EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE E FAZ ACONTECER
Edgar Lagus, Szyja Lorber, Leon Knopfolz, Claudio Lottenberg, Luiz Kignel, Celia Parnes, Ary Bergher, Rony Vainzof, Paulo Gartner, Marcio Luftglas, Andrea Vainer, Bernardo Parnes, Boris Ber, Eduardo Kuperman, Marc Tawill, Marcia Borger, Mirella Radomysler, Octávio Aronis, Oscar Jaroslavsky, Roberto Saulo Steyjer, Ruth Goldberg, Sebastian Watenberg, Sergio Malbergier, Victor Elias Nigri, Sergio Napchan, Becky Korich, Paula Puppi, André Lajst, Pilar Rahola, Isaac Guerchon, Marcos Knobel, Fernando Rosenthal, Denise Antão, Norma Grinberg, Ronaldo Gomlevsky, Paula Esteves, Lauro Bianchin, Rabino Sany Sonnenreich, Carol Paiffer, Embaixador Daniel Zonshine, Adrian Filut, Judith Roizman, Thais Gandelman, Faa Morena, Adriana Colin, Beth Szafir, André Duek e Natalie Klein, dentre outros.
Lançado o Selo Comemorativo alusivo aos 90 anos da B´nai B´rith Brasil
Dando início ao ano em que a B´nai B´rith Brasil completa 90 anos de sua criação, foi lançado, nesta terça-feira, 7 de novembro, o Selo Comemorativo alusivo à data.
Com a presença do vice-presidente da entidade, Edgar Lagus, e o presidente da B´nai B´rith Paraná, Szyja Lorber, entre outras autoridades, o evento marca a importância de nossa entidade no cenário nacional.
“Agradecemos aos Correios pela sua contribuição neste momento histórico da nossa B´nai B´rith e a determinação dos irmãos de nossa entidade em Curitiba – a citar o presidente Szyja Lorber e o ex-presidente Leon Knopfolz – em viabilizar a emissão deste lindo selo que marca o início da celebração dos 90 anos da B’nai B’rith no Brasil”, declarou, em seu pronunciamento, Edgar Lagus.
Claudio Lottenberg é reeleito para novo mandato à frente da CONIB
Claudio Lottenberg foi eleito para um segundo mandato à frente da Confederação Israelita do Brasil – CONIB. O primeiro vice-presidente para este período de três anos é Luiz Kignel. Celia Parnes é a Secretaria Geral. A diretoria ainda conta com Ary Bergher – segundo Vice-Presidente, Rony Vainzof -Secretário, Paulo Gartner – Tesoureiro Geral, Marcio Luftglas – Tesoureiro, e os diretores Andrea Vainer, Bernardo Parnes, Boris Ber, Eduardo Kuperman, Marc Tawill, Marcia Borger, Mirella Radomysler, Octávio Aronis (diretor de segurança), Oscar Jaroslavsky, Roberto Saulo Steyjer, Ruth Goldberg, Sebastian Watenberg, Sergio Malbergier, Victor Elias Nigri, Sergio Napchan ( diretor geral), Becky Korich e Paula Puppi.
“O Irã move os fios e o mundo dança”, diz Pilar Rahola
A jornalista espanhola veio ao Brasil para discutir suas ideias sobre a guerra Israel X Hamas e o antissemitismo em eventos abertos ao público
A jornalista espanhola, escritora, militante e política Pilar Rahola esteve no Brasil entre os dias 5 a 10 de Dezembro, a convite da Beit Halochem Brasil, da StandWithUs Brasil e do CAM – Movimento de Combate ao Antissemitismo, para palestras, encontros com políticos e universidades, quando compartilhará sua perspectiva sobre o conflito Israel-Hamas e o antissemitismo no Brasil e no mundo.
Reconhecida pela sua atuação em prol dos direitos humanos e no combate ao antissemitismo e antissionismo, Pilar deu duas palestras em São Paulo: a primeira no auditório da Unibes Cultural destinada ao público geral, e a segunda no auditório do C6 Bank, voltada para jovens.
De São Paulo a jornalista seguiu para o Rio de Janeiro, onde também teve uma agenda cheia. Depois do Rio de Janeiro a jornalista foi para Miami e Washington D.C., onde participou de um evento especial da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Em “Iran, el mastermind del ataque publicado“, artigo recente publicado no jornal espanhol El Periódico, Pilar diz que a guerra atual entre o Israel e o Hamas “não visa um Estado palestino, o que nunca foi o objetivo do Hamas, que busca instaurar uma república islâmica em toda a região. Foi perpetrada para garantir os interesses do Irã na região e permitir uma guerra global se o Hezbollah (que tem mais de 150.000 mísseis apontados contra Israel) entrar em cena”. Segundo ela, “o Irã obtém legitimidade interna, propaganda global e estratégia geopolítica e o resultado são milhares de mortes, uma terrível crueldade ao estilo do Isis e uma cidadania ocidental ainda mais confusa, com alguns setores da esquerda a mostrarem vergonha. O Irã move os fios e o mundo dança”.
Para André Lajst, presidente-executivo da StandWithUs Brasil, “é importante que os grupos que se consideram progressistas escutem o que Pilar tem a dizer. Para ela, Israel está sob a lupa midiática permanente e sua imagem distorcida contamina os cérebros do mundo porque faz parte da coisa politicamente correta, parece solidariedade humana, porque é grátis falar contra Israel”.
Isaac Guerchon no circuito cultural de São Paulo
Depois de participar da XXXVI Mostra de Arte Contemporânea que marca o circuito cultural de São Paulo, o artista plástico Isaac Guerchon teve uma de suas obras selecionada pelas curadoras Carmen Pousada e Flávia Coelho para a exposição Geometria do Cotidiano realizada em São Paulo na Tapetah.
Marcos Knobel é reeleito presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo
O cardiologista Marcos Knobel foi reeleito, na última semana, para mais dois anos de mandato à frente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp). A diretoria contará também com Miriam Vasserman como vice-presidente, Gilson Finkelsztain como tesoureiro e Jacques Griffel como secretario-geral.
Knobel assumiu a presidência em de janeiro de 2022, e agora cumprirá mais um mandato até o final de 2025. “Estamos concluindo nosso planejamento estratégico para o próximo biênio, que inclui a reformulação da nossa estrutura de marketing. Além disso, em 2024 a sede da Fisesp estará reformulada e pronta para abraçar toda a comunidade. Também teremos muitos desafios pois a comunidade mundial será outra depois dessa guerra, e precisaremos estar atentos e contando cada vez mais com nosso Departamento de Segurança e com a parceria da nossa comunidade”, declarou o presidente da Federação.
Durante a assembleia-geral, que aconteceu na sede da Federação Israelita em Pinheiros, também foram definidas as entidades que integrarão o Conselho Deliberativo, que terá como presidente, Fernando Rosenthal e como vice-presidente, Denise Antão. São elas:
Eleições Conselho Deliberativo – 2024 / 2025
Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo – Fernando Rosenthal; Hospital Israelita Albert Einstein – Sidney Klajner; Chevra Kadisha – Mauro Zaitz; Fundo Comunitário – Rafael Nasser; Colégio Iavne – David Hakim ; Colégio Renascença – Daniel Lisak ; Chabad Morumbi – Rabino David Weitman; Shalom – Sinagoga Masorti de São Paulo – Deborah K. Jacobsberg; Congregação Israelita Paulista – Laura Feldman; Wizo – Olga Teperman Aizemberg; Unibes – Denise Antão; Representante da juventude – Rudi Solon; Representante dos ex-presidentes – Luiz Kignel.
Suplentes – Associação dos Amigos do Museu Judaico de São Paulo; Congregação Israelita de São Paulo Templo ‘Beth-El’ e Templo Israelita Brasileiro ‘Ohel Yaacov’.
Norma Grinberg fala sobre arte na B’nai B’rith São Paulo
A B’nai B’rith São Paulo promoveu palestra da consagrada artista plástica – ceramista, escultora e designer Norma Grinberg sobre o mundo da arte.
O evento esteve sob a égide do grupo “Liderança e Ativismo de Mulheres Empreendedoras da B’nai B’rith São Paulo, que tem como foco: ativismo social, beneficência, união, cooperação e fraternidade.
A artista plástica é um dos maiores destaques no trabalho de escultura cerâmica do país.
Com reconhecimento de público e de crítica – no Brasil e no exterior – suas obras, várias vezes premiadas, ressaltam a originalidade e contemporaneidade. Sua proposta estética é uma atualização de linguagem, inspirada no Concretismo, na Bauhaus e no Minimalismo, com a incorporação das “instalações” em voga na Arte Contemporânea e seus desdobramentos, como intervenções no espaço arquitetônico. Os materiais são diversos: argamassa armada, ferro, alumínio, areia, acrílico, plásticos e outros. Porém, é com a cerâmica que a artista cria a maior parte de seus trabalhos, buscando resgatar as suas potencialidades estéticas e artísticas, assim como transgredir seus limites.
Assassino de judeus – Por Ronaldo Gomlevsky, Editor Geral da Editora Menorah
O discurso de LULA cheio de números tirados da cabeça dele, comparando um estado democrático, que é o Estado de Israel cujas fronteiras foram rompidas por terroristas, assassinos, sequestradores, estupradores e todos psicopatas com alto grau de periculosidade, com um grupo eminentemente terrorista, cujo único objetivo é eliminar o vizinho por não rezar igual, o que ele Lula está fazendo é convidar não judeus a matarem judeus nas ruas.
Nunca pude imaginar que um ser humano que acaba de ocupar a presidência de um país como o Brasil, pela terceira vez, com mais de 200 milhões de habitantes, fosse um louco que está inconscientemente, permitindo que se massacre judeus em nosso próprio país, assim como fez com os assaltos a celulares, sempre justificando a bandidagem. Talvez, saiba melhor do que nós, o porquê de tanta advocacia em favor dos desajustados e delinquentes.
Sucede que nós judeus, aprendemos com os negros americanos.
Quem viver, verá!
NOTA – Matéria publicada no Menorah Rapidinhas, jornal eletrônico, edição 825
Leilão solidário reúne líderes e fundadores de empresas em prol da recuperação de Israel
Paula Esteves, Lauro Bianchin, Rabino Sany Sonnenreich e Carol Paiffer
Na última sexta-feira, 27, no Badauea, no refinado restaurante localizado nos Jardins, aconteceu um almoço promovido pelo Instituto Rav Sany, com a presença de líderes e CEOs do RS Prime Club, com o objetivo de levantar recursos dedicados à reabilitação física, mental e psicológica de vítimas de atentados terroristas ao redor do mundo. O valor arrecadado no leilão beneficiará o Beit Halochem Brasil.
Marcado por conscientização, liderança e solidariedade acontecimentos em Israel, o encontro solidário contou com presença do presidente da entidade no Brasil, Avi Gelberg, israelense, empresário e proprietário da S.Y.L, a maior indústria de pastilhas de freios do Brasil, presente em diversos países da América Latina, Oriente Médio, Europa e América do Norte), bem como palestra do Cônsul Geral de Israel, Rafael Erdreich e outras autoridades israelenses.
Com mais de 50 CEOs e convidados de empresas nacionais e internacionais, destaca-se o gesto artístico de Rafael Brancatelli, que criou uma obra representando o Leão de Judá em cores que simbolizam Israel. Com lances de Lauro Bianchin, CEO da Yaw Energia Sustentável, Paula Esteves, fundadora e CEO da Worklover, plataforma de educação financeira para microempreendedores e Carol Paiffer, CEO da Atom, adquirente da marca Shark Tank no Brasil, a obra foi arrematada em R$ 60 mil. “Gratidão pelo convite e de poder ajudar uma nação tão massacrada, perseguida. Essa é uma causa que assola nossos corações aqui do Brasil e precisamos sim nos mobilizar”, diz Paula Esteves.
Destaca-se também a generosa contribuição de Claudia Martinez, cedendo uma joia especial para leilão.
Embaixador de Israel aconselha empreendedores brasileiros a ficarem atentos às oportunidades de novos negócios entre Brasil e Israel
A Câmara Brasil- Israel (BRIL Chamber), a Embaixada de Israel em Brasília, o Israel Trade & Investment Brasil e o Ministério da Economia e Industria de Israel realizaram no dia 28 de novembro, o evento online “Resiliência Econômica e Empresarial de Israel em tempos de guerra”.
A iniciativa contou com a participação de Daniel Zonshine, Embaixador do Estado de Israel no Brasil Yarden Yiftach, Chefe da Missão Econômica e Comercial de Israel em São Paulo, Adrian Filut, Chefe de Jornalismo Econômico no Calcalist, Judith Roizman da empresa AimBetter e Thais Gandelman, da Standard Carbon, além do presidente da BRIL Chamber, Renato Ochman.
Eles traçaram um panorama sobre a atual situação da economia israelense e de como o país consegue manter uma economia forte mesmo em meio à situações de conflito. “Estamos todos no mesmo barco, o que nos dá uma sensação de segurança. E como fazemos sempre, vamos emergir desta crise”, destacou o jornalista Adrian Filut. “Durantes as crises sempre aparecem oportunidades e apesar da guerra, os empreendedores brasileiros devem estar atentos às oportunidades de novos negócios que podem surgir entre o Brasil e Israel”, complementou o Embaixador Daniel Zonshine.
Faa Morena recebe amigas para celebrar aniversário, entre elas Adriana Colin e Beth Szafir
Na última quinta-feira (30/11), a cantora e apresentadora Faa Morena, recebeu um seleto grupo de amigas em sua casa para comemorar seu aniversário, que aconteceu no dia 13 de novembro, quando completou 66 anos. A ocasião contou só com mulheres e Faa as presenteou cantando algumas músicas do projeto “Faa Canções”, além de homenageá-las com alguns trechos de poesias, agradecendo pela presença e pelo papel de cada uma em sua vida. Foi um anoitecer repleto de amor, quitutes deliciosos e muitos momentos de alegria para ficarem guardados na memória. Entre as convidadas, todas especiais, estiveram presentes a modelo e apresentadora Adriana Colin e a socialite Beth Szafir.
André Duek e Natalie Klein destacam a influência dos princípios judaicos no empreendedorismo no Café Literário da CIP
O Ministério da Cultura e a Congregação Israelita Paulista (CIP) receberam na quinta-feira, 23 de novembro, para o Café Literário na CIP, o empreendedor André Duek, que veio ao Brasil para lançar o seu livro “Potência Empreendedora” e a fundadora e CIO da Casa de Moda NK, Natalie Klein.
Neste inspirador encontro, André, que há dez anos mora nos Estados Unidos e foi presidente do Grupo Forum – Triton de moda, deu detalhes sobre o tempo em que morou no Lar das Crianças, suas experiências na CIP, e como tudo isso contribuiu para que se tornasse um empresário de sucesso.
Natalie, falou sobre como foi crescer em um lar onde seu avô era sobrevivente do Holocausto e seu pai nascido em um campo de refugiados, e de como os exemplos de disciplina, resiliência e da ética judaica sempre permearam sua vida. Ela ressaltou a inquietude e vontade de estimular e transformar tudo ao seu redor e de como faz questão de contribuir com diversos projetos ligados à educação judaica. “O meu privilégio é do tamanho da minha responsabilidade”, destacou.
Duek também citou os exemplos que teve na família e que o levaram a ser empreendedor. “99% do empreendedor que sou hoje, aprendi na Universidade Forum-Triton-Tufi Duek e 1% na Fundação Getulio Vargas e Universidade São Marcos. Acredito que o empreendedorismo é uma das maiores ferramentas de transformação social. Não importa se você é empregado numa empresa pequena, ou sócio de uma companhia grande, as lições que o empreendedorismo leva para a vida das pessoas é o que me fascina”.
André deu um conselho para quem quer expandir seus horizontes: “Em um círculo de possibilidades, a chave está em explorar além dos limites conhecidos. Se desafie a mergulhar em novos horizonte. O sucesso é resultado da coragem de expandir fronteiras. É preciso ir além do básico, da média e daquilo que todos acham bom”, concluiu.
A noite foi encerrada com uma sessão de autógrafos do livro “Potência Empreendedora”, que tem parte da renda revertida para o Lar das Crianças.