Em evidência – Gente que acontece e faz acontecer

Saul Bonilha, Daniel e Bela Grabovsky, Liana Gottlieb, Saul Bonilha, Bernardette Somoggi, Alberto Kremnitzer, Dinah Doctors, Marlene Bilenk, Sara Brumer, Irith Arenstein, Golda Boruchovsky, Ruth Enk ,Sylvia Bauhmol, Eliana Karpat, Norma Grinberg, Sueli Farber, Mirla Szifer, Betty e Benjamin Lebenstein, Milton e Maria da Graça Oppenheimer, Madeleine Lacsko, Mariliz Pereira Jorge, Ana Beatriz Alckmin, Pilar Rahola, Denise Antão, Liora Alcalay, Marcos Knobel, Miriam Vasserman, Sandra Rogenfish, Vera Bobrow, Luciana Feldman, Patrícia Levy, Mariza de Aizenstein, Wolf Huberman, rabino Peretz Einhorn, Celso Becker, Eddy Sakkal, Sarita Wulkan, Rudi Solon, Eli Cohen, Marlene Szpigel, Márcio Pitliuk e Luiz Rampazzo, dentre outros.


Saul Bonilha recebe o Grupo Ledaber

Elegante e dos mais agradáveis. Assim foi o encontro na casa de Saul Bonilha que recebeu em sua residência para o Shabat e Chanuká o Grupo Ledaber, da Fisesp, composto por Daniel e Bela Grabovsky, Liana Gottlieb, Saul Bonilha, Bernardette Somoggi, Alberto Kremnitzer, Dinah Doctors, Marlene Bilenk, Sara Brumer, Irith Arenstein, Golda Boruchovsky, Ruth Enk ,Sylvia Bauhmol, Eliana Karpat, Norma Grinberg, Sueli Farber, Mirla Szifer, Betty e Benjamin Lebenstein, Milton e Maria da Graça Oppenheimer

Fotos: Shalom Somoggi e o Sérgio Grinberg.

Saul Bonilha e Norma Grinberg

Os convidados dividem o flash

Sérgio Grinberg e Saul Bonilha


Debate “Mulheres em meio ao conflito” reuniu as jornalistas Madeleine Lacsko e Mariliz Pereira Jorge e a educadora Ana Beatriz Alckmin

No dia 07 de outubro o mundo foi confrontado com a barbárie de um ataque terrorista que resultou no início de uma guerra sem prazo para acabar. Em 7 de dezembro, data em que a comunidade judaica iniciou as comemorações de Chanuká, a Festa das Luzes, e o conflito completou dois meses, um debate na Unibes Cultural, com o tema “Mulheres em meio ao conflito”, tratou justamente desse momento difícil, porém trazendo reflexões de esperança, união e resiliência.

O evento foi fruto de uma parceria entre o Grupo de Empoderamento Feminino e Liderança Feminina- ELF- Fisesp, a Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social) e a Sky e contou com mediação da escritora Madeleine Lacsko e participação da jornalista Mariliz Pereira Jorge e da educadora Ana Beatriz Prudente Alckmin, além da participação especial da jornalista espanhola, escritora, militante e política Pilar Rahola, reconhecida por sua atuação em prol dos direitos humanos e no combate ao antissemitismo e antissionismo, que foi convidada a acender a primeira vela de Chanuká.

Também participaram do acendimento da primeira vela a presidente da Unibes, Denise Antão, ao lado de Liora Alcalay, que a sucederá no cargo, Marcos Knobel, presidente da Fisesp, Miriam Vasserman, vice-presidente da Fisesp e coordenadora Grupo ELF, Sandra Rogenfish, da Sky, além de Vera Bobrow, Luciana Feldman, Patrícia Levy e Mariza de Aizenstein, coordenadoras do Grupo ELF.

O debate abordou vários pontos, tais como o antissemitismo, a violência e os abusos sofridos pelas mulheres durante o ataque terrorista, a falta de reação até há pouco, das organizações internacionais de defesa das mulheres, a cobertura e distorções da mídia brasileira e internacional da guerra e as reações no mundo acadêmico. Também foi abordada e forma como a sociedade brasileira tem lidado com as notícias que são divulgadas.

Em suas falas as três participantes destacaram, ainda, a importância de se analisar a postura das organizações internacionais femininas em relação às vítimas israelenses a partir de uma narrativa cujo fundamento é o antissemitismo.


Empresários brasileiros visitam a entidade israelense Tzalash

Wolf Huberman, rabino Peretz Einhorn, Celso Becker, Eddy Sakkal e Sarita Wulkan

A convite da voluntária da entidade israelense Tzalash, Sarita Wulkan, três empresários brasileiros – Eddy Sakkal, Celso Becker e Wolf Huberman – visitaram, agora em janeiro, uma base do Exército de Israel onde os jovens soldados, num dos poucos momentos de tranquilidade, degustavam um churrasco oferecido pela entidade. Na ocasião, puderam conversar com os combatentes sobre como está sendo o hercúleo trabalho de luta contra o terrorismo para estabelecimento da paz.

Com mais de 10 anos de atuação, a Tzalash – Tzavá Leshem Shamaim (em tradução livre: Exército em honra aos Céus) tem como principal objetivo prover apoio espiritual aos soldados do Exército de Israel. Fundada pelo rabino Peretz Einhorn, tem desempenhado um papel fundamental na criação de uma base sólida para que os jovens combatentes possam enfrentar os desafios do serviço militar de forma psicológica e emocionalmente saudável. A instituição não apenas busca fortalecer o compromisso religioso dos soldados, mas também se estende para fornecer suporte emocional a esposas e viúvas de combatentes.


KKL Brasil brilha nas Macabiadas Panamericanas 2023

Um brilhante sucesso nas Macabiadas Panamericanas 2023! Como patrocinador principal, o Keren Kayemet LeIsrael celebrou o espírito vibrante e a união demonstrados em Buenos Aires.

Rudi Solon, presidente do KKL Brasil, teve a honra de testemunhar este evento grandioso realizado na Argentina e de se encontrar com Eitan Ginzburg, vice-presidente do KKL e presidente do comitê educativo; Nisan Cialic, vice-presidente do KKL e encarregado do trabalho junto a movimentos juvenis; Elisheva Ansbacher, do comitê educativo; e Eli Cohen, Secretário Geral.

Juntos, reafirmaram o compromisso com o crescimento e prosperidade da nossa comunidade.


Torne sua festa ainda mais alegre e inesquecível

Quer dar um up na sua festa tornando-a ainda mais alegre e inesquecível? Tenha em mente o nome de Marlene Szpigel, cujo talento como contadora de história tem dado um quê muito especial aos eventos dos quais participa. Vale a pena conferir e o contato é (11) 98847-8936.


Lançamento do livro Laissez – Passer e da Campanha Obrigado Brasil

Márcio Pitliuk (foto) e Luiz Rampazzo lançaram em dezembro na Hebraica de São Paulo o livro Laissez – Passer – A expulsão dos judeus dos países árabes.

Laissez Passer significa “deixar passar” e é um documento expedido por um governo para pessoas que não possuem passaporte, ou seja, apátridas, geralmente expulsas de seus países de origem. Este livro documenta a história de imigrantes judeus que tiveram de fugir ou foram expulsos de países do Oriente Médio e norte da África – como Líbano, Síria, Irã, Iraque, Marrocos e Egito – e tiveram o Brasil como destino para reconstruírem suas vidas.

Mas, como no mundo tresloucado em que vivemos não é possível parar, Márcio Pitliuk criou a Campanha “Obrigado Brasil”. Realização do Memorial do Holocausto apoiada pela CONIB, FIESP, Fundo Comunitário, Hebraica e StandWithUs-BR, traz um apelo dos sobreviventes da Shoá que chegaram ao Brasil a partir da década de 1940 para que o antissemitismo não ganhe força no Brasil.

20
20