Agenda GC – o que há de melhor
Eventos em São Paulo e Curitiba dia 28 de janeiro marcam o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto; KENES 2024 – Conferência Latinoamericana Tamar e Netzer entre 27 e 31 de março de 2024; Grupo de Estudos Kadimah sobre Antissemitismo/Holocausto ou Judeus dos países árabes; ajuda para a construção do Maayan Jewish Center e a chamada para Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG.
EVENTOS EM SÃO PAULO E CURITIBA MARCAM O DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO
Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Confederação Israelita do Brasil (Conib), a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e a Congregação Israelita Paulista (CIP), realizam no domingo, 28 de janeiro, às 18h, na Sinagoga da CIP (Rua Antônio Carlos, 653) um Ato em Memória às Vítimas do Holocausto.
A data também marcará o lançamento do Projeto de Combate ao Antissemitismo e ao Discurso de Ódio, da Conib. O órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica no país busca atuar na linha de frente no combate à intolerância, que escalou no Brasil e no mundo após o ataque de 7/10. O projeto inédito tem como primeira entrega uma plataforma educativa de conscientização, letramento e monitoramento sobre o antissemitismo e o discurso de ódio no Brasil.
O evento reunirá sobreviventes do Holocausto, autoridades civis, religiosas e comunitárias, que irão se unir em um ato de tributo aos seis milhões de judeus que perderam a vida durante este trágico capítulo da história. Além disso, será rendida uma homenagem às vítimas do atentado terrorista de 7 de outubro. Neste ano, será feito o acendimento simbólico de sete velas (uma a mais do que é feito tradicionalmente).
A cerimônia terá dois momentos que prometem emocionar o público presente: O primeiro quando dez sobreviventes do Holocausto serão convidados a subir ao palco e introduzir o Hino Nacional do Brasil e assim reforçar que eles, que sobreviveram a uma das piores perseguições da história da humanidade, dizem não ao antissemitismo e a toda forma de racismo, preconceito e discriminação. Eles são protagonistas da Campanha de combate ao antissemitismo Obrigado, Brasil.
O segundo será a apresentação ao piano da sobrevivente Sarah Lewin. Prestes a completar 98 anos ela realizará um grande sonho, que é o de subir no palco e tocar uma música no piano. Sobrevivente do nazismo, Sarah encontrou na música, especialmente no piano, a força para continuar a viver dando significado à sua existência.
Curitiba terá evento e exposição para marcar a data
Também no dia 28 de Janeiro, a Confederação Israelita do Brasil (CONIB), a Federação Israelita do Paraná e o Museu do Holocausto de Curitiba realizam o Ato Solene pelo Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, às 10h, no Centro Israelita do Paraná / Museu do Holocausto. O evento será restrito somente a convidados e contará com a presença do presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg e da sobrevivente do Holocausto Ariella Segre.
O Ato terá como tema “Vozes contra a Intolerância: Reflexões sobre racismo, antissemitismo, discurso de ódio e o Holocausto” e contará também com a exposição “Nossa Luta: A perseguição aos negros durante o Holocausto”.
Data criada pela ONU
A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em 2005 uma resolução instituindo 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas da exterminação nazista. A resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença. Em São Paulo e em outras cidades, foi sancionada uma a lei que institui o Dia em Memória às Vítimas do Holocausto.
KENES 2024 – CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA TAMAR E NETZER
Entre 27 e 31 de março de 2024, lideranças jovens e jovens interessados em trazer uma vivência judaica progressista para outros jovens de suas comunidades em toda a América Latina terão a oportunidade de se reunir em São Paulo (Brasil) para construir juntos a comunidade Tamar e Netzer latinoamericana!
Participe desse encontro incrível!
Para saber mais sobre a conferência e como se inscrever, acesse o site: sites.google.com/ujr-amlat.org/kenestamar-netzer2024 ou clique no link na bio do nosso instagram @ujramlat
ESTUDE SOBRE ANTISSEMITISMO/HOLOCAUSTO OU JUDEUS DOS PAÍSES ÁRABES
AJUDE A CONSTRUIR O MAAYAN JEWISH CENTER SEM TIRAR $ DO BOLSO
Já ouviu falar em doar sem precisar mexer no seu bolso?
Isso mesmo! Tanto pessoas físicas (declaração completa), quanto empresas (lucro real), podem fazer a diferença.
E, o melhor, é que é super simples! 1,2, 3
1. Calcule o imposto devido
2. Transfira até 6% para a conta Rouanet
3. Receba seu recibo para abater no IR
Além de ajudar a construir o Maayan, você ajusta suas contas com o Leão sem custo extra.
Tem alguma dúvida ou quer uma mãozinha nesse processo? Só chamar aqui
CHAMADA PARA ARQUIVO MAARAVI: REVISTA DIGITAL DE ESTUDOS JUDAICOS DA UFMG
Número 34: Festas e comemorações judaicas
Editora: Lyslei Nascimento (UFMG)
Data-limite para recebimento de trabalhos: 30 de março de 2024
Publicação: maio de 2024
Acaba de ser lançada mais uma chamada para artigos da revista Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG. A revista receberá para este dossiê, de número 34, artigos sobre festas e comemorações no arquivo da tradição judaica. Rosh Hashanah (Ano Novo), Yom Kippur (Dia do Perdão), Hanukah (Festa das Luzes), Purim e Pessach são algumas dessas notáveis comemorações. A celebração é, assim, na tradição judaica reiteradamente renovada em sua repetição, articulando-se com inúmeras questões históricas, filosóficas e religiosas. No Shabat, no Bar e Bat Mitzvah, no Yom HaShoah ou no Yom HaAtzmut, a memória ancestral judaica, por exemplo, pode ser reinscrita no cotidiano e redimensionada na literatura, nas artes, no cinema.
Submissões EXCLUSIVAMENTE pela plataforma:
https://periodicos.ufmg.br/index.php/maaravi/about
Normas editoriais:
https://periodicos.ufmg.br/index.php/maaravi/about/submissions
Outras informações:
revistaarquivomaaravi@gmail.com