No 100º dia da guerra entre Israel e Hamas, ações internacionais  reuniram ciclistas para pedir a libertação dos reféns 

No último domingo, 14 de janeiro, São Paulo foi palco de um evento que marcou o 100º dia desde os ataques do Hamas a Israel, ocorridos em 7 de outubro. Mais de 200 ciclistas se uniram a uma iniciativa internacional, que também envolveu cidades como Tel Aviv, Barcelona, Paris, Londres, Melbourne e Los Angeles, além de Brasília, em uma “pedalada” com o propósito de reivindicar o retorno de 128 reféns mantidos pelo grupo terrorista Hamas. A iniciativa partiu do triatleta Chris Froome, judeu britânico, membro do Israel-Tech Cycling Team.

Em São Paulo, a “Pedalada pela libertação dos reféns” foi resultado de uma colaboração entre a Universidade de Haifa, Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), StandWithUs Brasil e Beit Halochem, juntamente com o Fórum das Famílias de Reféns e Desaparecidos.

Em Brasília o evento foi organizado por um grupo de atletas amadores que apoiam a causa e teve a participação de cerca de 90 pessoas. A ação também estava prevista para acontecer no Rio de Janeiro, mas acabou sendo cancelada por conta das fortes chuvas.

O ponto de concentração foi o Parque do Povo, onde, às 9h30, os participantes se reuniram para expressar solidariedade e apoiar a causa, com ciclistas amarrando fitas amarelas na frente de suas bicicletas como símbolo de esperança pelo retorno seguro dos reféns. Mais cedo, um grupo de ciclistas profissionais também participou da jornada e depois se juntou ao outro grupo.

“A parceria entre diferentes organizações e a participação ativa da comunidade reforçaram a mensagem de que a libertação dos reféns é uma questão global, transcendendo fronteiras e unindo pessoas em um esforço comum”, destacou o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Marcos Knobel, que também participou da pedalada.

O evento não apenas serviu como uma manifestação de apoio, mas também como uma oportunidade para educar a comunidade sobre a complexidade do conflito e a necessidade urgente de ações para garantir a libertação dos reféns. A união de esforços e a participação expressiva dos ciclistas em São Paulo destacaram a solidariedade global e a a necessidade urgente de ações para garantir a libertação dos reféns

A hashtag #RidetoBringThemHomeNow ganhou destaque nas redes sociais, ampliando o alcance da campanha e mobilizando ainda mais pessoas em torno da causa.

Crédito fotográfico: Abner Palma e Roger Freire

Vista geral dos participantes da pedalada em SP

Marcos Knobel, presidente da Fisesp, estava lá

Participantes fazem pausa no Largo da Batata e gritam Am Israel Chai

Pessoas de todas as idades marcaram presença

Participantes da pedalada em Brasilia

Representantes das entidades organizadoras

Edgar Lagus, vice-presidente da B’nai B’rith, representou a entidade

20
20