, D’us lhe diz: “Eu estou com você. Eu protegerei você onde quer que você vá.” Não importa o desafio, independentemente do inimigo ou da batalha – quando você se conecta a D’us você tem o poder de superar e conquistar com um espírito alegre [3] tudo e qualquer coisa.

A visão de Jacó nos promete que as nações que dominam a escada acabarão por cair. Quando você não tem fé e confiança em D’us, você se torna escravizado e vitimado por dominar nações e forças ao nosso redor.

Prevalecerão aqueles que subirem a escada junto com D’us. Com fé em D’us você pode conquistar tudo e então subir a escada e nunca mais descer. [4]

[1] Veja maamar “im lovon garti” – Ohr HaTorah Vayishlach 231a. 5742. “Vayishlach” 5666. 5673.

[2] Bechaya e Ramban em nossa porção, 28:12.

[3] Veja Rashi 29:1.

[4] Veja Vayikra Rabba 29:2.

FONTE: https://www.meaningfullife.com/jacobs-ladder-rise-fall-nations/?utm_source=Meaningful+Life+Center&utm_campaign=7397d549d5-WN%3A+Jacob%E2%80%99s+Ladder+The+Rise+%26+Fall+of+Nations&utm_medium=email&utm_term=0_0bcb4308af-7397d549d5-%5BLIST_EMAIL_ID%5D&ct=t%28Jacob%E2%80%99s+Ladder+%E2%80%93+The+Rise+&Fall_of_Nations%29=


RABINO SIMON JACOBSON

O rabino Simon Jacobson é um orador, educador e mentor de milhares. Ele é o autor do livro best-seller “Toward a Meaningful Life”, uma publicação de William Morrow que já vendeu mais de 400.000 exemplares e foi traduzido para hebraico, francês, espanhol, holandês, português, italiano, russo, alemão, húngaro, tcheco e georgiano. O rabino Jacobson dirige o The Meaningful Life Center, chamado de “Spiritual Starbucks” pelo New York Times, que conecta o secular e o espiritual por meio de uma ampla variedade de programação ao vivo e online, apresentando os ensinamentos universais da Torá como um plano de vida para as pessoas de todos os fundos.

Com sua visão aguçada da condição humana, ele tem a capacidade única de oferecer clareza e direção, especialmente em tempos difíceis. O rabino Jacobson e o MLC foram elogiados por criarem uma programação ininterrupta que nutre os corações e almas das pessoas.

20
20